Áreas
verdes e espaços abertos estão entre os atributos mais procurados; antes da
pandemia, item nem era citado entre os fatores de maior influência no processo
de seleção
Na área educacional, a
pandemia do novo coronavírus não trouxe desafios apenas para os estudantes. Os
pais também estão tratando como ainda mais desafiador o processo de escolha da
instituição de ensino de seus filhos. A crise sanitária provocou mudança nos
fatores que influenciam e constroem a seleção da escola. Itens como espaços
abertos e áreas verdes, que em 2019 nem figuravam na lista das predileções,
hoje superam proposta pedagógica e até mesmo localização, fatores considerados
determinantes em 2019, segundo levantamento realizado pela SchoolAdvisor,
plataforma que reúne informações sobre escolas particulares de todo o país, com
o objetivo de auxiliar os pais na avaliação e tomada de decisão da escola de
seus filhos.
"Essa
prioridade dos pais é efeito direto da pandemia, uma vez que uma das principais
recomendações nessa fase de retomada do ensino presencial é que os estudantes
passem mais tempo em locais ventilados. A preocupação é real e hoje representa
um fator determinante na escolha da escola", destaca Fernanda Tavolaro,
uma das fundadoras da SchoolAdvisor.
Fernanda ressalta
que "atentas a esse ponto de preocupação e de demanda dos pais, diversos
colégios adaptaram seu espaço físico para promover maior vivência ao ar livre,
transformando ambientes que, em outro momento, eram considerados somente
diferenciais, agora em locais necessários para o bom atendimento aos estudantes".
Localização deixa de
ser primordial
Para escolher a
escola ideal, os pais não estão mais levando como fator prioritário a
proximidade com o lar. "Tem sido cada vez mais comuns pais percorrerem
distâncias maiores, desde que encontrem a instituição de ensino com as
qualidades e atributos por eles procuradas. Nossa pesquisa revelou, inclusive,
que os pais intensificaram suas buscas por colégios em um raio superior a sete
quilômetros, algo que não acontecia em 2019", revela Fernanda.
O levantamento da
SchoolAdivisor mostrou ainda uma outra mudança: como os pais realizam a busca
pela escola de seus filhos. Em 2019, a maioria visitava pessoalmente, em média,
até seis instituições de ensino antes de tomar a decisão onde efetivar a
matrícula de suas crianças e jovens, além de buscar recomendações de amigos e
realizar buscas nos sites oficiais de cada colégio. Contudo, a pandemia criou
uma dificuldade a mais para os pais obterem parâmetros claros para comparação,
o que fez com que procurassem um canal com informações completas, uma espécie
de Raio X de cada escola, o que facilitaria comparar e fazer um filtro para a
seleção.
"A ferramenta
de Buscador de Escolas da SchoolAdivisor, que traz informações sobre todas as
instituições de ensino particulares do Brasil, tem registrado crescimento
contínuo. Com
o retorno das aulas presenciais, percebemos um aumento de quase 70% na busca
por escolas em seu buscador. Por ele e por outros canais de comunicação da
startup, são mais de 20 mil pessoas consumindo e trocando informações, o que
nos tem mostrado essa transformação nesse nada fácil e valioso processo de
escolha da escola", diz Fernanda.
SchoolAdvisor
Nenhum comentário:
Postar um comentário