Cuidados
que o consumidor precisa tomar para evitar dores de cabeça com golpes, comuns
em datas comemorativas e comerciais
As datas comemorativas estabelecem sempre um ambiente
favorável às compras por impulso. No Dia dos Namorados, então, essa tendência
parece tornar-se ainda mais evidente, afinal de contas, o amor está no ar. Com
a data chegando, surgem as propagandas, as promoções e o consumidor acaba
muitas vezes sendo levado pela emoção. Murilo Couto, gerente sênior de
identidade digital da Serasa Experian, comenta que este ambiente é muito
propício para a realização de golpes: “Para não se frustrar justamente numa
data tão significativa, convém tomar certos cuidados”, adverte.
Segundo ele, o consumidor, para evitar o tumulto de lojas
físicas, problemas de estacionamento e trânsito e eventualmente comprar
comparando preços e produtos, acaba optando pela comodidade das lojas virtuais.
“De fato há fatores muito positivos nesse sentido, mas em datas comemorativas e
comerciais os criminosos fazem ataques de phishing, através do envio de emails,
SMS e se valem de réplicas de sites de lojas conhecidas, tudo para enganar as
pessoas e captar dados pessoais, informações do cartão de crédito e senhas, que
podem inclusive serem usadas num momento seguinte”.
De acordo com o Indicador Serasa Experian de Tentativas
de Fraude, o Brasil encerrou 2017 com 1,964 milhão de tentativas, representando
alta de 8,2% em relação a 2016. No primeiro bimestre deste ano essas tentativas
já totalizaram 305.480 tentativas, ou seja, a cada 17 segundos um criminoso
tenta roubar dados para efetivar uma fraude. Essas tentativas de fraudes de identidade acontecem tanto no ambiente online
quanto off-line. Representam por exemplo o ato de alguém tentar usar dados
pessoas de terceiros para firmar negócios sob falsidade ideológica ou para
obter crédito sem a intenção de pagar. Estes dados podem ser roubados por meio da
internet e meios eletrônicos ou furtados diretamente da pessoa, que muitas
vezes também perde os documentos e não se dá conta.
Por tudo isso, é bom ficar atento a alguns cuidados:
- Desconfie de super ofertas que chegam a você. Acesse o
site em questão e veja se ele tem a proteção de um Certificado Digital SSL. Uma boa dica é verificar se no browser há um cadeado fechado. Esse “cadeado de segurança” fica em algum lugar da
janela do navegador. Clique sobre ele e confirme se o Certificado
Digital emitido está válido e em nome da loja.
- Essa mesma conferência pode ser feita no Selo de
Segurança do site, que fica normalmente no pé da página.
- Outra dica é, ao acessar o site da loja, conferir se o
HTTP tem a letra S, ou seja, HTTPS. Se tiver, você está num ambiente seguro e
pode expor seus dados.
- Confira tudo isso, evite o impulso de olhar apenas o
preço, a oportunidade de uma compra muito vantajosa.
- Além disso, há outros aspectos previstos pela Lei do
Consumidor. Por exemplo o fato de que compras feitas pela internet também
permitirem que o consumidor exerça o seu direito de arrependimento em até sete
dias - contados da data da compra ou do recebimento do produto.
- Na internet também há lojas com frete grátis e outras
que cobram para o envio. É bom tomar cuidado com isso antes de fechar a compra.
- Fique também atento à política de troca adotada pela
loja.
- Caso você faça a opção por um presente num site de
compra coletiva, como ofertas em restaurantes, clínicas de estética, por
exemplo, confira se os descontos anunciados são de fato efetivos e veja todos
os detalhes sobre o dia em que você pode usar o voucher e as condições e prazos
de uso.
- Confira, por fim, o
tempo de entrega do produto, pois a data está próxima.
- Tomadas todas essas precauções, aproveite bem a data e
as compras seguras.
Serasa Experian
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