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Estudo comprova que participação de pais e responsáveis na vida escolar melhora resultados dos estudantes em avaliações internacionais
Se a pandemia de Covid-19 afastou as crianças da
escola, dos professores e dos colegas, por outro lado ela conseguiu trazer
pais, responsáveis e familiares para perto da Educação. É o que diz uma
pesquisa recente realizada pelo Datafolha. De acordo com o levantamento, 51%
dos entrevistados afirmam estar participando mais da vida escolar dos
estudantes depois que as aulas remotas se tornaram unanimidade no país.
Estudos mundiais comprovam que trazer a família
para dentro da escola é uma das formas mais eficazes de melhorar o desempenho
dos estudantes nas mais diversas disciplinas. Por exemplo, os dados do Programa
Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), que avalia jovens de 15 anos
em aproximadamente 70 países, demonstram que a média de desempenho dos estudantes
cujos pais e responsáveis se interessam pela vida escolar foi quase 57 pontos
mais alta que a dos demais.
Além disso, os benefícios de integrar família e
escola são significativos para o desenvolvimento da Educação em todos os níveis
de ensino. Para Renata Trefiglio Mendes Gomes, psicopedagoga e doutoranda no
Departamento da Infância, Adolescência e Família pela Universidade de
Nebraska-Lincoln, entre o nascimento e o 17º aniversário, a maioria dos
estudantes passa 11,2 mil horas em sala de aula. “Parece muito tempo, mas o
tempo que eles passam fora do ambiente escolar é ainda maior. Quando não estão
na escola, eles estão na comunidade, nos ambientes domésticos, em seus bairros,
etc. Então, se queremos que o estudante se desenvolva de forma integral, temos
que olhar para ele como um todo, não apenas no período em que está na escola”,
defende. Ela explica que essa aproximação proporciona um desenvolvimento
integral do estudante, afinal há muitas oportunidades fora do ambiente escolar
para que ele se desenvolva para a vida.
Mais que cultural, a participação dos familiares no
cotidiano da escola é um direito constitucional, como lembra o supervisor
pedagógico regional do Sistema de Ensino Aprende Brasil, Rodrigo Otavio Xavier
Leão. “O artigo 205 da Constituição diz que a Educação é direito de todos e
dever do Estado e da família. Pais e responsáveis têm o direito e o dever de
participar ativamente das ações da escola, de forma positiva e propositiva”,
destaca.
Como se não bastasse, a integração entre família e
escola ajuda a desenvolver habilidades socioemocionais e a reduzir problemas de
comportamento. Até mesmo os professores se tornam mais proficientes nas
atividades pedagógicas, lembra Renata. “Há pesquisas que mostram que os
professores mudam de escola com menos frequência e recebem notas maiores em
relação a seu desempenho quando têm as famílias trabalhando junto. Já a família
tem mais compreensão do que está acontecendo na escola, entende melhor o
conteúdo e desenvolve um relacionamento mais sólido com a equipe escolar”,
afirma. No final, todos ganham com esse relacionamento.
Do ponto de vista das famílias, também é importante
que o estudante perceba que os responsáveis por ele se interessam pelo que
acontece na escola, segundo Leão. “É preciso deixar esse interesse claro para a
criança, perguntando a ela com frequência sobre seus professores, sobre os
funcionários da escola, como foi o dia de estudo, quais foram as brincadeiras,
as leituras, como é o convívio com os colegas, entre outros detalhes. Outra
maneira de fazer isso é acompanhar o material dessa criança, ensiná-la a cuidar
desse material e do uniforme. Assim ela pode compreender a importância que sua
rotina escolar tem para a família”, observa.
Embora a pandemia possa ter prejudicado os processos
educacionais no último ano, o efeito colateral da aproximação entre os entes
familiares e o cotidiano de ensino tem potencial para deixar um legado
importante para a Educação brasileira. Renata dá mais detalhes sobre as
vantagens da parceria família-escola e as melhores maneiras de colocá-la em
prática no 19º episódio do podcast PodAprender, cujo tema é “Como
engajar os pais e familiares em prol da Educação?”. O programa
pode ser ouvido no site do Sistema de Ensino Aprende Brasil (sistemaaprendebrasil.com.br),
nas plataformas Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts e nos
principais agregadores de podcasts disponíveis no Brasil.
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