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Distanciamento
social aumenta a necessidade de transmissões on-line e desafia profissionais a
se prepararem para uma nova forma de se comunicar
A pandemia de Covid-19 (coronavírus) está trazendo
novos desafios para o mundo corporativo e para a educação. Uma ferramenta em
comum, porém, que está ajudando essas duas vertentes é a videoconferência. Por
causa do distanciamento social, as chamadas de vídeo, lives
e apresentações virtuais estão ajudando as pessoas a fazerem reuniões,
realizarem palestras, apresentações, atenderem clientes e até darem aulas.
O aumento do uso dessas ferramentas está sendo
comprovado por várias empresas. De acordo com a Microsoft, o número de usuários
do Skype aumentou em 70% entre fevereiro e março deste ano. O crescimento em
minutos de chamada foi de 220% no período. O aplicativo de chamadas de vídeo
Zoom reportou que o número de downloads aumentou em cinco vezes. Enquanto em
fevereiro o Zoom foi baixado cerca de 5 milhões de vezes nos celulares, esse
número saltou para 26,9 milhões no mês de março.
Nesse contexto em que o vídeo on-line se tornou
praticamente uma necessidade é essencial saber como se expressar bem na frente
da câmera. Se comunicar de forma segura e assertiva é fundamental para que a
mensagem chegue a todos de maneira clara e que o profissional tenha imagem
positiva, ainda que trabalhando de forma remota.
A Mestre em Comunicação e especialista em
Desenvolvimento do Potencial Humano Gaya Machado conta que aumentou muito a
procura por mentorias individuais e cursos a distância na área de comunicação
de alto impacto e oratória. “Mais do que nunca, precisamos construir uma imagem
comunicacional que contribua para nossos objetivos profissionais e, neste
momento onde a grande maioria das pessoas está trabalhando de maneira remota,
passar clareza e segurança na comunicação é uma necessidade e um diferencial
estratégico”, afirma.
A especialista garante que com treino, aliado a
técnicas adequadas, qualquer pessoa pode se transformar em um bom orador e
alcançar resultados expressivos.
Para auxiliar aqueles que entendem a importância de
se comunicar bem através das plataformas na web, Gaya Machado elaborou um guia
com dez dicas para desempenhar bem diante das câmeras, seja em reuniões, lives,
webinars,
vídeos, aulas e palestras.
1 - Atenção para o cenário
Por mais que todos saibam que estamos trabalhando
de casa nesta quarentena, quando se trata de uma atuação profissional é
fundamental pensar com cuidado no local onde você estará ao gravar as imagens
ou fazer a transmissão ao vivo.
Ainda que você não tenha um escritório em sua casa
é importante procurar um local que ofereça um fundo mais neutro possível, como
uma parede lisa ou uma estante de livros.
2 - Verifique a iluminação
Você não precisa ser um profissional do audiovisual
para saber que a luz é muito importante na hora de aparecer no vídeo.
Escolha locais que permitam que a fonte de luz mais
forte esteja na sua frente e atrás de você. Fundos como janelas e portas não
são recomendados, pois a claridade vinda de trás deixa seu rosto escuro e não
passam uma imagem profissional.
3 - Posicionamento da câmera
Se você vai usar o celular, o ideal é que a
gravação seja realizada com o parelho virado na horizontal, para que o conteúdo
seja visto da melhor forma em computadores, televisores e a maioria das redes
sociais. Porém, existe uma exceção. Se for um vídeo ou transmissão apenas pelo
Instagram, a captação da imagem pode ser feita com o celular na vertical, já
que é assim que as pessoas assistirão.
4 - Tenha um roteiro e uma estratégia
De acordo com uma pesquisa divulgada pela
Microsoft, em 2015, nosso tempo médio de atenção é de apenas 8 segundos. O
levantamento foi realizado no Canadá e contou com a participação de 2 mil
pessoas, e apontou para uma redução do tempo médio da atenção por causa de
tecnologias como os smartphones. Por isso mesmo, não dá para entrar em uma
transmissão em vídeo e improvisar. Você não pode correr o risco de perder a
conexão com seu público por estar despreparado.
Faça um roteiro com a sequência de como pretende
conduzir o conteúdo. Tenha estratégias para uma abertura interessante como uma
pergunta instigante ou um dado estatístico surpreendente.
5 - Conecte-se
Na hora de interações à distância a regra é clara:
você pode e deve olhar para a câmera. A ideia é manter-se conectado com o
público e fazer com que ele sinta verdade na mensagem. Ao olhar para a câmera
você está, ainda que através da tecnologia, olhando para os olhos do seu
interlocutor.
6 - Mostre entusiasmo
A ausência do contato pessoal, pode tornar uma
transmissão por vídeo algo muito frio e distante, por isso é importante que sua
fala demonstre energia, disposição e entusiasmo para quem está do outro lado da
tela.
Pesquisas comprovam que a entonação da nossa voz e
expressões respondem por 93% da forma com que as pessoas recebem nossa
mensagem, por isso não dá para se preocupar apenas com o conteúdo.
Seja para uma ou para cem pessoas, tenha
autoconfiança, acredite na importância das informações que você está passando e
mostre que a interação é importante para você e que, por isso, será
gratificante também para o outro.
7 - Sempre que possível,
sorria
Sorrir conecta o público à sua mensagem, gera mais
aceitação e, acredite, ajuda a vender mais! Segundo a plataforma de marketing
Wishpong, um vendedor com um sorriso estampado no rosto pode conseguir aumentar
em até 10,7% os lucros.
Isso tudo acontece por conta dos nossos “neurônios
espelho”, uma parte do nosso sistema nervoso que replica comportamentos feitos
por outras pessoas. Quando vemos alguém sorrindo, nossos neurônios espelho têm
a tendência de espelhar o sorriso, seja na nossa mente, com uma sensação de
bem-estar, ou mesmo na devolutiva de um sorriso estampado no rosto. Mas precisa
ser um sorriso verdadeiro, pois conseguimos perceber através da leitura
corporal quando quem sorri não está sendo natural.
8 - Conheça o público e
traduza seu conhecimento
Antes de qualquer comunicação, seja ela presencial
ou on-line, é preciso ter em mente quem é o público-alvo, para apresentar o
tema de forma clara e compreensível.
Quando se trata da comunicação via web, se o
formato for uma live, vídeo ou webinar, existe uma grande
possibilidade do público ser diverso, com características muito diferentes no
que diz respeito a formação, profissão e conhecimento do tema. Por isso, é
fundamental que você apresente sua mensagem sem usar termos técnicos ou
expressões que sejam de conhecimento apenas da sua área de atuação.
9 – Fique atento à imagem
Não é porque você não está no escritório que pode
descuidar da imagem. Se sua apresentação é profissional, é fundamental que
esteja vestido de acordo com a sua área de atuação.
Em uma comunicação à distância, qualquer elemento
que destoe do conteúdo chama ainda mais atenção e, além da roupa, é preciso
atentar para o penteado e acessórios como gravata ou brincos e detalhes como a
barba e a maquiagem. Você não vai querer que sua mensagem tenha menos impacto
apenas porque se descuidou de detalhes como estes.
10 - Conheça as técnicas de oratória
Você pode nunca ter reparado, mas todo comunicador
de sucesso certamente pode te confirmar que dominar as técnicas de oratória é
essencial para falar bem em público. Tudo o que você vê os grandes oradores
fazendo em suas apresentações está repleto de técnica, desde a estrutura como
conteúdo é apresentado até a linguagem verbal e não-verbal. Para conseguir
sucesso nas apresentações on-line é preciso muito comprometimento e estratégia
para realmente chegar aonde se quer e alcançar os melhores resultados.
Gaya Machado conclui: “Falar para as câmeras pode
ser algo simples, quando você domina as técnicas. Aproveite este momento em que
todos estão precisando se reinventar, invista em produzir conteúdos de
qualidade e, certamente, você vai se diferenciar e alcançar ótimos resultados”.
Gaya
Machado - É Doutoranda em Psicologia e Mestre em Comunicação. Tem MBA Executivo em
Desenvolvimento do Potencial Humano e é Especialista em Neurociência e
Comportamento. Formada em Jornalismo e Rádio e Televisão, atuou por mais de 18
anos em grandes veículos de comunicação e alia as técnicas de desenvolvimento
humano e oratória para ajudar profissionais a vencerem o medo de falar em
público e se apresentarem com segurança. Coautora de seis livros, é palestrante
em congressos nacionais e internacionais e professora em cursos de
Pós-Graduação e MBA.
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