Há dias em que
vamos para o trabalho satisfeitos e motivados, porém, em outros, tudo o que
mais desejamos é ficar em casa. Essa é a famosa desmotivação, que faz com que
muitos fiquem “anestesiados” e não consiga desenvolver qualquer atividade na
empresa de modo e no prazo satisfatórios.
Esperar que a
motivação surja de outras pessoas é um dos grandes erros e um paradigma ainda
muito presente no mercado de trabalho. Muitos profissionais têm problemas para
localizar e identificar situações de desmotivação na empresa e, em algumas
situações, acabam buscando culpados para punir, como o chefe, por exemplo.
O bom chefe deve,
sim, gerar o estímulo correto para que seus funcionários tenham “motivo para
ação”, mas a verdade é que ele não poderá fazer nada por ninguém. A motivação é
interna, assim, o único responsável por seu estímulo é você mesmo!
O outro paradigma
é acreditar que motivação é sinônimo de sucesso. Todos passamos por momentos em
que começamos a duvidar do nosso trabalho e das nossas capacidades, mas é
justamente o desafio que pode nos motivar a alcançar determinado resultado. Ou
seja, o sucesso é a consequência da motivação, e não o contrário.
Mas como os
desmotivados podem reverter a sua situação? Será que a esse desânimo tem
“cura”? É preciso reencontrar razões para vencer e superar os obstáculos e,
para isso, só há uma maneira: agir! Se formos esperar as condições ideais para,
depois, nos motivarmos, jamais nos animaremos com coisa alguma.
Pensando nisso,
preparei três passos para você reverter esse desânimo no dia a dia de trabalho:
Verificar se seus
valores estão alinhados aos da empresa: eles são
parâmetros para você decidir o que é importante ou não em suas vidas pois
exigem o seu tempo, dinheiro e energia. Os princípios da empresa determinam o
comportamento das pessoas independentemente de seu tamanho, origem ou segmento
de mercado e o fato de não estarem alinhados aos seus valores pessoais pode ser
uma das razões de sua insatisfação.
Tenha um objetivo
claro de vida: pense no futuro e tenha
perspectiva! Quando não se sabe qual é o destino da viagem, não há razão para
seguir sua caminhada, não é mesmo? Isso geralmente acontece quando você pensa
somente no emprego, em vez de pensar na sua carreira. Ao pensar apenas no
trabalho, você tem a sensação de "curto prazo". Para definir seu
objetivo de vida, saiba o que o sucesso representa para você, afinal de contas,
o que motiva seu colega, com certeza, é diferente do que te motiva.
Aumente a sua
capacidade para lidar com a adversidade: todo
profissional passa por várias adversidades, mas nem sempre está equipado para
lidar com elas. Todos reagimos de acordo com a capacidade de controlar nossas
respostas perante às dificuldades e o objetivo é determinar qual parte da
situação você é responsável por melhorar, o quanto você se responsabiliza pela
situação, não interessando quem é o culpado, mas sim como pode resolver, o
quanto exerce o seu papel na recuperação de algo, independentemente de quem
causou. Por isso, definir uma meta é muito importante para se manter motivado.
A grande questão é como obter mais estímulos nas áreas que desejamos, como nos
tornarmos – e os que estão mais próximos a nós – mais estimulados a perseguir
realizações profissionais e nos negócios.
Daniela do Lago - coach de carreira,
palestrante, professora dos cursos de MBA da Fundação Getúlio Vargas nas
disciplinas de Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Comunicação e
Relacionamento Interpessoal e escritora. Em 2014 lançou o livro “Despertar
Profissional”, pela Editora Integrare, que contém dicas práticas de
comportamento no trabalho.
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