Adaptar, reinventar e recomeçar. A pandemia e o isolamento social quebraram muitos tabus em relação ao comércio online. O hábito de comprar comida, roupas, móveis, medicamentos e eletrônicos foi estendido até chegar ao mercado imobiliário na aquisição da casa própria. Isso aconteceu porque a impossibilidade de realizar visitas presenciais fez com que algumas incorporadoras adaptassem o sistema, levando a experiência completa para o digital. Da publicidade online, escolha do imóvel, simulação e aprovação do crédito, negociação da proposta e assinatura do contrato digital, tudo pode ser feito à distância e 100% digital.
Mas, muito antes da pandemia, a Planet Smart City
já investia no processo de compra digital, que inclui tour virtual,
videochamada e assinatura eletrônica de contratos. Com o isolamento social, o
sistema de atendimento à distância foi apenas intensificado, uma vez que a
equipe recebeu uma grande demanda de clientes interessados em adquirir um lote
ou casa em uma das cidades inteligentes administradas pela empresa por meio de
campanhas em redes sociais. As vendas, sem a necessidade da presença do cliente
no escritório, é de aproximadamente 96% para lotes e 30% para casas.
Edson Borba, Diretor Comercial da Planet Smart City
no Brasil, explica que o primeiro passo foi investir em marketing digital para
impactar o cliente nas redes sociais. “O processo de compra começa quando o
cliente é impactado pelas nossas campanhas. Realizamos anúncios nas redes
sociais procurando chamar a atenção de diferentes clientes em regiões
distintas. Entendemos que ninguém entra na rede social para comprar imóvel, e
por trás disso, tem um amplo trabalho do time de marketing para divulgar o
melhor anúncio. Uma vez impactado, o cliente preenche o formulário e é
encaminhado para um consultor. É aí que começamos as negociações”, explica.
A empresa que afirma querer mudar o jeito das
pessoas morarem, também quer mudar o formato das pessoas comprarem. Por isso,
investiu em um treinamento personalizado, onde os corretores seguem uma técnica
de atendimento desenvolvido internamente. O método foi criado com base em
estratégias de vendas, matemática financeira, psicologia e dicas dos vendedores
que mais se destacam na empresa. “Após um longo estudo percebemos que a
principal barreira para venda a distância era a falta de confiança por conta
dos textos prontos e a dúvida se o negócio era ou não real. Investimos na
comunicação do nosso site e nas redes sociais, além de incluirmos todas as
nossas referências que nos ajudam a passar credibilidade necessária para tornar
esse cliente o nosso morador”, diz Borba.
O diretor comercial explica que as negociações
podem acontecer por WhatsApp, ligações ou por chamada de vídeo direto do
escritório, do próprio terreno ou da casa que está sendo negociada. Basta o
cliente sinalizar que o corretor faz acontecer da melhor forma.
Além do atendimento personalizado e do marketing
imobiliário, a empresa dispõe de um simulador de vendas online, que
permite realizar cotações e saber previamente o valor de entrada e das parcelas
das propriedades à venda. A proptech ainda conta com o DocuSign, uma ferramenta
terceirizada para assinatura digital de contratos que é aceita no mundo todo e
atende os padrões regulamentares e jurídicos obrigatórios. A facilidade está
presente em 188 países e é utilizada por clientes como Visa, Facebook, Apple,
Uber, iFood, Samsung, entre outros. Essa funcionalidade permite que a empresa
assine em média 250 contratos de lotes por mês, por exemplo.
Susanna Marchionni, CEO no Brasil da Planet Smart
City, também ressalta a importância do aplicativo Planet App, disponível
gratuitamente, que ajuda o cliente a ter uma prévia sobre o conceito de viver
em uma cidade inteligente e inclusiva para quem ainda está pesquisando o
empreendimento. As câmeras que monitoram as áreas comuns dão uma ideia de como
é a rotina dos moradores.
Planet Smart City
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