Pesquisar no Blog

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Prevenção é o melhor remédio para evitar infarto e AVC



O cardiologista e professor do Cetrus Dr. Lucas França adverte que as pessoas devem começar a cuidar do coração antes de serem diagnosticadas com alguma patologia


É comum à maioria das listas de resoluções de fim de ano vermos duas metas: iniciar atividade física e ter uma alimentação saudável. No entanto, poucas pessoas conseguem ir do planejamento à prática até tornar-se um hábito, um estilo de vida. Tanto é que o brasileiro é um dos mais sedentários do mundo, segundo pesquisa realizada pela Universidade de Stanford.

O país ficou na 7ª posição, o que significa que a população caminha pouco no seu dia a dia. A pesquisa foi elaborada com dados extraídos de mais de 717 mil usuários do aplicativo Argus, que conta os passos do dono do smartphone.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), em 2011, 17 milhões de pessoas morreram em decorrência de infarto ou de AVC (acidente vascular cerebral). O cardiologista e professor do Cetrus - Centro de Ensino em Diagnóstico por Imagem, Lucas França explica que o infarto é a necrose do músculo do coração em decorrência da insuficiência de sangue oxigenado nesta área devido à obstrução de uma artéria coronária. Já o AVC é consequência da obstrução ou rompimento de artérias responsáveis em levar oxigênio para o cérebro. "Isso acontece quando há a rotura de placas de gordura que se formam nas paredes das artérias, com consequente trombose e obstrução do vaso, impedindo o fluxo sanguíneo. Esse acúmulo de placas nas artérias é chamado de aterosclerose", explica.

Os sintomas do infarto e do AVC são diferentes. O resultado do AVC, ou seja, dessa abrupta ausência de oxigênio pode ser: paralisia ou enfraquecimento do braço e da perna de um lado do corpo; a fala fica pastosa, a pálpebra caída, há confusão mental, tonturas e, em casos de derrames hemorrágicos, dores de cabeça muito fortes.

No infarto os sintomas são dor bem forte no peito, que comprime e tem duração de mais de 20 minutos, com irradiação para o braço esquerdo. Algumas pessoas podem sentir também um súbito mal-estar, sudorese, dor no estômago e náuseas.

"Para evitar os dois problemas cardíacos que mais matam no Brasil, as pessoas tinham que ter justamente uma conduta mais saudável antes de serem diagnosticados com alguma patologia vascular", analisa o especialista.


Mexa-se e evite doenças cardíacas

Antes de iniciar a prática de exercícios físicos é essencial buscar orientação de um especialista. Aliás, a maior causa de morte súbita em jovens é em decorrência da Cardiomiopatia hipertrófica (CMH), ou seja, doença cardíaca de origem genética caracterizada pelo engrossamento do músculo do coração (miocárdio), o que torna mais difícil para o coração bombear o sangue.

O cardiologista alerta que, além dos cuidados com a parte física, as pessoas devem cuidar dos aspectos emocionais também, pois estão diretamente interligados. "Ao fazer uma caminhada aproveite para meditar, prestando atenção na respiração e, assim, eliminar o estresse do dia a dia. Ao alimentar-se, concentre-se no que está ingerindo e sinta o sabor de cada alimento. Essas pequenas mudanças contribuem para se ter qualidade de vida".

A hipertensão, o diabete, tabagismo, obesidade, entre outros fatores representam um risco maior para o infarto e para o AVC. França reforça que o mais importante é prevenir. "A prevenção é a melhor maneira de manter a saúde do coração em dia", conclui.

Listamos algumas dicas práticas elaboradas pelo Dr. Lucas para você acompanhar e melhorar a saúde do seu coração.


Exercite-se: fazer alguma atividade física permite que o corpo funcione corretamente, afastando as doenças cardiovasculares.


Cuide da sua alimentação: procure fazer todas as refeições do dia. Faça uma dieta balanceada, ou seja, inclua verduras e legumes. Costumo dizer abra menos embalagens e descasque mais frutas e legumes. Essa é a receita.


Não fume: o cigarro começa a destruir o DNA do fumante poucos minutos depois que a fumaça é inalada. As doenças causadas ou agravadas pelo fumo correspondem a 63% das mortes do planeta. Em 2011, o cigarro foi responsável pela morte de quase 6 milhões de pessoas em todo o mundo – dessas, 600 mil eram fumantes passivos. Até 2030, serão oito milhões de vítimas.


Faça check-up para acompanhar as taxas de glicose, hipertensão, diabetes, assim como para verificar como está o funcionamento do coração. Um ecocardiograma simples, apesar de não detectar o grau de obstrução coronária, pode apresentar alterações que servem de alerta para os médicos investigarem.


Cuide da saúde emocional: sair com os amigos, estar na presença de familiares, ler um livro, ouvir música, viajar são exemplos de atividades que ajudam a aliviar o estresse do dia a dia.

Cuidar do coração é muito importante já que ele é o órgão responsável pelo percurso do sangue por todo o organismo e, esse trajeto leva apenas 45 segundos. O coração bate mais de 109 mil vezes por dia, bombeando aproximadamente 5 litros de sangue.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados