Na
área educacional nos deparamos a cada dia com estudos e formações a respeito da
tecnologia e de como ela influencia no processo de aprendizagem de crianças e
adolescentes. Por vezes, principalmente a tecnologia digital é vista como
“inimiga” no desenvolvimento da aula e na capacidade de concentração e atenção
dos alunos. Por outro lado, são crescentes os estudos que demonstram que a
tecnologia pode ser aliada da escola e que as instituições não podem ficar à
margem do desenvolvimento tecnológico e das novas formas de comunicação e
informação.
A
expansão que o uso de tecnologia digital, principalmente dos smartphones, tem
no contexto mundial é inegável. E isso atinge todas as gerações, de crianças a
idosos, é raro não vermos as pessoas utilizando esses recursos diariamente.
Porém, a maioria das escolas continua presa a processos tradicionais de ensino,
como o excesso de exposição oral, o uso do livro didático com cópias de
conteúdos no caderno e a supressão de qualquer uso de aparelhos eletrônicos em
sala de aula. Um dos principais argumentos utilizados pelos docentes é que os
estudantes não sabem utilizar adequadamente esses aparelhos, os utilizando
somente para diversão e para acesso às diversas redes sociais. Porém, se nossas
crianças e adolescentes não são orientados ao uso correto das tecnologias,
tornando-as propulsoras no processo de aprendizagem e como recursos que podem
ajudá-las em diversas atividades diárias, elas continuarão as utilizando de
maneira errada e se tornarão escravas desses aparelhos, em uma relação passiva.
Dessa
forma, no trabalho com as tecnologias digitais, a fim de que essas ferramentas
possam ser aliadas no processo de ensino-aprendizagem, o professor precisa ser
criativo e ousado ao planejar, orientar os alunos a filtrarem as informações
que recebem diariamente, analisá-las, questioná-las para se chegar a um
pensamento próprio e entender que o conhecimento só se constrói com pesquisa e
produção. Os estudantes precisam ser instigados a dar novo sentido aos
conteúdos que aprendem, a estabelecer uma relação com eles, de maneira
interativa, sabendo utilizar a tecnologia digital como elemento facilitador na
construção do próprio conhecimento.
Vanessa
Queirós Alves - professora e tutora do curso de Pedagogia do Centro
Universitário Internacional Uninter
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