Pesquisar no Blog

sexta-feira, 1 de maio de 2020

As revelações ‘exóticas’ da internet sobre os brasileiros em tempos de Covid-19




Levantamento realizado pela SEMrush traz as curiosidades e termos excêntricos mais procurados em relação ao coronavírus; desde banho gelado até 5G
 
A pandemia global avançou rapidamente em todos os países do mundo e imediatamente os brasileiros recorreram os mecanismos de busca na internet para sanarem suas dúvidas e entenderem mais sobre o único assunto que se fala: coronavírus. Dados apurados pela SEMrush , líder global em marketing digital, mostram as taxas de crescimento percentual de alguns dos termos relacionados ao coronavírus que chamam a atenção por não serem tão convencionais.
Nos últimos quatro meses, ainda que amplamente divulgadas, as fake news envolvendo possíveis alimentos que teriam poder de prevenir ou curar a doença, foram alvo de buscas na internet. "Alho cura coronavírus", "café cura coronavírus", "chá cura coronavírus" e "limão cura coronavírus", foram expressões muito pesquisadas pelos brasileiros, nos mecanismos de busca na internet: as taxas de crescimento mensal em porcentagem são, respectivamente, 3267%, 3292%, 3267% e 143%.
Além disso, outra curiosidade dos brasileiros é que, por mais que notícias tenham sido divulgadas sobre a inexistência de remédios ou vacinas, entre fevereiro e março de 2020, subiu 7300% o volume de pesquisas por "comprar remédio coronavírus". Há também aqueles que se convenceram a buscar outras possibilidades, como "banho gelado coronavírus", essa expressão teve crescimento de 35% no volume de pesquisas entre março e abril.
Um fator que vale destaque é a queda de buscas por "Coronavírus é mentira" com o passar dos meses. Janeiro e fevereiro foram os maiores períodos de taxas de buscas pelo termo, com 1000% e 809%, respectivamente. Em seguida, a relação de março e abril, apresenta uma queda de 51%, sinal de que as pessoas mudaram de comportamento.
Por fim, "coronavírus 5G" também foi amplamente pesquisado pelos brasileiros devido a repercussão internacional a partir da crença de grupos de pessoas em teorias da conspiração de que a tecnologia 5G ajudaria a propagar o vírus. Após os esclarecimentos pela comunidade científica, o termo também impactou os mecanismos de pesquisa no Brasil e sua a taxa média de crescimento pelas buscas foi de 253%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados