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quinta-feira, 16 de março de 2023

Imposto de Renda e MEI: saiba em quais casos declarar e entenda a relação com a DASN-Simei

Especialista em contabilidade alerta que Declaração Anual do MEI não isenta a regularização enquanto pessoa física, dependendo do caso

 

O período de declaração do Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas (IRPF) começa nesta quarta-feira (15) e se encerra no dia 31 de maio. Nesse intervalo, surge a dúvida entre muitos Microempreendedores Individuais (MEI) sobre a necessidade de realizar esse procedimento. “Em primeiro lugar, é preciso ressaltar que o MEI já faz, obrigatoriamente, a Declaração Anual do MEI (DASN-SIMEI). Esta não tem relação com a declaração do IRPF, que por sua vez só deve ser feita por quem é MEI em situações específicas”, explica Kályta Caetano, head de contabilidade da MaisMei, plataforma especializada na abertura e gestão de MEI. Ou seja, em alguns casos, o microempreendedor individual deve declarar o Imposto de Renda enquanto pessoa física mesmo que já tenha feito ou irá fazer a Declaração Anual do MEI (DASN).


A DASN está vinculada ao CNPJ do MEI e tem como objetivo informar o que a microempresa faturou no ano anterior. A declaração é obrigatória mesmo que não tenha havido nenhum faturamento no período e é importante para garantir que a empresa ainda se enquadra na modalidade de Microempreendedor Individual, ou seja, não ultrapassou o teto de faturamento de receita bruta anual de R$ 81 mil. O prazo para essa declaração também se encerra no dia 31 de maio, mas já está disponível desde primeiro de janeiro.  


Enquanto pessoa física, o responsável pelo MEI deve declarar o Imposto de Renda nas seguintes situações:  

  • Teve rendimentos tributáveis superiores ao valor de R$ 28.559,70 no ano anterior; 
  • Vendeu mais de R$ 40 mil em ações ou teve lucro com a venda de ações; 
  • Recebeu rendimentos isentos (como saque da poupança ou do FGTS) superiores a R$ 40 mil e operações sujeitas à incidência do imposto. 

Kályta Caetano recomenda, porém, que a declaração do Imposto de Renda seja feita independentemente da obrigatoriedade. “Mesmo que esteja abaixo do limite de rendimentos e, por isso, fique desobrigado legalmente a declarar, a recomendação é que o MEI faça sempre a sua declaração de IRPF, porque o rendimento gerado pela sua empresa MEI pode ser a sua única fonte de renda. Isso mostra às instituições financeiras como você administra o dinheiro do seu negócio, o que pode aumentar seu score e a probabilidade de conseguir melhores empréstimos”, afirma.  


 

Afinal, como declarar o IRPF sendo MEI?  


O primeiro passo é calcular a receita bruta obtida pelo MEI ano anterior e subtrair todas as despesas relacionadas ao negócio para chegar ao lucro evidenciado. Depois, é necessário aplicar sobre a receita bruta os seguintes percentuais para calcular a parcela isenta de Imposto de Renda:  

  • 8% da receita bruta para comércio, indústria e transporte de carga; 
  • 16% da receita bruta para transporte de passageiros; 
  • 32% da receita bruta para serviços em geral.
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Após o cálculo, o responsável pelo CNPJ MEI deve preencher o valor da parcela isenta na seção “Rendimentos Isentos – Lucros e Dividendos Recebidos pelo Titular” e calcular a parcela tributável do lucro (rendimento tributável), subtraindo o lucro evidenciado da parcela isenta. Por fim, deve preencher o valor da parcela tributável na seção “Rendimento Tributável Recebido de PJ.” 


 

Declaração completa ou simplificada  


De acordo com a MaisMei, os valores deduzidos do cálculo do imposto, quando recolhidos em valores acima do devido, são sempre restituídos e o contribuinte tem a opção de escolher qual a declaração mais vantajosa para ele no momento em que está declarando. Qualquer contribuinte pode optar pelo desconto simplificado. Porém, após o prazo para a apresentação da declaração, não será admitida a mudança na forma de tributação da declaração já apresentada. 

Na declaração simplificada, é calculado automaticamente um desconto de 20% sobre os rendimentos tributáveis.  


Já na declaração completa, é possível abater gastos como pensão alimentícia, despesas médicas e previdência privada. Esse caso é bom pra quem tem muita despesa e pode comprová-las através dos recibos. 

“Se o MEI teve muitas despesas médicas no ano, por exemplo, pode ser mais interessante o modelo completo de declaração, pois provavelmente irá gerar um valor maior de restituição. No próprio site da Receita Federal no momento que está declarando já é feito o cálculo automaticamente, e ela já mostra no cantinho esquerdo qual a modalidade mais vantajosa e você poderá optar por uma ou pela outra”, explica Kályta Caetano. 


Inclusão dos processos trabalhistas no eSocial: quais os impactos para as empresas?

Com a proposta de unificar as obrigações trabalhistas, previdenciárias e tributárias de forma que possam ser realizadas em um único sistema, o eSocial veio para mudar a rotina do departamento pessoal e de recursos humanos das empresas, tornando-se uma das atribuições mais importantes para os profissionais da área. A partir do dia 1º de abril de 2023, mais uma obrigação trabalhista será incorporada ao eSocial: a reclamatória trabalhista.

A partir desta mesma data, todos os dados referentes aos processos trabalhistas cujas decisões transitaram em julgado, homologados ou no âmbito da CCP (Comissão de Conciliação Prévia) ou Ninter (Núcleo Intersindical), deverão ser informados ao eSocial, independentemente do período abrangido pelas decisões. A novidade trará fortes impactos a este setor, que deverá se adequar para atender a esta demanda.

Para isso, foram criados quatro eventos direcionados para essa missão nova rotina. São eles:

S-2500 (responsável por registrar os dados dos processos trabalhistas na Justiça do Trabalho e dos acordos celebrados nas CCPs e Ninter);

S-2501 (informa os valores do imposto de renda retido na fonte e das contribuições previdenciárias);

S-3500 (relativo à exclusão de eventos de tais processos);

S-5501 (evento de retorno referente às informações de tributos decorrentes dos processos trabalhistas).

Com base nas informações prestadas no evento S-2500, serão calculados o valor do FGTS e, as informações prestadas no evento S-2501 servirão de base para o cálculo das contribuições previdenciárias e do imposto de renda. Portanto, a GFIP 650/660 de reclamatória trabalhista será substituída pela DCTFWeb específica de Reclamatória Trabalhista separada da DCTFWeb mensal e pelo FGTS Digital. A expectativa é que, para a competência abril, o DARF de imposto de renda já esteja disponível na DCTFWeb, como já ocorre com o DARF previdenciário. Até que o FGTS Digital esteja em operação, previsto para o segundo semestre de 2023,  será necessário continuar enviando a GFIP 650/660 para fins de recolhimento do FGTS de reclamatória trabalhista.

Apesar de ter sido estabelecida visando auxiliar a prestação dessas informações e trazer uma maior clareza nesse processo usual, a mudança trará certas complexidades que, se não forem feitas com cuidado, podem prejudicar ainda mais a regularização jurídica e contábil das empresas – principalmente, no que diz respeito à responsabilidade de quem deverá prestar tais contas no sistema.

Independentemente da qualidade de empregador, aquele que realizar o pagamento da condenação ou acordo também precisará prestar tais informações no eSocial, pois o pagamento também pode decorrer de responsabilidade solidária ou subsidiária. Agora, considerando o destino de tais dados à administração pública e seu extremo grau sigiloso, seu compartilhamento para terceiros é inteiramente proibido, podendo constituir infrações nas esferas administrativas, penal e civil.

Ainda, a falta de padrão para tais sentenças será um dos maiores desafios enfrentados pelo DP e RH. Esta continuará sendo uma demanda de olhar individual acerca de cada situação, o que eleva a importância do apoio de uma consultoria contábil com profissionais qualificados que tenham a expertise no ramo para assegurar a melhor condução para cada caso.

Mas, muito além destas adequações técnicas, tanto o RH quanto o DP precisarão ajustar seu mindset por completo com esta inclusão dos processos trabalhistas no eSocial – prezando por uma comunicação clara e constante entre os times para que não percam prazos e estejam cientes quanto aos dados que serão inseridos. Em meio a interpretações divergentes em cada caso, é apenas com um alinhamento jurídico, profissional e departamental interno que as empresas conseguirão se ajustar a esse novo cenário com exatidão.



Amanda Alves e Patrícia Ignácio - gestoras da Ecovis BSP.


BSP
https://ecovisbsp.com.br/

 

Cinco dicas para aumentar a produtividade estudando on-line

Organização de prioridades e redução do tamanho das tarefas são alguns dos mecanismos para evitar a procrastinação

 

Os maiores desafios de quem estuda on-line giram em torno do comportamento social e do engajamento. Se desvencilhar de práticas como o adiamento de tarefas para muitas pessoas pode não ser algo simples, pois demanda um grande esforço e o resultado só é perceptível a longo prazo.

É fundamental que os alunos possuam estratégias de produtividade para aumentar o rendimento e potencializar o processo de aprendizagem. Para aumentar a eficiência nos estudos, a Gama Pré-Vestibular, curso preparatório com aulas online ao vivo, elencou algumas práticas que podem ser empregadas. 

 

  • A montagem do plano de estudos deve ser feita sempre antes da semana iniciar, na semana anterior ou no final de semana prévio 

É necessário estabelecer um tempo líquido possível para estudo, ou seja, devem ser retirados dos momentos de aula, atividades extra-curriculares e cuidados pessoais. Vale ressaltar que no início de uma rotina, sempre deve ser priorizada a formação do hábito, e não a intensidade dos estudos. Por isso, o plano deve ser evoluído gradualmente.

 

  • Reduzir o tamanho das tarefas  

Uma atividade que leva um tempo maior rapidamente é encarada como de alto esforço e de recompensa tardia pelo cérebro. Por isso, fragmentar as tarefas em pequenos pedaços ajuda na conclusão delas de forma eficaz e otimizada.

 

  • Estabelecer metas palpáveis e claras no plano de estudos 

Quanto mais a meta for específica, mais fácil de cumprí-la. Por exemplo: “Fazer 10 questões da aula 3 de Geografia” e não “estudar Geografia”.

 

  • Manter um espaço na agenda para possíveis imprevistos 

Imprevistos acontecem, e como não temos como saber o que acontecerá, é importante manter um momento ao final da semana para cumprir os estudos que ficaram atrasados durante a semana. Isso funciona como uma válvula de escape e reduz a ansiedade quando não é possível seguir fielmente o plano.

 

  • Encontrar um ambiente adequado para as tarefas  

O espaço interfere tanto na procrastinação quanto na manutenção do foco. No ponto de vista dos estudos, na aula on-line o aluno pode  fechar a câmera e se comportar da maneira que quiser sem que haja um controle para isso. Dessa forma, as únicas coisas que fazem com que ele mantenha o foco na aula são o engajamento que o professor propõe naquele momento e, claro, da própria capacidade do estudante manter-se focado. 

De acordo com Lorenzo Tessari, COO da Gama Pré-Vestibular, as instituições devem dar suporte pedagógico quase que incondicional para os alunos. “Se tornar o ensino online reduz custos, o serviço pode ser aprimorado em compensação. É necessário que os alunos possuam um acompanhamento de um mentor ou pedagogo para guiar o aluno nesse processo”, explica.

Lorenzo pontua que outra forma de auxiliar os alunos é aplicar metodologias ativas que envolvam o aluno para os mesmos se sentirem engajados nas atividades. “Hoje já existem inúmeras plataformas que trabalham dessa forma e podem ser acopladas ao modelo de ensino da escola. De qualquer forma, o aluno precisa entender o que será passado na semana, alinhar com seu objetivo final, seja aprovação em um vestibular/concurso ou passar de ano na escola/faculdade”, finaliza.

 

Gama Pré-Vestibular

gamaprevest.com 

 

Como a tecnologia pode eliminar fraudes financeiras?

Neste exato momento, alguém pode estar sendo vítima de uma fraude financeira. Embora esse problema seja abordado recorrentemente, ainda assim, os índices de golpes seguem crescendo ano a ano. E, dentre as diversas formas para blindar  possíveis ataques e garantir a segurança durante as operações,  a tecnologia ganha papel de destaque.

A realidade assusta. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serasa, a cada 10 brasileiros, quatro já foram vítimas de fraudes financeiras. Além disso, segundo o relatório divulgado pela Apura Cyber Intelligence, as tentativas de fraudes mais comuns englobando o uso de cartões de crédito, débito ou pré-pago, tiveram um aumento de 637% no primeiro semestre de 2022 em relação ao mesmo período no ano anterior.

Os dados chocam, afinal, já não existem medidas protetivas para evitar tais problemas? Sim. Atualmente, diversas empresas têm adotado métodos a fim de garantir a segurança dos usuários, sendo as mais conhecidas: verificação de identidade, a qual o sistema só libera o acesso mediante ao reconhecimento facial ou biometria; análise de dados, em que a empresa possui padrões para observar as informações e identificar alguma movimentação suspeita; e a autenticação de multifator, relacionada a ações de confirmação de autenticidade para além da senha numérica, através de SMS ou e-mail.

Certamente, todos esses recursos estão atrelados ao potencial uso da tecnologia que ajuda a garantir a aplicação desses métodos. Hoje, por exemplo, empresas credoras já estão respaldadas do uso da Inteligência Artificial (IA) para confirmar informações e monitorar as ações dos usuários. No entanto, mesmo diante de tamanhos recursos, as fraudes financeiras no Brasil seguem crescendo em um ritmo acelerado, tendo registrado no final de 2022, pelo Serasa Experian, o total de 682 mil tentativas.

Uma das fortes razões para esse cenário está, justamente, no fato de estarmos inseridos em um sistema que possui um déficit de educação financeira. Temos enraizado em nossa cultura o pensamento de precisar “sentir na pele” para, de fato, mudar a postura e padrão comportamental. Até porque, embora exista um grande apelo da importância de verificar onde irá adicionar dados pessoais, principalmente bancários, muitos ainda acabam se tornando vítimas por negligenciarem tais riscos.

Diante dessa perspectiva, precisamos enfatizar que, assim como os usuários, as empresas também estão sujeitas a fraudes. Não à toa, vemos com frequência grandes monopólios no alvo de escândalos financeiros, pois não tinham um controle operacional eficiente para se blindarem da possibilidade de serem suscetíveis a esse cenário.

Nesse aspecto, podemos afirmar que a tecnologia é uma forte aliada para eliminar e proteger de possíveis fraudes financeiras. Entretanto, sem o escopo necessário para sua aplicação, não irá surtir eficácia alguma. Isso é, torna-se primordial que os usuários cultivem a consciência do maior cuidado durante as operações, bem como as organizações estejam munidas de softwares que garantam a sua máxima segurança.

Uma boa ação para isso é contar sempre com o apoio de um sistema de gestão que tenha incluso em suas funções soluções de apoio fiscal e financeiro que ajudem no máximo controle, agilidade e segurança dessas operações – como é o caso da VAN Bancária, que facilita o envio direto das informações sem que transite em outras vias.

Todos esses recursos apontados são provenientes ao suporte oferecido pela tecnologia que, cada vez mais, vem trazendo novos métodos seguros e protetivos. O Blockchain, por exemplo, vem se tornando a grande aposta para o setor financeiro, já que permite a centralização de todas as informações dos usuários e garante uma forte trilha de auditoria para identificar prováveis falhas.

Assim, precisamos deixar claro que as fraudes financeiras podem ser eliminadas com o apoio da tecnologia, desde que haja um apoio mútuo de ambas partes envolvidas no que condiz em sua aplicação correta. Não podemos afirmar que esse problema será extinto, uma vez que envolve diversos aspectos em sua resolução. Mas, nessa jornada, a tecnologia certamente será a grande guia para esta máxima segurança.

 

Tiago Anjos -gerente de produtos do Grupo Skill.


Grupo Skill
https://gruposkill.com.br/

 

Etarismo: entenda os impactos do preconceito relacionado à idade

Preconceito etário virou alvo de debate nas redes após a repercussão de um vídeo em que estudantes de uma universidade de Bauru debocham de uma colega de 40 anos
 

Preconceito relacionado à idade, o etarismo constitui uma discriminação contra indivíduos ou grupos etários com base em estereótipos associados a pessoas idosas. Ele pode ocorrer de diferentes formas, em diversos momentos e ambientes. A prática causa danos, desvantagens e prejudica a saúde e o bem-estar, constituindo um grande obstáculo à formulação de políticas e ações eficazes para o envelhecimento saudável. 

Uma análise que incluiu 422 estudos de 45 países, realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), constatou que o preconceito associado à idade teve impacto sobre a saúde do público idoso em todos os países avaliados. São diversos os efeitos do etarismo, principalmente no aspecto emocional ou psicológico, podendo levar a pessoa idosa a ficar deprimida, afastando-se do convívio social e tornando-se invisível. 

“Há sérios impactos sobre todos os aspectos da saúde. O etarismo encurta vidas, piora a saúde física e os comportamentos alimentares, impede a recuperação de incapacidades, leva à deterioração da saúde mental, exacerba o isolamento social, a solidão e piora a qualidade de vida”, explica a geriatra e presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), Dra. Ivete Berkenbrock. 

O etarismo tem, ainda, impacto econômico sobre os indivíduos e a sociedade, contribuindo para a insegurança financeira e a pobreza. A maior probabilidade é que as consequências impactem os grupos mais desfavorecidos. Além disso, as pessoas idosas com menor escolaridade têm maior probabilidade de vivenciarem os prejuízos que o preconceito tem sobre a saúde. 

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2021, existiam no Brasil 32 milhões e 900 mil pessoas com mais de 60 anos de idade. Em 2060, a expectativa é que o número chegue a mais de 58 milhões, total superior a 25% da população brasileira. Para Ivete, os dados apontam a necessidade de debater a velhice, os cuidados relacionados à saúde e também os diferentes tipos de preconceitos sofridos por esta parcela da população. 

“Uma reflexão importante é que a população idosa é heterogênea e, quando se fala em idoso, é importante saber de quem estamos falando. Algumas crenças versam sobre premissas equivocadas: idosos não podem estudar ou trabalhar; pessoas mais velhas possuem saúde debilitada; idosos são um ônus econômico para a sociedade. A retirada da autonomia para que tomem decisões e a infantilização são alguns exemplos deste preconceito”, reforça.
 

Como combater o etarismo

De acordo com a especialista, mais do que discutir o assunto e colocá-lo em pauta em todas as oportunidades, uma das formas cotidianas de se combater o preconceito por idade e quebrar qualquer paradigma é o estímulo à convivência intergeracional: “Essa prática pode ajudar a reduzir o sentimento de solidão das pessoas idosas e contribuir sobremaneira com a educação e habilidades como pensamento crítico, a resolução de problemas e a conexão social”. 

Outra forma de lutar contra o etarismo é por meio da uma comunicação mais inclusiva e menos discriminatória. Neste caso, é preciso avaliar a forma como cada um conversa com as pessoas idosas e verificar se suas falas podem de alguma maneira impactá-las negativamente. Para contribuir com essa reflexão, a SBGG criou em suas redes sociais uma série chamada Pílula Anti-Etarista: episódio 1, episódio 2. 

Além disso, para disseminar informações sobre o assunto, a SBGG desenvolveu uma série especial sobre os impactos do etarismo na vida das pessoas idosas. Confira:

O impacto do etarismo nas pessoas idosas - SBGG

Impacto do etarismo sobre a saúde física - SBGG

Etarismo no ambiente de trabalho - SBGG

Etarismo na saúde e na assistência médica - SBGG

Inteligência artificial e etarismo - SBGG

O etarismo na televisão e nas redes sociais - SBGG

O etarismo e o judiciário - SBGG

 

Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - SBGG

 

Finanças pessoais: como se livrar dos pesadelos e focar nos sonhos

Planejar as finanças pessoais permite entender quais são as formas mais seguras para atingir um determinado objetivo. Mesmo não possuindo a renda dos sonhos, com uma organização orçamentária é possível estabelecer metas respeitando o seu poder aquisitivo ou, ao menos, ter uma noção de como agir para chegar lá. 

Entretanto, esse planejamento não é uma realidade para a maioria dos brasileiros, já que o país possui um índice de qualidade de educação financeira baixo, mesmo sendo a 10º economia do mundo. Uma pesquisa da Onze, aponta que 74% dos brasileiros dizem que o dinheiro é sua maior fonte de preocupação.  

Entendo que o ponto de partida para ter mais segurança financeira é estabelecer metas, anotando tanto os custos daquilo que deseja conquistar quanto dos seus próprios rendimentos e contas. A partir disso, avaliar e respeitar a priorização dos gastos a fim de garantir a ordem com que as despesas devem ser priorizadas. 

É claro que, mesmo com um planejamento adequado, é importante que a gente avalie a situação socioeconômica do país, que influencia diretamente na qualidade de vida da população. Por isso, entendo também que as empresas têm um papel fundamental em fornecer essa saúde financeira aos seus colaboradores, pois grande parte não tem esse tipo de orientação. 

Afinal, pessoas estáveis financeiramente são mais propensas a aumentar seu capital, estabilizar suas despesas e, consequentemente, alavancar o crescimento econômico/patrimonial. A partir disso, elas possuem mais possibilidades de realizar sonhos e sair dos ciclos de endividamento, pois esse cenário estimula um futuro mais consciente.

Vejo que muitas pessoas não iniciam esse processo de reeducação financeira e os riscos estão relacionados justamente a um agravamento da sua situação financeira, pois quanto maiores os gastos por impulso, como despesas desnecessárias e acesso descontrolado a linhas de crédito, maiores são as chances de você contrair várias dívidas ao mesmo tempo.

Posso concluir afirmando que o planejamento financeiro permite entender os caminhos que existem para atingir um determinado desejo pessoal ou profissional, realizando sonhos e se desprendendo de antigos pesadelos relacionados a ciclos de dívidas. Além disso, quando a gente se dispõe a fazer o planejamento financeiro, ele se torna um grande incentivador para transformar a atual realidade.

 

Lucas Radd - sócio-fundador e CEO da Rufy, plataforma de saúde financeira, destinada para pessoas e empresas, interessadas em oferecer o sistema como benefício aos colaboradores.

 

123milhas alerta consumidores sobre fraudes e dá dicas para compras seguras

Plataforma de turismo promove Semana da Compra Segura, com orientações de como evitar golpes

 


Fazer compras online é uma tendência que cresce a cada dia. A praticidade de adquirir bens e serviços sem precisar sair de casa é um dos motivos que levam mais de 60% dos brasileiros a preferirem comprar pela internet do que ir a lojas físicas, segundo dados de pesquisa realizada em dezembro de 2022, pelas empresas Octadesk e Opinion Box.

 

Comprar pela internet reúne inúmeros benefícios, mas para garantir uma experiência 100% segura os consumidores precisam estar atentos. Alertando os usuários sobre os perigos dos golpes e das fraudes financeiras, a 123milhas promove a Semana da Compra Segura. Ao longo de sete dias, por meio de seus diversos perfis oficiais, a plataforma passa dicas de segurança e explica o passo a passo para uma experiência eficiente e confiável com a empresa.

 

De acordo com Luiz Gama, gerente de Segurança da Informação da 123milhas, a ação visa incentivar os consumidores a serem mais precavidos. “Nosso objetivo é alertar e educar nossos clientes para que adotem uma postura segura em relação a suas compras na internet e no celular, seja ao adquirir um de nossos produtos ou serviços de viagem, ou mesmo quando buscarem por qualquer outro tipo de produto ou serviço pela rede”, explica.

 

O timing da campanha da 123milhas não poderia ser mais preciso. Em 2022, segundo a Serasa Experian, o Brasil registrou mais de 3 milhões de tentativas de fraudes financeiras e eletrônicas. Segundo Luiz Gama, “a expectativa é que esse ano de 2023 seja ainda pior”.

 

“Essa ação é uma iniciativa no combate e na prevenção de fraudes financeiras, educando e incentivando os brasileiros a se precaver contra esse tipo de golpe praticado no âmbito do comércio eletrônico”, conclui o profissional.

 

Comprar na 123milhas é seguro quando o cliente se certifica de que está realizando todas as ações por meio dos canais oficiais da plataforma de turismo. É importante ter cautela, pois existem perfis e sites falsos que se passam pela empresa para aplicar golpes e cometer fraudes. Veja, a seguir, os principais pontos aos quais os clientes devem se atentar ao adquirir produtos e serviços turísticos com a 123milhas.

 

• Conheça os canais oficiais da 123milhas: as contas da 123 no Instagram, Facebook, Youtube, TikTok, Pinterest e Telegram são verificadas, ou seja, ao lado do nome há um selo de “confirmado”, que pode ser azul ou verde, dependendo do canal. Existem, nas redes sociais, contas que se passam pela 123milhas e tentam até mesmo emular o símbolo de “verificado”, seja com emojis, montagens ou outros artifícios. Analise atentamente o perfil antes de interagir com ele. 

 

O Instagram da 123milhas é verificado pela plataforma


• Procure o símbolo de verificado também no WhatsApp: aém das contas citadas acima, a 123milhas também está no WhatsApp. Todos os contatos da plataforma no aplicativo são verificados, então sempre certifique-se de encontrar o símbolo oficial de de “confirmado” ao lado do perfil. A 123milhas ressalta que seus colaboradores não enviam documentos, fotos de crachás e comprovantes para se identificar. 

O Whatsapp da 123milhas é verificado pela plataforma

• Não clique em anúncios de perfis não oficiais: todos os anúncios da 123milhas nas redes sociais são feitos pelos perfis oficiais verificados. Portanto, desconfie de anúncios que vierem de contas não verificadas.

• Confira a URL do site: ao ser direcionado para uma página de vendas no site da 123milhas a partir de um link da internet, deve-se conferir a URL. O endereço oficial da plataforma sempre vai começar com “123milhas.com”. Depois desse termo, pode haver outras palavras, números ou diversos caracteres. O importante é se atentar ao início do endereço.

• Fale com a 123milhas pelos contatos da Central de Ajuda: se precisar conversar diretamente com a 123milhas, sempre opte pelos contatos que são disponibilizados na Central de Ajuda da plataforma. Ela pode ser acessada a partir do site oficial, 123milhas.com. Basta clicar no ícone “Ajuda”, no canto superior direito da home.

Na página da FAQ 123 você encontra todas as informações de contato da 123milhas

• Certifique-se, na hora do pagamento, de que o boleto ou a chave PIX estão no nome da 123milhas: ao fazer um pagamento para a 123milhas, sempre se certifique de que o boleto ou a chave PIX está no nome da empresa. A 123milhas nunca vai solicitar pagamentos em nome de terceiros e também não faz cobranças via WhatsApp.


As tendências que vão impulsionar mudanças tecnológicas nos bancos


Com o setor de serviços financeiros em constante mudança, identificar os aspectos que demandam mais tempo e esforço pode ser um desafio para organizações de todos os porte. Encontrar o equilíbrio entre estar na vanguarda e, ao mesmo tempo, não desperdiçar energia em frentes que não trazem resultados para os negócios, pode ser uma escolha difícil. No entanto, as empresas devem ser responsivas e adaptáveis às mudanças e seguir tendências importantes do mercado para permanecerem relevantes em seu setor e acompanhar sua evolução. 


Para o setor bancário, um dos mais competitivos do Brasil, a recomendação para se ter sucesso é ficar atento a quatro importantes tendências: 


 

1. Olhar do consumidor - Claro que a necessidade de estar focado nos clientes não é novidade, mas o que mudou é a atenção que esta área deve receber dos líderes de negócio. Há uma mudança da inclusão dos desejos e necessidades dos clientes na estratégia da companhia, tendo esses consumidores como a força motriz por trás de todas as decisões. Sem dúvida, as expectativas dos clientes continuam a aumentar e a tolerância com serviços ruins é quase zero. Com a fidelidade intimamente ligada à satisfação, o uso crescente da tecnologia no cotidiano e o amadurecimento das ferramentas tem aumentado de forma exponencial, fazendo com que sete em cada dez transações bancárias sejam digitais. Isso demonstra que a forma como os serviços são oferecidos também está mudando.  


Com o avanço da tecnologia, os consumidores têm cada vez mais demandado transações em tempo real e atendimento online - especialmente por aplicativos dos bancos ou mensagens instantâneas. Isso tem criado uma expectativa cada vez maior em relação à velocidade, disponibilidade, segurança e eficiência. Assim, 87% dos participantes de uma pesquisa global sobre tecnologia bancária afirmam que os desejos dos clientes em relação aos canais digitais e sua usabilidade impulsionaram de forma acelerada a digitalização nos bancos; e essa tendência vai continuar nos próximos anos. 


 

2. Simplificação de operações - Como parte do esforço para se tornarem mais centradas nos clientes, as empresas estão reavaliando como operam e estudando seus principais focos estratégicos. A necessidade de reduzir custos e oferecer eficiência impulsionaram o realinhamento de modelos operacionais para que os serviços financeiros se tornem cada vez mais ágeis e adaptáveis para o futuro. Assim, a busca por tecnologias em expansão massiva no setor é fundamental para o desenvolvimento de produtos bancários disruptivos e de serviços ainda mais satisfatórios. Isso inclui adotar soluções que utilizem tecnologias como Inteligência Artificial (IA), 5G, Cloud, Big Data e ferramentas de segurança cibernética. Outra tendência importante que faz parte do foco em simplificar as operações é o Open Finance, que, segundo a Febraban, teve a adesão de 644 mil pessoas e 4 mil empresas em 2022.  


Os bancos seguem suas jornadas para oferecer um portfólio cada vez mais amplo aos consumidores finais, oferecendo produtos financeiros ou não-financeiros. Nesse contexto, a expectativa é que ocorra um aumento na geração e compartilhamento de dados, conforme os clientes perceberem que a integração de dados financeiros proporciona uma experiência completa, segura e satisfatória, além de ótimos descontos.   


 

3. Fortalecer o tradicional com modernidade - O dinheiro em espécie ainda desempenha um papel essencial na vida das pessoas. Portanto, manter essa opção de pagamento continua sendo vital. Entretanto, nota-se uma mudança na forma como essa opção de pagamento será tratada. Após a pandemia, os caixas eletrônicos de autoatendimento tiveram um aumento de 10% nas operações de saque. Por isso, o número de terminais espalhados pelo território nacional se mantém estável, incentivado pelas particularidades das diversas regiões do País e pelos hábitos da população brasileira, que ainda usa cédulas como forma de pagamento. Assim, os bancos mais bem sucedidos têm investido em um novo modelo de estrutura mais enxuta e direcionada, com terminais, ATMs e Postos de Atendimento Bancário estrategicamente localizados para manter a presença próxima aos clientes e, ao mesmo tempo, a capilaridade em todo o território brasileiro. 


 

4. Transformar a TI e a segurança da informação – A transformação digital depende, também, de uma mudança cultural e na forma de pensar. Assim como as empresas, os bancos precisam reunir um time de profissionais que possua conhecimento técnico e de negócios para estar inserido em uma cultura focada na agilidade, centralidade do cliente e na produtividade. Além disso, também é preciso reestruturar o modelo de TI, mudando o formato plan-build-run para um estratificado, baseado em plataformas e produtos. Com isso, será possível alcançar a agilidade e a eficiência desejadas. Por ser estratégica e fundamental para a continuidade dos negócios, a segurança cibernética também está na agenda das empresas brasileiras e a tendência é tratá-la de forma proativa e defensiva. Assim, as instituições financeiras estão discutindo cenários e simulando possíveis ataques para se protegerem melhor de situações de risco ou até mesmo para restabelecerem suas infraestruturas diante de eventuais invasões (Disaster Recovery). Devido ao crescimento exponencial de Cloud, APIs, conexões com terceiros e parceiros no ecossistema, existe uma maior complexidade operacional que requer visibilidade para prevenir e gerenciar riscos de forma mais rápida e muito mais eficaz, inclusive para a recuperação de ambientes. 

Liderado pelas demandas dos consumidores, maior concorrência e um cenário regulatório em mudança, o setor de serviços financeiros como um todo deve continuar seu caminho de evolução, mantendo o Brasil em destaque no cenário mundial. Entretanto, a evolução depende da capacidade das empresas de serem flexíveis e aptas para adaptar seus serviços e soluções para as principais forças motrizes da indústria. A diferenciação será importante para o processo de satisfação dos clientes e, no que depender das maiores empresas de tecnologia do mundo, certamente essa jornada de evolução está apenas começando. 

 

 

Elias Rogério da Silva - Presidente da Diebold Nixdorf do Brasil 

 

Regulamento de Dosimetria para a LGPD é passo importante, mas ainda há espaço para a subjetividade, avalia especialista

Sanções podem ser aplicadas também em relação a casos ocorridos antes da publicação do Regulamento


A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) publicou no fim de fevereiro o Regulamento de Dosimetria e Aplicação de Sanções Administrativas (Resolução CD/ANPD 04/2023), que possibilita que a ANPD atue efetivamente como autoridade capaz de aplicar penalidades conforme o previsto na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Com o texto, que detalhar penalidades e as classifica conforme sua gravidade, além de determinar suas proporcionalidades, a autoridade possui todas as ferramentas necessárias para fiscalizar e exigir o cumprimento da lei. “Até então, a atuação da ANPD ocorria de forma exclusivamente orientativa. O detalhamento das sanções é um passo importante para demonstramos à sociedade que a LGPD já “pegou””, afirma Tania Liberman, sócia do Cescon Barrieu na área de tecnologia e proteção de dados. O regulamento foi publicado após a realização de uma audiência pública e uma série de contribuições públicas recebidas ao longo de agosto e setembro de 2022.

Tania afirma, porém, que ainda há um certo grau de subjetividade na linguagem sobre a gravidade das sanções. Além disso, ela afirma que parece exagerado que qualquer infração envolvendo idosos seja considerada uma infração grave. “Entendo que isso deveria ocorrer em caso de incidentes com maior possiblidade resultarem na aplicação de golpes e similares, mas não a todos os incidentes de segurança). Outro ponto crítico diz respeito ao artigo 27 que oferece a possibilidade da ANPD afastar a metodologia de dosimetria ou substituir a penalidade se considerar a sanção desproporcional à gravidade da infração. Essa subjetividade certamente gera apreensão e incerteza jurídica no mercado”, analisa ela.

A LGPD já está em vigor desde setembro de 2020 e suas sanções se tornaram efetivas desde agosto de 2021. “Apesar da publicação do regulamento ter ocorrido apenas em 2023, entendemos que as multas podem ser aplicadas às infrações à LGPD ocorridas desde agosto de 2021. A própria ANPD já declarou que existem vários casos sob a análise da autoridade que estavam aguardando a Resolução.  Esses casos poderão ser os primeiros sujeitos às sanções administrativas da LGDP”, ressalta a advogada.

  

Cescon Barrieu
www.cesconbarrieu.com.br

 


GSH Banco de Sangue de São Paulo está em estado de alerta e convoca doadores

 
O GSH Banco de Sangue de São Paulo faz uma nova convocação de doadores para que seus estoques sanguíneos se mantenham em um nível equilibrado e atendam com conforto às demandas dos hospitais da cidade e região. A instituição vem recebendo apenas 40 doações por dia, quando o ideal seriam 100 coletas diárias, para que se possa atender com equilíbrio às demandas dos hospitais. 

Atualmente, todos os tipos sanguíneos são bem-vindos, porém a necessidade maior são os tipos O e A negativos e positivos. Por isso, o apelo da instituição é para que os doadores compareçam ao Banco de Sangue para praticar esse gesto solidário que pode salvar até 4 vidas. 

A doação de sangue proporciona chance de vida e esperança aos pacientes internados que necessitam de transfusões, entre eles, os que têm anemia falciforme, os que estão em tratamentos de câncer, além das vítimas de acidentes de trânsito e queimaduras, pacientes que serão submetidos a cirurgias de médio e grande porte, como cardíacas e transplantes. 

O GSH Banco de Sangue de São Paulo atende diariamente, das 7h às 18h, inclusive aos domingos e feriados, na Rua Tomás Carvalhal, 711, no bairro Paraíso. Para doar, basta comparecer à unidade, ou agendar previamente, observando os requisitos abaixo.

 

Requisitos básicos para doação de sangue:

  • Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH etc.) em bom estado de conservação;
     
  • Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação);
     
  • Estar em boas condições de saúde;
     
  • Pesar no mínimo 50 kg;
     
  • Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
     
  • Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas.
     
  • Não é necessário estar em jejum;
     
  • Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e língua (12 meses após a retirada);
     
  • Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;
     
  • Não ter tido gripe ou resfriado nos últimos 7 dias;
     
  • Não ter tido Sífilis, Doença de Chagas ou AIDS;
     
  • Não ter diabetes em uso de insulina; 

 Consulte a equipe do banco de sangue em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias.

 

Critérios específicos para o Coronavírus:

  • Pessoas com diagnostico ou suspeita de Covid, deverão aguardar 10 dias após completa recuperação e sem o uso de medicamentos;
     
  • Pessoas com teste positivo para Covid sem sintomas deverão aguardar por 10 dias após a data da coleta do exame;
     
  • Se teve contato com paciente positivo ou com suspeita de COVID-19 e/ou realizou isolamento voluntário ou por orientação médica aguardar 10 dias após o último contato/término do isolamento;
     
  • Aguardar 48h caso tenha tomado a vacina Coronavac/Sinovac e 7 dias caso tenha tomado a Astrazeneca, Pfizer ou Janssen.
     

Serviço:
GSH Banco de Sangue de São Paulo
Endereço: Rua Tomas Carvalhal, 711 -- Paraíso
Tel.: (11) 3373-2000
Atendimento: Diariamente, inclusive aos finais de semana, das 7h às 18h. Estacionamento gratuito no local.

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