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l #dezembrolaranja l #controleosol
Chegou a hora do Brasil se
vestir de laranja para combater e prevenir o câncer da pele, o de maior
incidência no Brasil e no mundo. Pelo terceiro ano consecutivo, a Sociedade
Brasileira de Dermatologia (SBD) lidera a campanha #dezembrolaranja.
Assim como acontece com o
Outubro Rosa e o Novembro Azul (respectivamente ligados ao câncer da mama e da
próstata), a campanha tem como objetivo alertar para os perigos de se expor ao
sol sem controle. Participar da campanha é fácil! Vista-se de laranja, decore
seu ambiente de trabalho, acesse o site www.controleosol.com.br
e compartilhe o conteúdo nas redes sociais com as hashtags #dezembrolaranja e
#controleosol.
Emerson Lima, Coordenador da
Campanha Nacional de Prevenção e Combate ao Câncer da Pele da SBD declara que
“o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento. O Dezembro
Laranja reforça a necessidade de atitudes fotoprotetoras de fácil execução no
dia a dia do brasileiro, objetivando conter a alarmante ascensão da doença”,
alerta o médico.
A campanha conta com o
patrocínio das marcas Episol, Sunmax, La Roche Posay, Vichy, Nivea Sun, Adcos e
Sundown.
MAIS DE 4
MILHÕES DE BRASILEIROS JÁ TIVERAM CÂNCER DA PELE, REVELA PESQUISA INÉDITA
Em 2016, a Sociedade
Brasileira de Dermatologia, junto com o DataFolha, divulga pesquisa inédita que
imprime a radiografia do hábito de exposição solar do brasileiro. A pesquisa
traz dados alarmantes:
- + de 100 milhões (106 milhões, mais precisamente) de brasileiros se
expõem ao sol de forma intencional nas atividades de lazer - 70% da população
acima de 16 anos
- 63% dos brasileiros não usam protetor solar no seu dia a dia = + 95
milhões de brasileiros não se protegem de forma regular
- 6 milhões de brasileiros adultos (mais de 4% da população) não se
protegem de forma alguma quando estão na praia, piscina, cachoeira, banho de
rio ou lago
- Dos entrevistados que têm filhos até 15 anos, 20% dessas crianças e
adolescentes não se protegem de forma alguma nas atividades de lazer. Se a
análise incluir as classes D/E, esse percentual sobe para 35%
- 4,5 milhões de brasileiros já tiveram câncer da pele
De 23 a 27 de agosto o
Datafolha avaliou os hábitos de fotoproteção de 2069 mil brasileiros, em 130
municípios. Segundo Sérgio Schalka, Coordenador da Pesquisa e do Consenso de
Fotoproteção da Sociedade Brasileira de Dermatologia, “a pesquisa é importante
para que possamos tomar iniciativas mais sólidas de prevenção ao câncer da pele.
Ainda temos grande parcela da população que não se previne adequadamente,
precisamos reverter este quadro”, afirma o Dermatologista.
Dados do Instituto Nacional
de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) estimam que, em 2016, serão
contabilizados cerca de 176 mil novos casos de câncer da pele não melanoma no
Brasil. Os principais tipos que ocorrerão no país serão, por ordem de
incidência, os de pele não melanoma (para ambos os sexos), o de próstata e o de
mama.
A Organização Mundial da
Saúde (OMS) prevê que, no ano 2030, existirão 27 milhões de casos novos de
câncer, 17 milhões de mortes pela doença e 75 milhões de pessoas vivendo com
câncer. O maior efeito desse aumento incidirá em países em desenvolvimento. No
Brasil, o câncer já é a segunda causa de morte por doenças, atrás apenas das do
aparelho circulatório.
SUPERPROTETOR,
MASCOTE DO #DEZEMBROLARANJA, É ESTRELA DE DESENHO ANIMADO LANÇADO PELA
SOCIEDADE
BRASILEIRA
DE DERMATOLOGIA
De personalidade simpática,
lúdica e cativante, o mascote Superprotetor chega para disseminar o Dezembro
Laranja, mês de prevenção e combate ao câncer da pele, de um jeito descontraído
e consciente a adultos e crianças. Ele tem como armas de proteção capa, óculos
escuros, protetor solar, além de relógio, para avisá-lo qual o melhor horário
para tomar banho de sol.
O desenho animado aborda
situações do cotidiano e reforça a necessidade de fotoproteção no dia-a-dia da
população, principalmente a prevenção da doença junto às crianças e
adolescentes. Segundo Dr. Gabriel Gontijo, Presidente da Sociedade Brasileira
de Dermatologia, “os efeitos nocivos do sol, quer sejam sobre a saúde da pele
quer sejam no envelhecimento, estão diretamente relacionados a intensidade da
exposição solar desde a infância, sendo cumulativos e irreversíveis. Portanto,
a prevenção começa precocemente, na infância!
O filme do Super Protetor se
passa num dia de trabalho árduo do Super-Herói protegendo pessoas no jardim
zoológico, no parque aquático, em construções com operários em ação, na praça e
feira livre. Ao final do filme, um convite: “faça parte da liga da
superproteção. Cuide da sua pele e divulgue essa causa. Entre no site: www.controleosol.com.br para se
informar e consulte, uma vez ao ano, um dermatologista da Sociedade Brasileira
de Dermatologia”.
Assista o desenho e conheça
o Superprotetor! https://youtu.be/rCfN8DYidx4
#DEZEMBROLARANJA INVADE A PORTELA
Até quem não é do samba sabe
que a Portela tem como suas cores o azul e branco. Pois, no mês dezembro, ela
se veste de laranja. A tradicional escola de Samba do Carnaval Carioca, é a
primeira agremiação a aderir ao #dezembrolaranja, mês de prevenção ao câncer da
pele, da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
E não para por aí: durante
todos os ensaios de rua, os componentes da Portela, do carnavalesco Paulo
Barros, vestirão a camisa de apoio ao #dezembrolaranja. Na frente, o enredo de
2017 - “QUEM NUNCA SENTIU O CORPO ARREPIAR AO VER ESSE RIO PASSAR...”. Atrás, o
alerta para a prevenção do câncer que mais acomete o ser humano, no mundo. O
Inca previu para 2016, 176 mil novos casos de câncer da pele.
No dia 3 de dezembro, a
Feijoada da Família Portelense, também será em parceria com o #dezembrolaranja.
Ao som de Monarco com a Velha Guarda da Portela e a cantora Roberta Sá, a
bateria da agremiação vai se vestir de laranja e alertar a população sobre os
cuidados com a pele.
MONUMENTOS
SE VESTEM DE LARANJA EM TODO BRASIL
No Rio de Janeiro, o Bondinho
Pão de Açúcar será o primeiro monumento a abraçar a causa. No dia 1º de
dezembro, além de se “vestir” de laranja, receberá artistas, médicos e outros
convidados para o lançamento da campanha que contará com a bateria da Portela
(escola de Samba parceira do #dezembrolaranja) como atração.
“Por mais um ano, apoiamos o
“Dezembro Laranja”, ação fundamental para a conscientização sobre o câncer da
pele. Os dias ensolarados no Rio tornam o passeio de Bondinho ainda mais
especial, por isso, entendemos a nossa relevância ao alertar as pessoas e
conscientizar sobre a prevenção à doença. Torcemos por dias ensolarados e pela
população sempre bem informada e aproveitando o sol de forma saudável” — lembra
Guilherme Marques, Diretor Geral da Cia Caminho Aéreo Pão de Açúcar.
O Museu de Arte
Contemporânea (MAC), em Niterói, além da Pinacoteca Benedito Calixto (SP) e a
Ponte Newton Navarro (RN) também se uniram no combate ao câncer da pele durante
o Dezembro Laranja, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Ao longo do
mês de dezembro, os monumentos se iluminam de laranja para conscientizar e
prevenir a doença.
CELEBRIDADES
APOIAM A CAMPANHA #DEZEMBROLARANJA
Um time de estrelas
abrilhanta a Campanha #dezembrolaranja 2016: o jornalista Ricardo Boechat é
embaixador da campanha. A atriz Malu Mader, Tony Belloto, Robson Caetano, Nívea
Maria, Smigol, Paulo Gustavo, Arlete Salles, Virna, Barbara Borges, Marcos
Caruso, Mila Moreira, Bernardinho, Nelson Sargento, Fernanda Venturini, entre
outros, também apoiam a causa. Assista ao vídeo do jornalista Ricardo
Boechat: https://youtu.be/xvAjSiXVSPg
#DEZEMBROLARANJA
TIRE SUAS DÚVIDAS
l Tire dúvidas durante Facebook live: a Dra Leandra Metsavaht, no dia 14
de dezembro, às 15h responderá dúvidas dos usuários do Facebook sobre
fotoproteção. As perguntas já podem ser enviadas, nos comentários e também no
dia, durante a transmissão. As questões que não puderem ser respondidas ao vivo
serão sanadas posteriormente. Curta a página da SBD e mande sua pergunta. https://www.facebook.com/SociedadeBrasileiradeDermatologia/
SBD – REGIONAL SP