Pesquisar no Blog

terça-feira, 29 de maio de 2018

Dicas simples para aumentar as vendas


Em um mercado cada vez mais concorrido, é preciso buscar maneiras de se destacar. Ao contrário do que alguns pensam, para alavancar as vendas não é preciso investir dinheiro em grandes estratégias. Há artifícios simples e eficientes que não exigem gasto financeiro exagerado e podem trazer retornos significativos. O importante é aproveitar os bons momentos e as ferramentas que há em mãos para ganhar novos clientes e fidelizar os que já existem.

O comprador satisfeito retorna sempre que necessário e faz boas recomendações para outras pessoas. Segundo o criador da ferramenta de pesquisa de satisfação NPS (Net Promoter Score), Fred Reichheld, um aumento de 5% na retenção de clientes pode gerar melhoria de 25% a 75% nos lucros.

Antes de tudo, planejamento e estrutura são essenciais. Além de equipes compostas de profissionais bem preparados e treinados com técnicas essenciais para as vendas, é bom que os estoques estejam abastecidos e o ambiente seja atrativo e organizado.

A criatividade é outro elemento fundamental para aumentar o faturamento. Aposte em um repertório com bons argumentos e saia dos moldes pré-estabelecidos. Nem sempre eles têm êxito e ainda podem ser vistos como chatos. Evite uma venda reativa, crie uma aproximação com o consumidor para conhecê-lo melhor, mas não seja muito invasivo. Deixe-o à vontade. O segredo da boa argumentação está em falar de coisas relacionadas à satisfação do que o cliente traz como necessidade e, só então, conectá-las ao produto que oferecemos.

Invista em promoções, essa é uma boa ferramenta para atrair novas pessoas que nunca entraram na loja e também para a fidelização dos clientes já acostumados com o estabelecimento. Quando bem feita e planejada, a iniciativa pode dar bons lucros. As redes sociais também se tornam grandes aliadas na divulgação das ofertas e servem como meio de exposição das ideias e produtos da loja em geral.

Por fim, aumente o ticket médio de suas vendas. Estimule os funcionários a oferecerem mais produtos em uma negociação e ir além do óbvio. Quando o vendedor profissional busca conhecer o estilo e perfil do consumidor, consegue detectar outras coisas que podem satisfazê-lo.






Carlos Cruz - diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas) - www.ibvendas.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados