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segunda-feira, 28 de maio de 2018

Pesquisa internacional mostra baixa compreensão global sobre Lúpus


 Questionário realizado em 16 países foi lançado pela Federação Mundial de Lúpus


Uma pesquisa internacional de grande escala revela que o baixo conhecimento sobre o lúpus resulta em concepções erradas sobre a doença.1 A falta de compreensão contribui para a estigmatização das pessoas com lúpus, a qual, muitas vezes, deixa os portadores se sentindo isolados da sua família e amigos.

 Os resultados da pesquisa, realizada em 16 países, foram divulgados este mês pela Federação Mundial de Lúpus (WLF - sigla em inglês) no site worldlupusday.org. 

Alguns dos dados relevantes da pesquisa incluem:
  • Enquanto o lúpus é um problema global de saúde, mais da metade (51%) dos entrevistados não estavam cientes de que o lúpus é uma doença;1
  • Daqueles entrevistados que sabiam que o lúpus é uma doença, quase metade (48%) com mais de 55 anos, não conhecia nenhuma complicação associada ao lúpus.2
Apesar da falta de conhecimento geral,1 a pesquisa revelou que mais de 40% dos entrevistados com idades entre 18 e 34 anos estavam cientes de que a insuficiência renal é uma complicação frequente do lúpus.2 A familiaridade entre este grupo provavelmente resulta de celebridades como a atriz e cantora americana Selena Gomez, que falam sobre a doença em mídias sociais. Gomez anunciou em setembro passado que se submeteu a um transplante de rim depois que o lúpus danificou seriamente seus rins.

"Esta pesquisa global e os esforços de divulgação da Federação são determinantes para garantir que todos compreendam o lúpus e para engajar as pessoas ao redor do mundo na luta contra esta terrível doença", afirmou Julian Lennon, fotógrafo, músico, autor, filantropo e embaixador global da Fundação do Lúpus na América, a Secretaria da WLF.

A pesquisa, uma das maiores já realizada sobre o lúpus, foi encomendada pela GSK, que compartilhou os resultados como parte de seu compromisso de apoiar a WLF e ajudar a melhorar a vida das pessoas com lúpus.

O levantamento também revelou estigmas sociais em relação às pessoas vivendo com lúpus por conta do entendimento equivocado de que a doença é contagiosa. Dos entrevistados que estavam cientes de que o lúpus é uma doença:
  • Somente 57% ficaria muito à vontade ou à vontade em abraçar alguém com lúpus;3
  • Menos da metade (49%) ficaria muito à vontade ou à vontade em compartilhar comida com alguém com lúpus;4
  • 1 em 10 (11%) entrevistados acreditavam que sexo sem proteção poderia contribuir para o desenvolvimento do lúpus.5
"Há uma clara necessidade de aumentar a compreensão do lúpus para evitar equívocos, combater o estigma e ajudar a incentivar a integração social das pessoas que vivem com a doença," afirmou Jeanette Anderson, presidente executiva do Lupus Europe, um dos membros fundadores da Federação Mundial de Lúpus.

Apesar do baixo conhecimento público sobre o lúpus,1 a pesquisa encontrou amplo apoio entre os seus participantes para os esforços de conscientização sobre a doença:
  • 78% dos entrevistados acreditam que mais deve ser feito para ressaltar e explicar o impacto que o lúpus tem sobre os portadores;6
  • 64% dos entrevistados acha que a melhor maneira de aumentar a compreensão do lúpus é compartilhando mais informações on-line, em mídias sociais e através de meios de comunicação tradicionais.7
Em resposta, as organizações membros da WLF estão ampliando os esforços para melhorar a compreensão do lúpus e seu impacto. "Estamos aumentando o apoio para pessoas vivendo com lúpus através da educação, serviços e programas de ativismo," disse Teresa Gladys Cattoni, presidente da Associação Argentina de Lúpus (ALUA), membro do Comitê Diretivo da WLF de nove países.

Indivíduos podem mostrar seu apoio, ao comprometer-se a aprender mais sobre o lúpus. Para adicionar seu nome à lista de candidatos, obter dados de pesquisa adicionais e baixar recursos para aumentar a conscientização do lúpus, visite o site do Dia Mundial do Lúpus, www.worldlupusday.org.  


Sobre os dados da Pesquisa8 
  • A Yolo Communications conduziu um questionário de opinião pública online de nove perguntas para a GSK que envolveu adultos de 16 países ao redor do mundo.
  • A Pesquisa do Dia Mundial do Lúpus de 2018 teve 35.506 respondentes maiores de 18 anos
  •  A pergunta 1 foi respondida por 35.506 adultos.*
  •  As perguntas 3 a 7 foram respondidas por 16.814 adultos* (1000+ de cada país) que estavam cientes de que o lúpus é uma doença.
  •  As perguntas 8 e 9 foram respondidas por aproximadamente 20.191 adultos* (1000+ de cada país sabiam que lúpus é uma doença e 200+ de cada país que não sabiam que lúpus é uma doença)
    • 16,814 sabiam que lúpus é uma doença*
    • 3,337 não sabiam que lúpus é uma doença*
    • A empresa de pesquisa de mercado limitou o número de entrevistados, progredindo para as perguntas 8 e 9 em aproximadamente 200 por mercado para aqueles que não estavam cientes de que lúpus é uma doença.

*pacientes não portadores de lúpus





Sobre a Federação Mundial de Lúpus
A Federação Mundial de Lúpus (WLF) é uma coalizão de cerca de 250 organizações de pacientes portadores de lúpus ao redor do mundo, unidas para melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas pelo lúpus. Através de esforços coordenados entre suas afiliadas globais, a Federação trabalha para criar maior consciência e compreensão do lúpus, fornecer educação e serviços para pessoas que vivem com a doença e advogar em seu nome.


Sobre a GSK
Uma das indústrias farmacêuticas líderes do mundo, a GSK está empenhada em melhorar a qualidade da vida humana permitindo que pessoas façam mais, vivam melhor e por mais tempo. Para mais informações, visite www.gsk.com.br.


Referência: World Lupus Day Survey 2018 Overall International Results Report Exploration. Executive Summary. World Lupus Foundation, 2018.



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