Pesquisar no Blog

sábado, 9 de maio de 2020

Amor de mãe é remédio que cura as feridas da alma, afirma psicanalista


O filósofo e psicanalista Fabiano de Abreu aponta a importância do amor de mãe para diversas situações da vida dos filhos.


Amor de mãe é remédio que cura as feridas da alma, afirma psicanalista
O filósofo e psicanalista Fabiano de Abreu aponta a importância do amor de mãe para diversas situações da vida dos filhos.

No segundo domingo do mês de maio nós celebramos as mães e toda a sua dedicação e amor aos seus filhos. Essa data que movimenta toda a sociedade e o comércio não é tão relevante à toa mas, sim, porque existe algo de muito especial no relacionamento entre mães e filhos e que influencia diretamente no resultado das nossas vidas.

O psicanalista e filósofo Fabiano de Abreu ressalta a importância do amor de mãe para todos nós e como este pode ser um remédio para profundas feridas da alma e traumas diversos: “Há um sentimento único que somente é explicado e só pode ser revelado por intervenção de quem cognitivamente o viveu alguma vez na sua vida, que é a mãe. O homem apenas o imagina sem sequer passar perto de sentir. Já a mulher que ainda não foi mãe não pode definir uma ideia nem aproximada do que realmente é este sentimento, afinal, só conhecemos os sentidos que sentimos ou será apenas uma mera imaginação sem sentido. E este amor além de ser um remédio para a alma, impacta diretamente na vida dos filhos, para sempre.” 


Mãe é um porto seguro

O psicanalista aponta também o quanto o relacionamento com a mãe é crucial para o processo de crescimento, cura e amadurecimento de cada pessoa: “Quando a alma está ferida, podemos buscar no mundo o remédio para o alívio. Teremos conselhos e pensamentos que confortam a dor. Mas é na mãe que encontramos a vontade de quem realmente quer o nosso bem, sem pedir nada em troca, sem propósitos ocultos e com um único sentido, o amor verdadeiro, único e indeterminável.” 

Abreu ressalta que isto também se deve à relação de confiança que temos entre mãe e filhos: “Mãe é aquela que conhece o mais profundo da nossa alma, desde o nosso nascimento até o desenvolvimento. É aquela que consegue com uma visão ampla e limpa fornecer a leveza que nos prende em consciência para encontrarmos a paz. Por isso, encontramos no amor da mãe o remédio da leveza de um amor verdadeiro, daquele amor com o qual podemos contar de olhos fechados, sem trocas. É pular de costas de um precipício e saber que ela estará lá para nos segurar.” 


Filhos precisam ter uma nova visão sobre as suas mães

Apesar de todo o amor dispensado, segundo o especialista muitas vezes a emoção e os sentimentos da mãe podem distorcer a razão, criar uma realidade alternativa para blindar os filhos do sofrimento: “Mesmo que imbuída da emoção, a mãe não mede esforços para resolver um problema, ainda que na falta da razão, lá está o amor e o apoio materno, que sempre vai buscar uma solução, ainda que às vezes cometendo excessos ou até mesmo errando”. 

Deste modo, Abreu salienta que os filhos precisam ter uma nova visão sobre suas mães para que assim sejam plenamente alcançados por este amor: “Não veja na mãe uma pessoa exagerada que não entende nada. Veja na mãe alguém que te quer bem como ninguém e que trará soluções mediante as preocupações que se revelam no seu imenso querer do seu bem estar. E quando o mundo virar as costas para você, a mãe estará de frente e de braços abertos para acolher e te dar de comer, pois devido ao instinto materno, a razão da vida dela passa a ser fazer você sobreviver. E jamais se esqueça que se você está lendo este texto, é porque teve uma mãe que te gerou ou você não existiria, portanto, neste dia, temos que agradecer e valorizar a quem nos deu a vida.”







Fabiano de Abreu - membro da Mensa, associação de pessoas mais inteligentes do mundo com sede na Inglaterra conseguindo alcançar o maior QI registrado com 99 de percentil o que equivale em numeral a um QI acima de 180. Especialista em estudos da mente humana, é membro e sócio da CPAH – Centro de Pesquisas e Análises Heráclito, com sede em Portugal e unidades no Brasil e na Holanda. Especialista em estudos da mente humana,  Fabiano de Abreu tem como objetivo primário alcançar a psique através da matéria. Abreu possuí a profunda convicção que tudo na vida tem uma explicação e uma razão final dentro de um raciocínio lógico determinado. Conforme refere, "Mediante as razões há somente uma razão que impera e na falta de consenso a estatística encontra a solução.".  Com base neste pensamento, dedica-se ao estudo da neurociência que em conjunto com neuroplasticidade tenta compreender a psicanálise.  Há um todo que é necessário estudar e conjugar para compreendermos a nossa personalidade. Esta, incluí desde a  alimentação até aos comportamentos determinados através da ética e da moral. A finalidade é encontrar caminhos para melhorar o nosso bem-estar.  Criou a teoria da 'Psicoconstrução - Arquitetura da mente humana' onde concluí a existência de uma mente primitiva impressa a partir da hipófise no esfenóide. Seus estudos encontram técnicas para resolver ou amenizar problemas comportamentais e de personalidade. Criou poemas filosóficos para escolas de Minas Gerais para alunos que estavam desinteressados em aprender filosofia. "Assim como o funk não sai da cabeça por causa da rima, a rima facilita na absorção do conhecimento filosófico já que, ela contém o ingrediente emocional para o armazenamento mental.". Recordista na criação de personagens para a imprensa, apontou a filosofia como responsável pela criatividade já que, antes de criar um personagem, ele faz o que chama de 'mapeamento da alma' para criar uma 'propriedade intelectual' que chame a atenção do jornalista e do público. Seus livros foram doados para universidades e bibliotecas do Brasil, Portugal, Angola, Paraguai e Espanha. Dedica parte da sua vida à produção gratuita de conteúdos que contribuam para um conforto social. Possui colunas nos maiores portais de resiliência e humanas da lusofonia que somam mais de 100 milhões de seguidores em suas redes sociais.

Livros
Viver Pode Não Ser Tão Ruim - Frases filosóficas 
Viver Pode Não Ser Tão Ruim - Vol 2 - Das frasetas ao contexto
Como se tornar uma celebridade - Filosofando a imprensa 
MF Press Global - Moda - Dicas de especialistas da moda
MF Press Global - Saúde - Dicas de especialistas de saúde 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados