Em um mercado cada vez mais
concorrido, é preciso buscar maneiras de se destacar. Ao contrário do que
alguns pensam, para alavancar as vendas não é preciso investir dinheiro em
grandes estratégias. Há artifícios simples e eficientes que não exigem gasto
financeiro exagerado e podem trazer retornos significativos. O importante é
aproveitar os bons momentos e as ferramentas que há em mãos para ganhar novos
clientes e fidelizar os que já existem.
O comprador satisfeito
retorna sempre que necessário e faz boas recomendações para outras pessoas.
Segundo o criador da ferramenta de pesquisa de satisfação NPS (Net Promoter
Score), Fred Reichheld, um aumento de 5% na retenção de clientes pode gerar
melhoria de 25% a 75% nos lucros.
Antes de tudo, planejamento
e estrutura são essenciais. Além de equipes compostas de profissionais bem
preparados e treinados com técnicas essenciais para as vendas, é bom que os
estoques estejam abastecidos e o ambiente seja atrativo e organizado.
A criatividade é outro
elemento fundamental para aumentar o faturamento. Aposte em um repertório com
bons argumentos e saia dos moldes pré-estabelecidos. Nem sempre eles têm êxito
e ainda podem ser vistos como chatos. Evite uma venda reativa, crie uma
aproximação com o consumidor para conhecê-lo melhor, mas não seja muito
invasivo. Deixe-o à vontade. O segredo da boa argumentação está em falar de
coisas relacionadas à satisfação do que o cliente traz como necessidade e, só
então, conectá-las ao produto que oferecemos.
Invista em promoções, essa é
uma boa ferramenta para atrair novas pessoas que nunca entraram na loja e
também para a fidelização dos clientes já acostumados com o estabelecimento.
Quando bem feita e planejada, a iniciativa pode dar bons lucros. As redes
sociais também se tornam grandes aliadas na divulgação das ofertas e servem
como meio de exposição das ideias e produtos da loja em geral.
Por fim, aumente o ticket
médio de suas vendas. Estimule os funcionários a oferecerem mais produtos em
uma negociação e ir além do óbvio. Quando o vendedor profissional busca
conhecer o estilo e perfil do consumidor, consegue detectar outras coisas que
podem satisfazê-lo.
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