Segundo
a IBM, todos os dias criamos 2.5 quintilhões de dados. Para colocar isso em
perspectiva, 90% dos dados no mundo de hoje foram criados apenas nos últimos
dois anos decorrentes as adesões das grandes empresas à internet. Isso
significa que estamos diante de um universo bombardeado de informações que
circulam pela internet e na nuvem em uma velocidade milhões de vezes superior o
que podemos assimilar por meio da nossa capacidade humana. O cruzamento de
tantos dados de uma só vez foi possível graças ao fenômeno do Big Data e o
advento de outras tecnologias que, posteriormente, abriram espaço para novas
formas de programação avançadas com o uso da Inteligência Artificial.
Você
deve se perguntar onde sua empresa entraria neste contexto, e a resposta é
simples: se você ainda não entrou precisa repensar seu modelo de gestão e a
forma como lida com seus dados. Toda empresa gera dados, sejam eles internos,
externos, estruturados ou não. São diversas fontes e origens tais como os
departamentos de vendas, logística ou contabilidade, cadastros de clientes e
até mesmo o atendimento realizado por múltiplos canais. Ignorar que esses dados
possam ser utilizados de maneira inteligente em sua gestão é perder para uma
concorrência que já está fazendo exatamente isso para sobreviver aos novos
tempos.
Uso
como exemplo e - se me permitem a analogia - o caso de sucesso da Netflix. A
empresa surgiu com um modelo de negócio disruptivo que abalou o formato
ultrapassado de locadoras e até mesmo a tevê por assinatura, ao disponibilizar
filmes e séries que poderiam ser vistos a qualquer hora do dia e por um preço
fixo ao mês. O interessante disso é que a empresa continua se reinventando e
hoje vai muito além de um catálogo virtual. A inteligência de dados aplicada
para análises de comportamento dos usuários da plataforma foi utilizada para
orientar conteúdos de acordo com as preferências identificadas.
Os
padrões de acesso ajudaram, inclusive, a empresa saber o tipo de conteúdo que
seus clientes desejavam consumir e produzir séries e filmes que tivesse todos
os elementos necessários para impactarem positivamente e aumentarem sua
audiência. Uma prova disso é a última investida da companhia com o lançamento
do filme de ficção interativa, chamado Black Mirror: Bandersnatch, que permite
o usuário fazer escolhas que direcionam o rumo da trama. E antes que você
questione o que isso tem a ver com a sua realidade, pense em como você poderia
aprimorar seus produtos e serviços se tivesse uma equipe de Business
Intelligence.
O
caso da Netflix não é distante das possibilidades de qualquer organização que,
por meio da análise de dados, pode entender o comportamento dos seus clientes e
orientar suas ações e estratégias de modo efetivo. Será que você está correspondendo
às expectativas do seu público-alvo ao criar um e-commerce? Seu site é amigável
para navegação? Tudo isso e muito mais você teria de possibilidade para
explorar com um tratamento adequado de toda a informação que você já dispõe no
seu negócio. A jornada da transformação digital é longa, mas a chave do sucesso
é a mesma, começar dando um passo de cada vez.
Ediller
Morais - Lider do Produto de Dados da Mandic Cloud Solutions.
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