Pesquisar no Blog

segunda-feira, 25 de maio de 2020

Jogos, tecnologia e exercícios físicos são aliados dos idosos durante distanciamento social


Atividades são grandes aliadas na preservação da saúde física e mental durante esse período


O distanciamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus é fundamental para proteção da população idosa que é a mais ameaçada pela covid-19. Mas há um componente fundamental a respeito desse distanciamento que é preciso ficar atento para preservar o bem estar das pessoas com mais de 60 anos: o cuidado com a saúde física e mental.

Ficar longe das pessoas tem um impacto muito grande tanto o corpo como na mente dessa população, mas existem várias formas de suprir a falta de contato com outras pessoas e a quebra abrupta da rotina.

De acordo com a psicóloga, especialista em Gerontologia, membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), Valmari Aranha, a falta de contato com novos assuntos que não seja sobre a pandemia, tem uma significativa importância cognitiva que pode ser abalada em função do isolamento e da falta de interação com outras pessoas. “Com o distanciamento social os idosos acabam interagindo e conversando menos, pois ficam o tempo todo dentro de casa, muitos isolados do restante da população, o que acaba se refletindo na diminuição do contato com diferentes assuntos”, afirma.

Por isso, algumas estratégias como incluir jogos, especialmente de tabuleiro que envolvam outras pessoas, como dama, xadrez, bingo, os clássicos Banco Imobiliário, Imagem e Ação e Master, ou até mesmo jogos de cartas e palavras-cruzadas ajudam a melhorar a função cognitiva. “Jogos são uma forma de trabalhar o foco e forçam a prestar atenção em uma única atividade, o que ajuda a trabalhar a memória e funções cerebrais que são importantes para o dia a dia”, explica a psicóloga.

Atividades como ouvir música, e nas quais a pessoa se distraia também são muito úteis, pois fazem com que o idoso ocupe a mente com outras coisas. No caso das atividades físicas elas ainda trazem o benefício de possibilitar que o idoso se mantenha em forma, além da melhora do humor decorrente da liberação da endorfina que gera energia e motivação. É possível realizar algumas atividades físicas simples dentro de casa como caminhadas curtas, levantar e sentar da cadeira algumas vezes e subir e descer nas pontas dos pés com algum apoio, lembrando a importância de sempre contar com o apoio de um especialista.


Tecnologia e aprendizado

O uso da tecnologia na rotina dos idosos também é uma excelente estratégia para suprir essa necessidade nesse momento, pois ficando em casa é necessário haver um estímulo extra para criar situações interativas.

Ela pode estar presente tanto nos jogos eletrônicos, como ser uma ferramenta de aprendizado, servindo mais uma vez como um importante exercício de apoio cognitivo. Além disso, é uma oportunidade para quem não tem familiaridade aprender a lidar com as tecnologias digitais, o que ajuda na melhora da autoestima, pois aprender uma nova atividade o faz se sentir apto a cuidar da própria vida e é mais um conhecimento acumulado.

“Diferentemente dos jovens, que aprendem coisas novas a toda hora, as pessoas mais velhas precisam se planejar e criar situações para aprender. Por isso, mais do que possibilitar o contato com outras pessoas e ajudar a combater a solidão, o aprendizado de novas tecnologias serve de estímulo e de reforço para a autoestima e consequentemente evita adoecimentos emocionais.  explica Valmari Aranha.

A especialista alerta ainda que é preciso respeitar os gostos, aptidões e a história de vida de cada um, pois a população idosa é heterogênea e não existe uma regra comum. “É preciso saber escolher atividades que despertem o interesse e que façam parte da realidade dela. Um contador provavelmente vai gostar de atividades com números. Um idoso que sempre praticou esportes, talvez se interesse por um jogo que envolva mais atividade física, como a prática de game, por exemplo, Nintendo Wii e Xbox”, conclui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados