Especialista
explica a importância de construir uma base de clientes fiéis dispostos a pagar
mais pela expertise e valor agregadoFreepik
A falta de mentalidade de crescimento e de um
posicionamento claro são grandes obstáculos para o sucesso dos profissionais em
geral, incluindo os da área da beleza.
A mentalidade de crescimento deve ser cultivada
desde o início do negócio, motivando o profissional a buscar aperfeiçoamento
constante, a acreditar no seu potencial e a entender que os desafios são
oportunidades para evolução. Quando isso não acontece, muitos acabam caindo em
armadilhas comuns, como a de cobrar barato para atrair clientes. À primeira
vista, pode parecer uma estratégia eficiente, mas na prática, é como vender uma
joia rara pelo preço de bijuteria. Claro que isso é variável de acordo com o
serviço oferecido e do público alvo, porém o que acontece na maioria dos casos
é o não entendimento disso, o famoso "vou cobrar barato para não ficar sem
clientes", o que a longo prazo não é benéfico.
De acordo com a empresária, mentora e formadora de
profissionais na área da beleza, Thassia Piezzaroli, com isso, o profissional
só se desgasta, trabalha em excesso e, ainda assim, não é reconhecido pelo valor
que tem. “Cobrar barato não é a solução para aumentar a clientela, na verdade,
isso pode até afastar clientes que buscam qualidade e profissionalismo. O
posicionamento como um profissional que entende o seu valor e transmite isso
com confiança é essencial para construir uma carreira sólida e de sucesso”,
explica.
O talento, o desenvolvimento e o investimento que o
profissional fez em qualificação, devem vir em primeiro lugar e podem ser
comparados novamente a uma joia rara. Se essa joia é colocada em uma vitrine
sem destaque, ao lado de outras peças que aparentam ser iguais, o valor que ela
possui de fato, nunca vai ser percebido. O posicionamento é como se fosse essa
vitrine: ele destaca o trabalho do profissional no mercado, diferencia dos
demais e comunica ao cliente o valor que entrega. “Quando o profissional da
beleza não se posiciona adequadamente ou não adota uma mentalidade de
crescimento, ele está limitando o seu próprio potencial e a longevidade do seu
negócio”, alerta Piezzaroli.
Se posicionar corretamente no mercado significa
reconhecer o valor dos serviços oferecidos e, no caso dos profissionais de
beleza, entender que o trabalho vai muito além de um simples corte de cabelos
ou tratamento de pele, por exemplo. “Quando o profissional adota essa visão,
ele para de pensar que o preço baixo é sua única ferramenta e começa a
valorizar seu próprio desenvolvimento, investindo em técnicas, formação
contínua e marketing estratégico”, alerta a especialista.
A falta dessa mentalidade impede o crescimento.
Profissionais que não enxergam a importância de aprimorar suas habilidades ou
de se posicionarem de forma clara acabam estagnados, perdem oportunidades de
escalar seus negócios e fidelizar clientes que realmente reconhecem o valor de
um bom serviço prestado.
Por isso, é importante pensar a longo prazo. O grande problema disso são os cursos oferecidos no mercado da beleza, muito voltados somente para ensinar as técnicas para trabalhar e pouco ou quase nada sobre como se vender e se posicionar. “Isso lota o mercado de profissionais da beleza frustrados, que não conseguem crescer e prosperar", finaliza Thassia.
Thassia Piezzaroli - esteticista, micropigmentadora e desenvolveu um método autoral para melhorar o aspecto de estrias, manchas brancas e cicatrizes, o Microderme. Também é empresária, mentora e formadora de profissionais na área da beleza pela internet, através de cursos online - é pioneira na venda de cursos online e muito antes da pandemia, já falava sobre a importância do posicionamento digital. É sócia do fenômeno Natalia Beauty na área educacional e já formou mais de 25 mil alunas por todo o Brasil e em 36 países ao redor do mundo. Seu faturamento total chega a 40 milhões de reais, sendo 16 milhões só em 2023. Em 2024, a projeção é de alcançar mais 30 milhões de reais. @thassiapiezzaroli
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