Ao longo de nossa vida temos que tomar as mais
variadas decisões. Algumas não tão importantes, rotineiras, já outras que podem
mudar nossa vida drasticamente e, por conseguinte, a de outras pessoas.
No ambiente corporativo ocorre a mesma coisa – o
profissional precisa tomar grandes decisões e parte desse processo tem a ver
com antever as consequências que elas trarão para a empresa. Optar por algum
caminho pode não ser tarefa fácil, muito pelo contrário, pode ser bem árduo. Se
você já se encontrou perdido, com dificuldade para fazer escolhas importantes,
saiba que é possível mudar seu mindset e tornar o processo muito mais fácil.
Para decidir os rumos do negócio, por exemplo, você
precisará tentar equilibrar razão e emoção. É importante que todas as
alternativas sejam avaliadas, levando em consideração tudo o que pode ser
feito. Toda decisão deve ser um ato consciente a partir do mapeamento sobre o
que trará de ganhos e perdas.
Essa é a fase de coleta de informações, então
reúna o máximo que conseguir e não aja por impulso – é aí que a razão deve
falar mais alto, então avalie bem suas ideias e as absorva. Pense nas
dificuldades que você pode enfrentar e as consequências para a empresa, isso
irá ajudar a preparar um plano B caso algum imprevisto ocorra.
Agora que você criou um mapa mental com todas as
opções, avaliou e tomou a decisão que precisava, elimine o que você tem certeza
que não quer. Escolha entre as alternativas restantes e esteja pronto para
assumir os riscos. Não tenha medo das decisões que precisa tomar. Se você já
analisou e ponderou as consequências, chegou a hora de agir. Pode ser que você
erre, mas se equivocar é normal: assuma seus erros, caso eles ocorram, e
aprenda com eles.
A insegurança e o medo normalmente são sentimentos
fortes em pessoas que possuem certa resistência em tomar decisões difíceis e
criam uma barreira justamente na hora de encarar o desafio de frente. Mas não
escolher também é uma escolha e, da mesma forma, você será responsabilizado.
Talvez você precise de uma ajuda extra nesse processo e é aí que entra o coaching.
O coaching utiliza diversas ferramentas quem podem
ajudar a entender melhor a mente e ampliar a visão do colaborador. A partir
disso, o processo desenvolve mecanismos para reduzir a dificuldade na hora da
tomada de decisão. No mais, o Business Coaching auxilia o coachee a ter mais
autoconsciência de suas ações e consequências delas, autodisciplina, empatia e
motivação para alcançar metas e objetivos, além de desenvolver as habilidades
sociais que são tão necessárias para gestores.
O mercado demanda que os cargos de liderança sejam
ocupados por pessoas interessadas em renovar habilidades e comportamentos para
que elas tomem as decisões mais acertadas, que priorizem os funcionários e a
empresa de um modo geral. O coaching, portanto, tem papel fundamental para quem
quer se manter atualizado e deseja aumentar sua performance no trabalho. Mais
do que desenvolvimento profissional, o coaching é também desenvolvimento
pessoal.