Pesquisar no Blog

terça-feira, 26 de maio de 2020

A estação mais fria do ano exige cuidados com a hidratação da pele


Dermatologista Dra. Christiana Blattner dá dicas de proteção e fala dos principais problemas que afetam a pele no inverno 


A chegada do inverno exige atenção também com a pele. Nessa época do ano, aumentam as queixas de pele extremamente ressecada, lábios rachados, entre outras reclamações, por isso é bom tomar alguns cuidados.   A pele é o órgão do corpo que mais sofre com as baixas de temperatura e, por isso, a primeira recomendação da dermatologista Drª. Christiana Blattner, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia, é reforçar o uso de hidratantes. “Seu uso é recomendado especialmente logo após o banho e de modo generoso”. Áreas como o rosto, mãos e pernas são as que mais sofrem, pois estão mais expostas ao frio e ao vento. “O vento acaba favorecendo a retirada da proteção natural da pele, deixando-a mais seca e vulnerável”, explica a médica.

A hidratação, além de melhorar a aparência, também é fundamental para evitar o ressecamento severo da pele, que exige cuidados médicos. Além disso, ameniza as chances de se desenvolverem doenças de pele que costumam aparecer nessa época do ano. “Dermatite seborreica e o eczema da dona de casa são alguns dos problemas mais comuns apresentados pelos pacientes nessa época do ano. A dermatite é mais frequente em pessoas com peles ressecadas e se manifesta na forma de coceira, descamação e vermelhidão. É comum em partes do corpo em que há maior produção de óleo pelas glândulas sebáceas, como couro cabeludo, sobrancelhas, barba, peito, costas e dobras da pele”, afirma a dermatologista, diretora técnica da Dermatolaser, em Campinas.

A médica explica que, para o inverno, são mais indicados hidratantes com alta capacidade de retenção da água. “Os mais ‘pesados’ seriam os melhores (tipo pomada), porém algumas pessoas não gostam, pois têm uma cosmética “melada” e são mais difíceis de passar. Ureia e ácido lático são princípios ativos comuns em alguns hidratantes, mas podem arder em contato com peles sensíveis, principalmente em crianças pequenas e idosos. Nestes casos, recomenda-se evitar estas substâncias. Vale ressaltar que a consulta médica é fundamental para a orientação na escolha do produto mais adequado para cada tipo de pele”, comenta a especialista.

A médica Christiana Blattner recomenda ainda que, durante o inverno, os banhos sejam mornos e rápidos, pois a água, quando em temperaturas muito elevadas, retira a gordura da pele, deixando-a mais sensível. “Até o sabonete deve ser usado com parcimônia. Os banhos devem ser rápidos, evitando água muito quente”, completa.

Outro alerta importante é que o inverno não descarta a necessidade de proteção solar. Mesmo menos intensos, os raio ultravioletas são perigosos e, segundo a dermatologista, é preciso tornar o uso do protetor solar um hábito diário. “Trata-se de uma medida preventiva de saúde, para prevenir câncer de pele e o fotoenvelhecimento”, ressalta. Outra dica é fazer uso do protetor labial.
Com as temperaturas mais baixas, os cabelos também sofrem. “Numa ação de defesa, o organismo produz mais óleo para suprir o ressecamento da pele e do couro cabeludo. O resultado: raízes oleosas e pontas ressecadas”, explica a dermatologista Christiana Blattner.

Os cabelos oleosos propiciam o aparecimento ou piora da dermatite seborreica, levando a uma maior queda de cabelos. Diminuir o número de lavagens do cabelo pode piorar o problema. “Lavando os cabelos com frequência conseguimos eliminar esse excesso de oleosidade, desde que sejam mantidos os cuidados de evitar água muito quente e banho muito demorado”, alerta a médica.

Mesmo sendo a estação que exige mais cuidados com a pele, o inverno é também a época do ano que há aumento na procura por tratamentos estéticos. Peelings, retiradas de manchas e alguns tratamentos a laser para rejuvenescer a pele costumam ser os mais procurados, com destaque para o rejuvenescimento facial com laser fracionado. De atuação nas camadas mais profundas da pele, o laser age principalmente sobre as linhas finas da face, em torno da boca, contorno dos olhos, maçãs do rosto e testa. Ele estimula a remodelação do colágeno, diminui a flacidez e, consequentemente, proporciona um aspecto mais jovem à pele. Clareamento de manchas, melhora da textura da pele e suavização de cicatrizes são algumas das indicações mais comuns.

“No inverno, evitar o sol, que é uma medida importante após alguns tratamentos de descamação da pele, é um pouco mais fácil. Assim, a recuperação acaba sendo mais simples, com menos risco de irritação”, explica Christiana. A depilação a laser também é um dos procedimentos mais procurados nesta época. Para realizá-lo, é indicado que o paciente não esteja bronzeado e evite o sol por 15 dias após a aplicação.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados