Organização de
prioridades e redução do tamanho das tarefas são alguns dos mecanismos para
evitar a procrastinação
Os maiores desafios de quem estuda on-line giram em
torno do comportamento social e do engajamento. Se desvencilhar de práticas
como o adiamento de tarefas para muitas pessoas pode não ser algo simples, pois
demanda um grande esforço e o resultado só é perceptível a longo prazo.
É fundamental que os alunos possuam estratégias de
produtividade para aumentar o rendimento e potencializar o processo de
aprendizagem. Para aumentar a eficiência nos estudos, a Gama Pré-Vestibular, curso preparatório com
aulas online ao vivo, elencou algumas práticas que podem ser empregadas.
- A montagem do plano de estudos deve ser feita sempre antes da semana iniciar, na semana anterior ou no final de semana prévio
É necessário estabelecer um tempo líquido possível
para estudo, ou seja, devem ser retirados dos momentos de aula, atividades
extra-curriculares e cuidados pessoais. Vale ressaltar que no início de uma
rotina, sempre deve ser priorizada a formação do hábito, e não a intensidade dos
estudos. Por isso, o plano deve ser evoluído gradualmente.
- Reduzir o tamanho das tarefas
Uma atividade que leva um tempo maior rapidamente é
encarada como de alto esforço e de recompensa tardia pelo cérebro. Por isso,
fragmentar as tarefas em pequenos pedaços ajuda na conclusão delas de forma
eficaz e otimizada.
- Estabelecer metas palpáveis e claras no plano de estudos
Quanto mais a meta for específica, mais fácil de
cumprí-la. Por exemplo: “Fazer 10 questões da aula 3 de Geografia” e não
“estudar Geografia”.
- Manter um espaço na agenda para possíveis imprevistos
Imprevistos acontecem, e como não temos como saber
o que acontecerá, é importante manter um momento ao final da semana para
cumprir os estudos que ficaram atrasados durante a semana. Isso funciona como
uma válvula de escape e reduz a ansiedade quando não é possível seguir
fielmente o plano.
- Encontrar um ambiente adequado para as tarefas
O espaço interfere tanto na procrastinação quanto
na manutenção do foco. No ponto de vista dos estudos, na aula on-line o aluno
pode fechar a câmera e se comportar da maneira que quiser sem que haja um
controle para isso. Dessa forma, as únicas coisas que fazem com que ele
mantenha o foco na aula são o engajamento que o professor propõe naquele
momento e, claro, da própria capacidade do estudante manter-se focado.
De acordo com Lorenzo Tessari, COO da Gama Pré-Vestibular, as instituições devem
dar suporte pedagógico quase que incondicional para os alunos. “Se tornar o
ensino online reduz custos, o serviço pode ser aprimorado em compensação. É
necessário que os alunos possuam um acompanhamento de um mentor ou pedagogo
para guiar o aluno nesse processo”, explica.
Lorenzo pontua que outra forma de auxiliar os
alunos é aplicar metodologias ativas que envolvam o aluno para os mesmos se
sentirem engajados nas atividades. “Hoje já existem inúmeras plataformas que
trabalham dessa forma e podem ser acopladas ao modelo de ensino da escola. De
qualquer forma, o aluno precisa entender o que será passado na semana, alinhar
com seu objetivo final, seja aprovação em um vestibular/concurso ou passar de
ano na escola/faculdade”, finaliza.
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