Ser paciente e
buscar o diálogo contribuem para a leveza do clima no ambiente corporativo
Assim como a vida pessoal, o dia a dia corporativo
é feito tanto de momentos alegres como também de acontecimentos nem sempre
agradáveis. Afinal, não é difícil conhecer alguém que já tenha discutido com um
colega de trabalho, se desentendido com algum cliente por falhas na comunicação
ou até mesmo ficado ressentido pela falta de comprometimento por parte de
pessoas próximas no ambiente organizacional.
Mas, apesar de surgirem alguns obstáculos durante o
percurso, nem tudo está perdido. De acordo com o escritor norte-americano
Patrick Lencioni, autor do livro “Os 5 desafios das equipes”, o trabalho
coletivo nada mais é do que o ato de praticar um pequeno conjunto de princípios
durante um longo período de tempo. Mas, como lidar com as adversidades do
cotidiano profissional e manter todos confiantes, unidos e focados nos mesmos
objetivos?
“O sucesso do trabalho em grupo está diretamente
ligado à capacidade humana de se relacionar. Qualquer pessoa pode cometer
erros, mas, é justamente ao reconhecê-los que é possível superar os conflitos e
caminhar para conquistar o que foi traçado previamente”, responde o diretor
da Prepara Cursos, Guilherme Maynard.
Abaixo, o executivo dá cinco dicas para quem deseja
trabalhar ainda melhor em conjunto e contribuir para o desenvolvimento
individual e coletivo.
1 – Seja paciente e aceite as ideias dos
companheiros
Nem sempre é fácil conciliar as opiniões de todas
as pessoas que fazem parte de uma equipe e, para que não haja nenhum
desentendimento, é preciso praticar a paciência, pensar bem antes de falar o
que deseja, ouvir e respeitar o que os demais colegas têm a dizer mesmo que não
esteja de acordo com os seus argumentos. Aceitar novas ideias – ou mesmo
reconhecer que as dos outros colegas são melhores do que a sua – é uma atitude
altruísta em prol do objetivo desejado.
2 – Não destrate os colegas e sempre procure
dialogar
Como em qualquer nível de relação interpessoal,
conflitos podem surgir devido a alguma divergência. Mas, é importante ter em
mente de que, por menores que sejam, eles não devem interferir no resultado do
trabalho. Uma coisa é não concordar com a ideia apresentada, outra é destratar
quem a sugeriu. E se algo o deixou desconfortável, procure expor o seu ponto de
vista sem ofender ninguém. Isso ajudará a buscar a melhor solução para resolver
quaisquer problemas.
3 – Planejar e saber dividir não faz mal a ninguém
É natural que, ao trabalhar em grupo, algumas
pessoas se dispersem mais do que outras. Por isso, é fundamental seguir um
planejamento para que o objetivo seja alcançado de maneira eficaz. Lembre-se: o
trabalho é coletivo e não individual. Partilhar responsabilidades e informações
fará bem a todos os envolvidos.
4 – Ajude e, se precisar, peça ajuda
Não há problema nenhum em colaborar com os seus
colegas de equipe e muito menos pedir auxílio caso seja necessário. Isso não
diminuirá o resultado do seu esforço, nem fará com que a outra pessoa se sinta
inferior por ser ajudada. O resultado final será sempre melhor do que o
esperado!
5 – Procure manter a boa convivência
Trabalhar em equipe é uma boa oportunidade para
conhecer melhor as pessoas. É uma grande possibilidade para crescer e se
desenvolver e também para contribuir para que outros integrantes do grupo
também tenham a mesma chance. Laços serão criados e as relações serão ainda
mais solidificadas.
Prepara Cursos,
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