Muito se fala de transformação
digital em todo o mundo, mas ainda há dúvidas relacionadas aos seus efeitos
práticos e aplicabilidade no mercado em geral. No mundo de lojas virtuais não é
diferente. A principal questão existente é: como realizar a transformação
digital em um produto que já é “digital”?
Daqui em diante, na sua leitura,
tenha em mente que a transformação digital é estratégica e deveria estar
presente em todos os planos estratégicos das empresas. Seus conceitos e
aplicabilidades são tão importantes quanto saber onde fará os investimentos,
por exemplo.
Voltando à nossa questão-chave, essa
resposta é o motivo para iniciar a transformação digital em e-commerces de
qualquer segmento, pois o prisma de ser virtual, vender pela internet,
operacionalizar um negócio via web ou até mesmo mobile não é ser digital, pois
para ser, precisa ser ágil, ser inovador, atender bem seu cliente, elevar seus
indicadores, otimizar processos internos, consequentemente, se destacando
frente aos seus concorrentes.
Para atingir essas características
positivas, vejo a transformação digital sendo composta por três pilares de
evolução: cultural, processual e tecnológica.
A evolução cultural é o mais difícil e o principal dos pilares. Nessa tratativa, os impactados são os colaboradores, funcionários e até prestadores serviços. Ou seja, lida basicamente com pessoas que são a base de qualquer organização. Aqui, você repensará a cultura da sua organização com o objetivo de melhorar o trabalho das pessoas para que reflita em seu resultado corporativo. A frase que norteará suas ações neste pilar é: “pessoas empoderadas e felizes geram resultado”.
As pessoas precisam estar engajadas
para a melhoria e transformação na empresa na qual trabalham, pois elas serão
diretamente impactadas pela transformação. Aliás, quem faz a transformação são
elas.
A evolução processual é o
pilar base que sustenta os outros dois pilares. É por ela que o gestor engaja
seu time (cultural) e seu produto (tecnológico) a evoluir continuamente.
Processos não significam burocracia. Processos bem elaborados e adequados à sua
empresa e negócio são fundamentais para a transformação digital. Neste pilar de
evolução encaixo os métodos ágeis difundidos no mercado e escalados em todas as
áreas da empresa. A frase que norteará suas ações neste pilar é: “o mínimo de
processos necessários para que as pessoas façam o melhor trabalho possível a
fim de atingir os objetivos”.
A evolução tecnológica para um
e-commerce é o pilar de saída (resultado) dos outros dois pilares. Compreender
e aplicar a melhor solução tecnológica significa vender mais. Relembrando: não
estou tratando a respeito de plataforma do e-commerce, ou sobre a linguagem de
programação. Estamos tratando de estratégia. A tecnologia lhe trará inovação.
Puxará a sua empresa para se diferenciar em um mercado tão competitivo quando o
de lojas on-line. A frase que norteará suas ações neste pilar é: “evoluir em
tecnologia é sobreviver, devo testar tendências”.
Toda a aplicabilidade para os pilares
descritos acima deve ser refletida em seu produto. Pense sempre em seu produto
e não em seus projetos, pois a evolução do produto é contínua. Isso altera
significativamente o modelo de sua organização e como todos executarão suas
tarefas. Isso fará com que o engajamento das pessoas cresça.
Enfim, terá como resultado uma melhoria contínua em sua eficiência e eficácia.
Enfim, terá como resultado uma melhoria contínua em sua eficiência e eficácia.
Atingir a transformação digital não é
fácil. Emprega-se muito trabalho, atinge todas as áreas da organização, mas é
um caminho necessário e sem volta. Coloque a transformação digital em seus
valores corporativos, ou trabalhe para isso. Tenha ao seu lado pessoas que são
aderentes a estes valores e conceitos e inicie já a sua transformação digital.
Carlos Eduardo Silva Tabosa - especialista em Sistemas de Informação pela
UMC, tem MBA pela FGV-SP e é Gerente de Negócios da OPAH IT Consulting, consultoria de TI especializada em inovação e desenvolvimento de
soluções customizadas para as mais variadas áreas de mercado e necessidades
apresentadas pelas companhias.
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