Dia da Mães 2020: os desafios da
maternidade
em meio à pandemia
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Acordar, fazer o café da manhã, tomar banho, se
arrumar, participar de uma reunião por Skype com o chefe ou cliente, fazer o
almoço, dar atenção às atividades escolares dos filhos, brincar com as
crianças, compartilhar a rotina com o marido... Esse tem sido o dia a dia das
mamães, que por conta da quarentena estão vivendo uma
verdadeira maratona dentro de casa. “Sinto a mãe e a
profissional se encontrando nos corredores. Um eterno se vira nos 30”, conta a
consultora de vendas, Clara Ramalho.
Por conta do isolamento social, a modalidade home
office tornou-se mais difícil para as mulheres que são mães, pois com todos os
moradores em casa, a rotina fica mais exigente e o número de responsabilidades
para elas é muito maior. “Temos uma grande diferença entre ‘home office comum’
e home office durante a quarentena. A mente fica dividida em várias tarefas”,
explica a psicóloga, coach e gerente de recursos humanos da IBE Conveniada FGV,
Haluana de Castro.
Segundo a psicóloga, o grande segredo para que as
mulheres mães consigam lidar com todas essas tarefas é o planejamento
das atividades. “É importante dividir as tarefas da casa por
dia. Imprevistos são inevitáveis, se tivermos uma rotina planejada, essas
interferências serão resolvidas com mais facilidade”.
E é exatamente isso que tem feito a auxiliar
financeira, Ana Kelly Couto, que sentiu os impactos da nova rotina, mas
conseguiu se adaptar e conciliar as atividades. “Fiz um cronograma para ter
disciplina e realizar as tarefas, como não preciso me deslocar tenho me sentido
menos cansada e isso tem aumentado a minha produtividade. Nós, mães,
precisamos ter todas habilidades por necessidade de adaptação
evolutiva”.
Para as mães com filhos
pequenos, o desafio parece ser ainda maior, pois a criança requer atenção em
tempo integral. Nesses casos, ter alguém para ajudar em casa, que não faça parte do grupo de risco, pode ser considerado o ideal.
“Essa nova realidade tem sido uma experiência muito corrida. Na parte da manhã,
minha dedicação tem sido para o meu filho e para casa, e na parte da tarde eu
trabalho e ele fica com a minha irmã. Porém, tem dias que ele só quer minha
atenção, com isso, tenho que trabalhar no período da noite”, comenta Thaís
Lima, que trabalha no departamento acadêmico da IBE e é mãe do Lorenzo de 1 ano
e 6 meses.
A cobrança interna também é um dos
grandes desafios enfrentado por essas mulheres, mas mesmo com a sobrecarga de
trabalho, vale lembrar que em meio a tantas tarefas, é necessário encaixar um
tempo para respirar e fazer atividades prazerosas como,
se cuidar, ler um livro, assistir TV, ouvir uma música.
“Não é fácil fazer tudo acontecer, ser totalmente
focada todos os dias. Nem sempre tudo sairá perfeito, mas tento me planejar o
meu dia para ser bem produtivo. Apesar de toda a situação caótica para a
humanidade, vejo que estou adquirindo experiência para melhorar a minha rotina
e a qualidade de vida após a pandemia”, exemplifica a gerente Amanda Ferreira.
Na empresa, para que essas mulheres se sintam
acolhidas, a empresa implantou a Workplace, uma ferramenta muito parecida com
uma rede social, onde as profissionais conseguem se distrair, usando uma
linguagem mais informal, trocando experiências, compartilhando atividades,
links com filmes, cursos e treinamentos.
“O home office durante a pandemia é uma experiência
muito diferente, pois tenho que organizar as refeições, dar atenção ao filho e
focar nos resultados, dentro do mesmo ambiente, a minha casa! Tem sido desafiador,
mas gratificante, pois consigo aumentar minha presença na vida
do meu filho”, comenta a gerente Nubia Paulino.
Expectativas para o Dia das
Mães
Em tempos normais, fora de pandemia, os shoppings
estariam cheios de pessoas em busca de presentes para o mamães que terão o seu
dia celebrado nesse domingo, 10 de maio, mas nas atuais circunstâncias, o
presente que demonstra afeto é aquele que pouco tem a ver com o preço, mas sim,
com o valor.
Segundo a Confederação Nacional do Comércio de
Bens, Serviços e Turismo (CNC), as vendas do Dia das Mães 2020 devem sofrer um
impacto de até 60% de queda. Em outras palavras, a segunda data mais importante
do ano para o comércio sofrerá um impacto de vendas muito complicado, faturando
menos do que a metade que faturou em 2019. Expectativa um tanto complexa para
um mercado que já teve redução de 31,6% na Páscoa, segundo a mesma fonte.
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