Pesquisar no Blog

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Servidores municipais dão o sangue por São Paulo



Pró-Sangue realiza coleta externa na Prefeitura de São Paulo

Coleta externa traz novas pessoas ao universo da doação de sangue


Em uma parceria inédita com a Prefeitura de São Paulo e a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, a Fundação Pró-Sangue leva seu serviço de coleta externa para a sede do governo municipal, localizada no Viaduto do Chá, 15. A ação acontecerá no dia 10 de novembro das 8h30 às 16 horas e espera a adesão de mais de 150 servidores públicos.

Essa parceria só foi possível graças aos esforços do Prefeito de São Paulo João Doria e do Secretário Municipal da Saúde Wilson Pollara que, sensibilizados com a situação crítica dos estoques da Pró-Sangue, decidiram colocar a doação de sangue na agenda do paulistano de forma a consolidar esse gesto como um importante exercício de cidadania. A ideia é ampliar essa ação para os próximos anos, colocando o evento no calendário oficial da Prefeitura.

De acordo com a diretora de Relações Externas e Intercâmbios da instituição, sra. Susana Lambert, essa é uma parceria inédita da Fundação Pró-Sangue e Prefeitura de São Paulo. “Além de ser uma ferramenta de sensibilização à causa, trata-se de uma ação estratégica para se fazer um apelo e convite à doação de sangue, uma vez que esse gesto se faz presente no ambiente de trabalho das pessoas. É muito mais fácil convencê-las a doar sangue em seu local de trabalho do que trazer esse candidato até um posto de coleta para fazer sua primeira doação. Nesse sentido, a coleta externa é uma das melhores maneiras de se criar uma porta de entrada para os doadores de primeira vez”, finaliza.


Serviço - Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, vir alimentado, ter entre 16 e 69 anos (para menores, consultar site da Pró-Sangue), pesar mais de 50 kg e trazer documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.

Vale lembrar que é bom evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação. No mais, outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem, no dia da doação. Para tanto, basta acessar o site da Pró-Sangue e consultar os pré-requisitos de doação.

O posto Clínicas fica na Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155, 1º andar, a 200 metros da estação Clínicas do Metrô. A unidade atende das 7 às 18 horas de segunda a sexta; das 8 às 17 horas nos sábados, feriados e pontes; e das 8 às 13 horas, nos 1º e 3º domingos de cada mês. Só lembrando que aos sábados o atendimento está limitado a 380 candidatos. Ao atingir esse número, o cadastro fecha. O estacionamento, gratuito aos doadores, é o subterrâneo - Garagem Clínicas, na Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar.


Para horário de funcionamento dos demais postos de coleta acesse: www.prosangue.sp.gov.br/doacao/Enderecos.aspx. Mais informações no Alô Pró-Sangue 0800 55 0300.


A Fundação Pró-Sangue é uma instituição vinculada à Secretaria da Saúde do Governo do Estado de São Paulo. Criada em 1984, arrecada cerca de 12 mil bolsas por mês, sendo responsável por 32% de todo sangue consumido na Região Metropolitana do Estado de São Paulo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados