Pesquisar no Blog

terça-feira, 26 de maio de 2020

No Dia Mundial sem Tabaco, deixe o vício de lado


A cada tragada, cerca de 4.700 substâncias tóxicas chegam ao cérebro, além do DDT, agrotóxico que irrita as paredes do estômago


O tabaco é uma das principais causas de doenças crônicas no mundo - são mais de 50 problemas diferentes, a maioria ligada ao coração e à circulação, além de cânceres e doenças respiratórias. O Dia Mundial sem Tabaco é comemorado em 31 de maio e serve como alerta sobre os danos que a planta pode causar à saúde.  

Segundo o nutrólogo Mohamad Barakat, a cada tragada, são inaladas cerca de 4.700 substâncias tóxicas, incluindo a nicotina, que provoca dependência e chega ao cérebro mais rapidamente do que a cocaína. “O monóxido de carbono que o fumante aspira é o mesmo que sai do escapamento dos carros, e, combinado com a hemoglobina do sangue, acaba reduzindo a oxigenação sanguínea do corpo”, ressalta.

O tabagismo também provoca o surgimento de cáries, modifica o hálito, afeta o paladar, pode causar câncer de boca, faz o tecido do pulmão perder a elasticidade, causando destruição parcial da estrutura pulmonar, além de conter resíduos de um agrotóxico chamado DDT em amostras do alcatrão que compõe o cigarro. Esse DDT irrita as paredes do estômago e pode levar o fumante a sentir náuseas. Uma parte das substâncias tóxicas é metabolizada no estômago, gerando gastrite, úlcera e até mesmo câncer, assim como prejudica o aumento da pressão arterial, o que pode resultar em derrame cerebral. 

“A ação da nicotina é tão deteriorante em nosso corpo que faz com que ele absorva mais colesterol, elevando a pressão arterial e a frequência cardíaca, que sobe até 30% durante as tragadas. É importante salientar ainda que o tabaco age de forma diferente no organismo feminino e no masculino, mas uma coisa não muda: em ambos, o efeito pode ser devastador”, finaliza Barakat.


Prejuízos à saúde masculina:

- Impotência sexual  

- Estreitamento das artérias do pênis

- Infertilidade

- Cânceres de pulmão e próstata


Prejuízos à saúde feminina:

- Antecipação da menopausa 

- Alterações hormonais 

- Câncer cervical e de ovário

- Menopausa precoce

- Menstruações mais doloridas


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados