Atualmente, nossa vida gira em torno da internet e das facilidades que a ferramenta nos proporciona, especialmente as redes sociais. Neste mundo globalizado em que vivemos, é cada vez mais raro dependermos de serviços físicos - com isso, não quero dizer que revistas, jornais e livros impressos, TV e rádio vão acabar, mas sim que conseguimos acessar esses conteúdos por meio de tablets e smartphones.
Um exemplo recente que posso trazer foi a transmissão dos Jogos Olímpicos de Paris: um dos canais mais procurados foi a Cazé TV, um serviço de streaming que, além de angariar milhões de visualizações com suas transmissões, ofereceu uma cobertura extensa e variada. Ainda sobre esse assunto, agências publicitárias têm direcionado suas ações para a internet; pela primeira vez, vê-se um aumento significativo nesse tipo de investimento: mais de R$ 2,3 bilhões (equivalente a 39,6% dos investimentos) foram para plataformas digitais, enquanto o montante destinado à TV aberta ficou em pouco mais de R$ 2,2 bilhões (37,4%).
Querendo ou não, a nossa realidade - e
o futuro também - é virtual, como mostrou um estudo recente realizado por IAB
Brasil e Kantar Ibope Media: entre 2020 e 2023, auge da pandemia de Covid-19,
houve um aumento de 35% no número de anunciantes únicos em canais digitais.
Apesar de a internet proporcionar muitas facilidades, é verdade que as marcas
encontram no marketing digital uma grande dificuldade, ainda mais quando as
principais plataformas, TikTok e Instagram, são dominadas pela Geração Z, uma
população que busca cada vez mais por conteúdos autênticos e relevantes.
Como melhorar a comunicação online
Antes de mais nada, quero destacar o relatório global de 2024 elaborado pela We Are Social em parceria com a Meltwater. Ele abordou várias tendências de comportamento importantes, incluindo um aumento no tempo que as pessoas gastam online, mudanças nas plataformas de mídia social favoritas e um declínio na audiência de TV, entre outras.
Apesar de eu estar focando o texto em
marketing e publicidade, as dicas que compartilho a seguir também podem ser
aproveitadas por criadores de conteúdo e pessoas que apenas desejam melhorar a
maneira como se portam online. Afinal, uma comunicação eficaz é a chave para se
conectar com o público-alvo desejado.
1. Conheça seu público. O primeiro passo é conhecer e entender quem compõe o público
que você deseja alcançar. Para isso, plataformas de análise de dados, como
Google Analytics e Facebook Insights, são recomendadas para obter essas
informações.
2. Adapte a linguagem ao canal de
comunicação escolhido. Se sua
plataforma de escolha for o Instagram, pesquise quais as principais tendências
e o estilo de linguagem adotado por outras marcas e pessoas que estão fazendo
nome nessa plataforma. Isso é corroborado por um estudo de 2023 da Sprout
Social, no qual 80% dos consumidores consideraram a adaptação da mensagem ao
canal importante para uma experiência de marca positiva. E lembre-se: nem
sempre o que funciona no Instagram vai dar certo no TikTok.
3. Mantenha a autenticidade, a
coerência e a interação com o público.
Como comentado, as pessoas, em especial os jovens da Gen Z, valorizam a
autenticidade e a originalidade - portanto, não deixe de lado uma comunicação
constante que consiga ressoar com seu público-alvo, tanto para ganhar quanto
manter a confiança dos seus seguidores. Além disso, responda aos comentários,
participe de discussões e crie conteúdo que incentive a interação para
construir uma comunidade engajada.
4. Utilize humor e emoção com
sensibilidade. É importante saber como utilizar as
tendências, especialmente memes, para engajar seu público. Isso não significa,
contudo, que o senso de humor e a emoção sejam adequados a todo momento, então
saiba analisar os contextos para evitar interpretações equivocadas e correr o
risco de perder seguidores.
5. Monitore os conteúdos e ajuste-os
continuamente. Por fim, não se esqueça de monitorar
as métricas para otimizar suas estratégias de comunicação. É essa análise que
vai auxiliá-lo na hora de ajustar as estratégias para manter a relevância e a
eficácia da comunicação.
Mari Galindo - fundadora da Nice House, plataforma de entretenimento com foco em vídeos verticais e geração Z
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