Com a proximidade das eleições municipais e a polarização que extrapola os debates, a fonoaudióloga Juliana Algodoal, PhD em análise do discurso em situação de trabalho, especializada em comunicação estratégica, aponta algumas dicas sobre como os gestores podem ajudar nas discussões sobre o tema no ambiente corporativo (virtual ou presencial), da forma mais democrática possível:
- Conhecer e divulgar as regras da empresa sobre apoios políticos;
- Usar
o bom senso para “estancar” as discussões mais agressivas;
- Estar
ciente que seu papel é transformar conflitos de ideais em apresentação de
ideias;
- Promover
a consciência política e o entendimento de que política vai além dos
políticos;
- Respeitar
as diferenças de ideias e estar sempre atento para nunca, jamais invadir a
liberdade de expressão de ninguém;
- Ter
coerência com o posicionamento político da empresa para conduzir o tema
com as equipes;
- Jamais
usar seu cargo para influenciar seus liderados;
- Lembrar
que pessoas que ocupam cargos de liderança em uma empresa são muito mais
que um CPF. Representam um CNPJ e sua conduta com a equipe também pode
revelar o comportamento da própria empresa. Isso se aplica a entrevistas
para imprensa e posts nas redes sociais;
“Um gestor precisa estar preparado para contornar possíveis desavenças políticas para que elas não afetem o clima e as relações na empresa e impactem as rotinas. Incentivar a ampliação do conhecimento e da politização é uma atitude de utilidade pública e pode ajudar cada colaborador a cobrar e exercitar sua tarefa de cidadão, bem além do voto”, conclui Juliana Algodoal.
Juliana Algodoal - Considerada uma das maiores especialistas em Comunicação Corporativa do país, Juliana Algodoal é PhD em Análise do Discurso em Situação de Trabalho – Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem e fundadora da empresa Linguagem Direta*. Acumula mais de 35 anos de experiência no desenvolvimento de projetos que buscam aprimorar a interlocução no ambiente empresarial - tendo como clientes grandes companhias, como BASF, Porto Seguro, Novartis, Pfizer, Aché, Itaú, Unimed Nacional, Samsung, dentre outras. Também é presidente do Conselho de Administração da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário