Pesquisar no Blog

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

#TimeMaratonadoRio: Dia 25 de novembro, Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue



A corrida traz mais saúde para sua vida. Que tal dar vida a alguém com seu sangue?


Neste sábado, 25 de novembro, é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue. 

Pensando na importância dessa causa, a Dra. Fabiula Schwartz, cardiologista do nosso time de especialistas, conversou com o Dr. Rafael Cunha, médico hematologista e hemoterapeuta do Instituto Nacional de Cardiologia. Dá uma olhada na importância deste tema e veja como você pode ajudar a salvar vidas.

“Quando há um grande acidente com muitas vítimas, ouvimos apelos para que as pessoas doem sangue. Entretanto, não só nessas situações devemos doar. Todos os dias, pessoas sofrem acidentes, passam por cirurgias, fazem tratamentos de câncer e outras doenças e precisam de transfusão de sangue ou de seus componentes (plasma e plaquetas). Os estoques dos bancos de sangue de todo o Brasil frequentemente estão “no vermelho”, provocando adiamento de cirurgias e deixando em risco muitas vidas, diariamente.

Doar sangue é um ato voluntário e generoso com a vida.


Como são os tipos de doação?

• Sangue total, aférese e autóloga - O sangue total é a coleta de cerca de 450mL de sangue do doador. A doação de plaquetas é feita por aférese: o sangue é coletado, centrifugado para separar as plaquetas e é reinserido na veia do doador.

Quais são as particularidades do corredor para doação de sangue?

• Mulheres atletas podem ter anemia. Na presença de anemia, você não poderá doar. Mas pode indicar um amigo!

• Tire um dia de folga para doar – Não faça exercícios físicos vigorosos nas primeiras 24h após a doação e hidrate-se. Depois disso, você já poderá treinar.

• Doar sangue pode interferir na performance?

Sim, temporariamente. Ao doar o sangue total, a quantidade de hemoglobina do sangue diminui (é ela que carreia o oxigênio) e, com isso, é reduzida também a capacidade de entrega de O2 aos tecidos. Assim, o consumo máximo de O2 (VO2pico) é comprometido, ou seja: reduz seu desempenho. Mas é temporário!

Estudos científicos mostram que isso é significativo em até 3 dias. Depois disso, não há expressiva redução da performance. Entretanto, para retorno completo do seu desempenho são necessárias de 3 a 4 semanas após a doação. Assim, planeje sua doação para o momento mais adequado da sua rotina de treinos e provas.

Para a doação de plaquetas e plasma, estudos mostram que em 3 dias seu desempenho já estará totalmente recuperado.

Para doar:

• Veja os requisitos básicos: Portar documento oficial com foto, estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos (jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais e/ou responsáveis legais), pesar no mínimo 50Kg, não precisa estar em jejum.

Quem não pode doar:

• Algumas situações impedem provisoriamente a doação de sangue, como gripe, febre, gravidez, amamentação, tatuagem, ter recebido transfusão sanguínea há menos de um ano e outras.

Procure o hemonúcleo da sua cidade. No Rio, nós temos uma sugestão pra você:
O Instituto Nacional de Cardiologia (INC) é um dos polos da Hemorrede do estado do Rio de Janeiro. Localizado no bairro de Laranjeiras, zona sul da cidade do Rio de Janeiro, realiza cirurgias cardíacas pediátricas e de adulto pelo SUS, transplantes cardíacos e outros procedimentos de alta complexidade do aparelho cardiovascular. Sem estoque mínimo, cirurgias podem ser adiadas e vidas perdidas. Entre em contato conosco: 21 3037-2215 ou acesse o site."





  Dr. Rafael Cunha - médico hematologista e hemoterapeuta do Instituto Nacional de Cardiologia

 Dra. Fabiula Schwartz - cardiologista do time de especialistas da Maratona do Rio. Médica cardiologista, Fabíula Schwartz se interessou logo no início da profissão pelo poder do exercício físico na prevenção e no controle de doenças crônicas. É especialista em medicina do exercício e do esporte e médica da equipe de saúde da maratona do rio desde 2010. No consultório, avalia e cuida de corredores ano todo. E candidatos a corredores também.
 
 
Sobre a Maratona CAIXA da Cidade do Rio de Janeiro
Maratona CAIXA da Cidade do Rio de Janeiro integra o calendário oficial de eventos e datas comemorativas da cidade do Rio de Janeiro. A tradição e a excelência da prova, além do cenário único, ajudaram a colocar o evento entre os melhores de sua categoria no mundo. O número recorde de inscritos consolida a prova como uma das corridas de rua mais desejadas do calendário mundial. No ano de 2003, data de estreia da prova, contou com três mil corredores. Em 2017, contou com 33 mil pessoas, em provas de 42km, 21km e 6km. Em 2018, o evento acontecerá nos dias 2 e 3 de junho com provas de 6km, 10km, 21km, 42km e Desafio Cidade Maravilhosa (21km +42km). As inscrições estão abertas através do site www.maratondorio.com.br
  





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados