Pesquisar no Blog

quinta-feira, 9 de maio de 2019

ADENOMIOSE, PROBLEMA GINECOLÓGICO POUCO CONHECIDO


Segundo a OMS, uma a cada dez mulheres sofre com isso


Doença caracterizada pela infiltração do miométrio (musculatura do útero) pelo endométrio (parte do aparelho genital feminino onde se forma a menstruação) a adenomiose pode levar à formação de substâncias inflamatórias causadoras de cólicas menstruais, muitas vezes incapacitantes, bem como ao aumento do sangramento mensal, a ponto de causar anemia.

Segundo o ginecologista Alexandre Zabeu Rossi, alguns sinais podem ajudar no diagnóstico precoce desse quadro, o que constitui importante aspecto para se evitar a perda do útero.

“Os principais sintomas da adenomiose são cólicas fortes, fluxo excessivo, dores menstruais de caráter progressivo e sangramento aumentado no período menstrual, patologia que geralmente atinge mulheres a partir dos 35 anos, independentemente de ter filhos ou não”, explica o médico.

Já o diagnóstico é feito pelo quadro clínico e por meio de ultrassom conduzido por profissional experiente, ou então ressonância magnética da pelve e do útero, embora a confirmação só ocorra mesmo após a retirada do órgão (histerectomia) e seu consequente exame anatomopatológico.

Cabe à mulher, por sua vez, ficar sempre atenta ao intenso fluxo menstrual e às cólicas, procurando regularmente o ginecologista para descartar a ocorrência de miomas ou outras doenças do útero, bem como tratá-las precocemente, caso sejam detectadas. “Mas quando o médico esgota as possibilidades de investigação clínica, bem como de tratamento ambulatorial, é necessário partir para a cirurgia de retirada do útero”, acrescenta o especialista.

Com relação aos recursos clínicos para tratar a doença, principalmente em mulheres que não tiveram filhos, ele inclui o uso de medicamentos hormonais e Dispositivos Intra Ulterinos (DIUs) igualmente contendo hormônio, havendo ainda opção cirúrgica de não retirada do útero como a histeroscopia com ablação do endométrio, isto é, remoção apenas da parte interna do órgão acometida pela adenomiose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados