Empreendedor
serial e consultor, Guilherme de Almeida Prado - fundador da Konkero, maior portal
de finanças pessoais do Brasil -, aponta os três maiores erros cometidos pelos
empreendedores e as três dicas para vencer o desafio de empreender por
necessidade.
O agravamento da crise econômica deu visibilidade a
um contingente de brasileiros que decidiu empreender por necessidade. De acordo
com o Sebrae, 39,9% dos empreendedores iniciais no país abriram negócios
impulsionados pela demanda urgente de gerar renda. Nesse cenário, o
empreendedorismo se tornou um desafio que surgiu como opção de atuação
profissional, sobretudo para os cidadãos de menor renda. Em contrapartida, como
todo desafio, empreender envolve a busca por novas qualificações e aprendizados
para que o negócio tenha sucesso. O consultor e empreendedor serial Guilherme
de Almeida Prado, fundador do Konkero – portal que é referência em finanças
pessoais no país – enumerou três dicas fundamentais para os empreendedores.
Do sonho à realidade, quando se empreende por
necessidade é comum que a pessoa queira fazer diferentes tipos de atividades,
pois está precisando de dinheiro. Esse empreendedor por necessidade
diversifica: produz bolos para vender; vende bijuterias da amiga; revende
cosméticos; e cuida de crianças. Na análise de Almeida Prado, o problema é que
esse profissional acaba não desenvolvendo a excelência em nenhuma das
atividades. É nesse comportamento que está o erro número um e, também, a
primeira dica. “Esse empreendedor não é lembrado pelo que faz de melhor. O
ideal é escolher e focar em uma atividade que faz bem e que rende dinheiro”,
afirma.
Definido o foco, o segundo passo – e dica – é o
empreendedor definir metas e fazer um planejamento. De acordo com o
consultor, empreender é um trabalho muito solitário e que envolve uma grande
disciplina – um baita desafio. “Sem ter metas claras, a chance de dar errado é
muito grande. Sem saber para onde ir é muito difícil que o empreendedor chegue
a algum lugar. Minha sugestão é ter metas semanais. A pessoa deve definir um
dia da semana para revisar como está indo. Por exemplo, segunda-feira, cedo,
pode ser um bom momento para ver como foi a semana anterior e definir novos
objetivos para os próximos dias”, recomenda.
Na visão do consultor, para dar ou aumentar o lucro
o negócio só há três alternativas: vender mais, vender por preço mais alto ou
gastar menos. No geral, o segredo está em uma combinação desses três itens.
Assim, Almeida Prado sugere que as metas sejam sempre relacionadas a um desses
itens. Ele acrescenta que para eleger as metas é preciso fazer cinco perguntas
básicas e respondê-las honestamente: a meta é atingível, mensurável, específica
(está clara e objetiva), relevante (faz sentido) e temporal (qual é o prazo
para terminar)?
A terceira dica é criar uma sistemática de
controle. “Pode ser um caderno, planilha ou mesmo um softwaregratuito.
O importante é anotar tudo o que recebe e o que gasta com o negócio. Assim, o
empreendedor consegue apurar se está sobrando dinheiro. É muito comum as
pessoas venderem abaixo do custo. E isso é um perigo. Elas compram no cartão de
crédito, a prazo, e recebem em dinheiro. Aí têm a sensação de que estão
ganhando dinheiro, pois no início sobra dinheiro. Só que ao chegar a fatura do
cartão não conseguem pagá-la e a situação financeira só piora”, avalia
Guilherme de Almeida Prado, acrescentando que os três maiores erros dos
empreendedores são: falta de metas; falta de planejamento; e não controlar
receitas e despesas. “E esses erros são cometidos por empreendedores de
qualquer porte”, comenta. Um outro erro comum é o empreendedor vender abaixo do
custo. “Aí, vender mais, pode significar a morte já que o empreendedor
simplesmente aumentará o prejuízo.”
Konkero
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