O
desempenho das lideranças é um fator crucial para o crescimento das empresas.
Afinal, não é segredo que gestores comprometidos e preocupados com o
desenvolvimento de seus funcionários conseguem atingir melhores resultados e
aumentar o engajamento da equipe.
No
entanto, o que acontece em muitas companhias é que os líderes estão mais
focados em funções técnicas e nos esforços para impulsionar os negócios, mas
não dedicam o mesmo esforço para a área de gestão de pessoas. Em muitos casos,
não há nem um setor específico destinado a avaliar o desempenho dos
colaboradores, motivar e reconhecer talentos.
Com
a chegada de novas tecnologias – somada ao aumento do número de concorrentes,
às mudanças no mercado de trabalho e às incertezas da economia -, inspirar as
lideranças se tornou um desafio ainda maior. Oferecer uma boa remuneração e um
plano de carreira já não é mais suficiente para o líder do século XXI: ele
também precisa trabalhar com propósito e acreditar nos valores da organização.
Para
isso, é preciso haver uma mudança cultural na empresa. É necessário investir
cada vez mais no desenvolvimento das habilidades dos gestores, principalmente
no que se refere às competências comportamentais. Para gerir bem o seu time, o
líder precisa ser incentivado a investir em autoconhecimento, tomar decisões
estratégicas, delegar tarefas, trabalhar em equipe, administrar conflitos e
pensar na organização como um todo.
Além
disso, a companhia deve promover a colaboração entre todos os funcionários e
promover um diálogo aberto e transparente. Uma comunicação eficiente é
fundamental para ganhar a confiança da equipe e, consequentemente, motivar os
líderes a trabalhar com comprometimento. Para que isso funcione, eles precisam
confiar que os discursos bonitos serão revertidos em práticas do dia a dia.
A
valorização da hierarquia e do autoritarismo já não tem espaço em empresas que
querem se manter competitivas no mercado. Para que suas lideranças se sintam de
fato motivadas, elas precisam entender que a colaboração e a humanização das
relações são pontos fundamentais para construir um ambiente de trabalho
saudável e produtivo.
Claudia
Regina Araujo dos Santos
- especialista em gestão estratégica de pessoas, palestrante, coach executiva e
diretora da Emovere You (www.emovereyou.com.br).
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