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sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Participação dos jovens no processo eleitoral é a menor em 30 anos

Educadores defendem a importância de falar sobre democracia com crianças e adolescentes na escola


Em 2020, apenas 5% dos jovens entre 16 e 17 anos estão aptos a votar nas eleições municipais, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Essa é a menor participação dessa faixa etária registrada nos últimos 30 anos. Para entender essa falta de interesse, o podcast PodAprender reuniu o professor do Curso Positivo e autor do Guia Prático sobre Democracia para Jovens, Daniel Medeiros, e a professora de História e mestre em Educação Maria Carolina Magalhães Santos para uma conversa sobre como a escola pode contribuir para despertar o interesse das crianças e adolescentes na democracia e nos processos políticos. 

Medeiros, que atua como professor há 36 anos, afirma que para educar cidadãos interessados no jogo democrático é preciso fazer com que eles entendam desde cedo como esse jogo funciona. “Não é que o jovem tenha se desinteressado da política, mas a política se desinteressou dos jovens. Isso porque a política exige conhecimento e prática e não é, portanto, um processo natural. Eu sempre relaciono isso a assistir ou jogar, por exemplo, o baseball. Imagine assistir a uma partida ou, pior, jogar baseball, sem conhecer as regras do jogo... seria impossível”, compara. Para ele, a escola precisa dar protagonismo ao jovem como um agente atuante nas decisões tomadas na comunidade escolar.

Por sua vez, Maria Carolina acredita que a escola funciona como uma fase intermediária entre a família e a sociedade. Ela lembra que o  ambiente escolar é o primeiro em que as crianças convivem com pessoas que não fazem parte de sua família e, por isso, torna-se o melhor lugar para o exercício da democracia. “A escola não pode ser 100% democrática porque há um projeto a ser seguido, mas ela pode abrir esse espaço para que o estudante não se sinta oprimido. Ela é um ambiente de preparação para a vida pública dentro de uma sociedade”, afirma.

Assim, algumas iniciativas da comunidade escolar podem contribuir para que os estudantes passem a compreender melhor como as decisões são tomadas na democracia. “Um bom exemplo é o grêmio estudantil. Por meio dele, há a participação dos alunos, que recebem essa autonomia e podem se eleger, formar chapas com seus colegas e propor coisas que funcionarão para o bem deles dentro da escola”, assinala Maria Carolina.

Esse tipo de oportunidade precisa ser aproveitada por professores e equipe pedagógica como uma forma de desenvolver nos estudantes a vontade de estar presente nos espaços de poder. “Uma pessoa nunca se sente oprimida quando ela obedece a algo de cuja definição ela mesma participou. E essas decisões são muito mais duradouras, porque são resultado do processo de elaboração de sujeitos livres e iguais”, lembra Medeiros. Ele destaca a importância de transmitir aos jovens a relevância de se defender regimes políticos democráticos. “A alternativa à democracia é o autoritarismo. O regime político democrático é o único que considera que todos aqueles que dele participam têm a mesma voz e os mesmos direitos de construir as regras que funcionarão para todos. E é preciso entender e assumir que, se eu não sou democrático, então eu sou autocrático e não considero que todos devam ter a mesma voz que eu”.

Essas e outras ideias para despertar o interesse dos jovens na política e na democracia estão no 14º episódio do podcast PodAprender, cujo tema é “Como ensinar democracia dentro e fora da sala de aula”. O programa pode ser ouvido no site do Sistema de Ensino Aprende Brasil (sistemaaprendebrasil.com.br), nas plataformas Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts e nos principais agregadores de podcasts disponíveis no Brasil.

 

Você sabe a diferença entre Designer de experiência(UX), gráfico e visual?!

Entenda essas funções e veja como conseguir um emprego ainda em 2020

O mês de Novembro é considerado o mês da carreira de designer


No Brasil, o Dia do Designer gráfico foi instituído no dia 5 de Novembro durante a presidência de Fernando Henrique Cardoso, em 1998. A data foi escolhida porque Aloísio Magalhães, um dos mais importantes design brasileiro, nasce no dia 5 de Novembro de 1927. Aloísio ajudou na criação da Escola Superior de Design Industrial (ESDI), instituição ligada a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), faculdade que até hoje é considerada uma das melhores do país. Além disso, o designer foi responsável pela criação do primeiro logotipo da Globo e da Petrobras.

Desde o inicio das práticas e estudos de designer no Brasil, conduzidas por Aloísio Magalhães, muito coisas mudaram. Entre essas mudanças está a inserção da tecnologia e o advento da internet no nosso dia a dia. Anos mais tarde tivemos a "explosão das redes sociais", as campanhas online e offline, e etc. Em 2020, aconteceu a pandemia pelo novo coronavírus (Covid-19) e com ela a determinação do isolamento do mundo todo. Aumentando, ainda mais, a frequência no uso dos dispositivos móveis e do consumo digital.


É neste cenário de transformação e consumo digital que a profissão de designer gráfico cresceu e se desmembrou em três: Designer gráfico, Designer Visual e Designer de experiência (UX). Mas qual a diferença entre eles?!

"Como designer percebi , durante a pandemia, muito amigos e conhecidos interessados em ingressar na carreira porque a demanda por esses profissionais aumentou muito. As empresas tiveram que se adaptar e entregar experiências para os seus consumidores de forma rápida e eficaz, e tudo isso online. O mais desafiador neste processo é que muitas dessas empresas estavam e estão enfrentando crises e mesmo assim tiveram que potencializar os seus serviços e conseguir a atenção do consumidor. E é aí que muitos gestores enxergaram a importância do designer. O profissional que deixa visualmente o produto, página, site enfim seja qual plataforma melhor para o consumidor e que leva a venda. Foi interessante ver este movimento: empresas e pessoas interessadas na carreira de designer nesta pandemia", explica Denise Ikehara Diretora de Arte da agência Godiva Propaganda.


Só na plataforma Workana, a procura por profissionais de Design e Multimídia cresceu 35,27%. A mesma plataforma também divulgou que 24.3% da renda dos que estão cadastrados na plataforma têm rendimento entre R
2 Mil e R 6 Mil. Além disso, a busca pelo termo Designer, no Google, cresceu 17% em Março de 2020 comparado com o mesmo período (Fonte: Google Trends).

Pensando no "boom" da profissão de designer e em comemoração ao mês da carreira de Designer, Leandro Rampazzo, Diretor da Agência Godiva Propaganda e com mais de 20 anos de experiência na área explica como atuar nas 3 áreas - Designer Gráfico, Designer Visual e Designer de experiência (UX):


1) Designer Gráfico

Esse profissional se comunica com os usuários através de texto e imagens. Ele é responsável pela criação dos projetos de comunicação visual e novos produtos, embalagens e logotipos. Tem a capacidade de formatar qualquer material visual seja físico como panfletos, outdoors (Qualquer material offline) ou Online (Páginas da internet, sites, blogs, redes sociais, e etc).


É importante o indivíduo ter afinidade com desenho e gostar de artes além disso ter aptidão e curiosidade para conhecer ferramentas tecnológicas é importante para o crescimento desse profissional. Pode-se atuar em agências de publicidade, na Godiva Propaganda temos 10 profissionais com esse escopo na agência, além de gráficas e até em empresas de segmentos diferentes como móveis, joias e etc. O designer gráfico tem a capacidade de desenhar jóias, móveis, vestuário, e até equipamentos médicos e odontológicos.


2) Designer Visual

Esse profissional desenvolve uma capacidade de criar uma estética holística e que consegue atuar em diversas plataformas. Enquanto os designers gráficos comunicam a informação por meio de tipografia (escolha de fontes e etc) e cores, os designers visuais se preocupam com a aparência e sensações gerais com o produto/marca.


Muitas vezes o designe visual e gráfico estão ligados e até os programas de graduação são descritos como design gráfico/visual. Todavia, o profissional que escolher o caminho do designer visual tem uma predileção pelos aspectos estéticos e menos pelo texto em si. Ele está no meio termo entre o profissional de designer gráfico (design puro) e o designer de experiência (Que avalia a experiência do usuário com uma plataforma).

3) Designer de experiência (UX)


O foco desses profissionais é otimizar a experiência do usuário com as plataformas. Ou seja, potencializar essa interação e interpretar como as pessoas se movem por um determinado site, alterarem cor e demais funções dentro de uma plataforma para influenciar os usuários na compra e/ou na melhoria da navegação do site. Os designers de experiência também são chamados de UX Designers e fazem vários testes. Incluindo o teste A/B. São responsáveis por classificarem a arquitetura de informações do site desde como estão organizadas, a como são exibidas e identificadas por quem trafega. De acordo com o LinkedIn, pelo segundo ano consecutivo, UX Design está entre as 5 principais habilidades técnicas em alta demanda no mercado. Um estudo da Mckinsey mostrou que empresas que colocam o design no centro da estratégia crescem até duas vezes mais que seus concorrentes.


A média salarial de um designer é de R
2.156,00 (De acordo com a plataforma Quero Bolsa), mas pode chegar a R 4.153,51 como pleno (Dados do Educa Mais Brasil).

 


Denise Ikehara - Diretora de Arte da agência Godiva Propaganda


O poder feminino de mãos dadas com a liderança no pós-pandemia

Que tudo mudou já não é mais novidade. Sabemos que, com a chegada da tecnologia e das redes sociais e, principalmente, por estarmos na era da informação, passamos a viver na sociedade do conhecimento. Nela, organizações são ecossistemas em transformação, com decisões descentralizadas.

Com o cenário de pandemia, intensificou-se a necessidade de ampliar competências comportamentais de liderança. Gerenciar com compaixão é um novo formato que transcende o modelo convencional, porque o líder compassivo tem uma visão sistêmica e integrada. Por isso não conduz somente pela cabeça, razão, poder ou ego. Também envolve o coração, a alma, a intuição, a colaboração e a interdependência em sua gestão.

A liderança compassiva compreende que tudo faz parte do todo e que os resultados da sua equipe são parte do seu resultado. É um olhar mais humano e altruísta, compreendendo que o papel do líder é estar a serviço para que sua equipe seja psicologicamente segura e atinja resultados de alta performance.

É uma mudança de comportamento onde se lidera "de dentro para fora". Liderar a partir da atenção plena, da escuta, do diálogo e da colaboração para obter mais satisfação, confiança, alta performance e uma gestão mais humanizada.

O líder precisa flexibilizar-se para navegar entre as polaridades e acessar o seu poder feminino. Estou falando de equilíbrio de energias e não de disputa de gêneros. O futuro da gestão tem que ter força, mas tem que ter amor e cuidado .

Nilima Bhat, autora do livro Liderança Shakti, traz o olhar e a importância do equilíbrio das energias masculinas e femininas nos ambientes de trabalho. Segundo ela, Shakti, é o poder da criação, de amor que alimenta todas as criações e que dá vida à consciência. É você, independente do seu gênero, acessar o seu poder pessoal, a sua fonte infinita de criatividade e ser fiel a ela.

Pense em Hitler, tinha força e influência masculina que colocou em risco a humanidade. Pense em Gandhi, Mandela, Lincoln, Sheryl Sandberg e Paula Bellizia que conseguiram combinar a força com o amor e o cuidado. Para a liderança compassiva com o poder feminino, neste momento, precisa acionar Shakti, a sua fonte infinita de energia criativa e inteligência amorosa.

A nova gestão precisa ser alquimista corajosa para saber navegar nesse ambiente volátil, complexo, ambíguo e incerto. Além disso, deve transcender o ego (self), ser menos de si mesmo e adicionar aspectos da energia feminina.

Raj Sisódia, autor do livro Capitalismo Consciente, fala de um novo estilo de liderança que deixa de ser menos voltado ao indivíduo. Para isso é preciso ampliar força, entusiasmo, visão de longo prazo e flexibilidade para adicionarmos o amor e cuidado, inteligência emocional, sistemas inteligentes, inteligência espiritual. A chave está no equilíbrio.

A liderança compassiva é uma condução capaz de ativar as energias femininas e masculinas, integrando-as para navegar entre as polaridades para tomadas de decisões. Precisa utilizar-se e não ter medo de navegar entre as polaridades do poder feminino para co-criar com uma visão sistêmica impermanente com foco no desenvolvimento de sustentabilidade dos negócios. O futuro da liderança está na evolução do humano e nas relações baseadas em amor.

 



Ligia Costa - especialista em Liderança, Inteligência Emocional e Propósito. Fundadora do Thank God it’s Today, é graduada em Marketing pelo Mackenzie e pós-graduada em Gestão Organizacional e Relações Públicas pela ECA (USP). Certificada em Neurociência, Inteligência Emocional e Mindfulness pelo SIYLI (Search Inside Yourself Leadership Institute), metodologia para executivos que iniciou dentro do Google. Professora de Habilidades Socioemocionais na FGV | EESP; Certificada em Mindfulness pelo GNH (Gross National Happiness Center) no Butão; Master Coach formada pelo ICI e membro do ICF (Institute Coaching Federation). Ligia Costa foi executiva de multinacionais por 18 anos, estagiou no Vale do Silício na Lucas Arts e teve passagem por grandes empresas como: Ogilvy Mather, Neogama BBH e Brasil Telecom. Dirigiu o marketing do Yahoo! na América Latina, liderando equipes em mais de 8 países.

 

Engajamento, item fundamental para sucesso da proposta de Reforma Tributária do "Simplifica Já!"

Movimento que já faz parte dos debates no Congresso Nacional, por meio da emenda substitutiva global nº 144 à PEC 110, traz simplificação para o Sistema Tributário Nacional e ganha projeção entre os setores público e privado, além de parlamentares e da academia.


A partir das propostas já existentes na discussão da Reforma Tributária, e para tornar o processo mais simples e possível no curto prazo, técnicos de finanças se reuniram e apresentaram o projeto SIMPLIFICA JÁ, que se transformou numa proposta viável, possível e imediata, que hoje, graças ao apoio inclusive de parlamentares conectados com a realidade tributária do país, já faz parte das discussões no Congresso Nacional, por meio da emenda substitutiva global nº 144 à PEC 110, protocolada pelo Senador Major Olímpio.

Encabeçado pela Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais - ABRASF e pela Associação Nacional dos Auditores-Fiscais de Tributos dos Municípios e Distrito Federal - ANAFISCO, o projeto rapidamente conquistou apoio formal de entidades de peso, que endossam a necessidade da simplificação tributária e de respeito às necessidades dos vários agentes envolvidos, sejam entes da federação ou setores da economia.

Estão entre as entidades apoiadoras:

  • Central Brasileira do Setor de Serviços – CEBRASSE, com cerca de 800.000 empresas filiadas e milhões de trabalhadores vinculados;
  • Frente Nacional de Prefeitos – FNP, representando os 400 maiores Municípios do Brasil;
  • Associação Brasileira de Advocacia Tributária - ABAT;
  • Sindicato dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo – SINAFRESP, carreira responsável pela arrecadação de 1/3 do ICMS do Brasil;
  • Associação e Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo - AESCON-SP e SESCON-SP;
  • Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, envolvendo 8 Municípios da região.
  • Federação Catarinense de Municípios – FECAM;
  • Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de São Paulo - ASSEFIN – SP;
  • INDEPAD - Instituto Nacional de Defesa em Processo Administrativo;
  • UVB - União dos Vereadores do Brasil;
  • Federação Nacional dos Servidores dos Legislativos e tribunais de contas municipais – FENALEGIS.
  • Diversas entidades regionais representando Auditores-Fiscais Tributários, Procuradores Municipais e Contadores;

Entretanto, é preciso que o SIMPLIFICA Já ganhe ainda mais capilaridade, para, efetivamente, estar na dianteira das discussões da Reforma Tributária. Conheça alguns dos principais pontos de diferenciação da proposta:

  • Unifica os quase 6.000 cadastros tributários municipais, estaduais e federal em um único cadastro de pessoas físicas e jurídicas em nível nacional administrado de forma compartilhada pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios;
  • Reduz imediatamente as quase 6.000 notas fiscais em apenas nota nacional de serviços e nota nacional de mercadorias, integradas;
  • Elimina milhares de obrigações acessórias: praticamente só será necessário o contribuinte se qualificar no cadastro único nacional e emitir notas fiscais nacionais, os sistemas calculam o tributo devido em âmbito nacional;
  • Unifica as 5.570 legislações municipais do ISS em uma lei complementar nacional, regulada por resoluções do Comitê Gestor do novo ISS nacional, com apenas uma alíquota por município para qualquer tipo de serviço;
  • Unifica as 27 legislações estaduais do ICMS em uma lei complementar nacional regulada por resoluções do Comitê Gestor do novo ICMS nacional com poucas alíquotas;
  • Unifica a PIS e a COFINS em uma contribuição de valor agregado federal;
  • Moderniza a legislação do IPI;
  • Leva paulatinamente a tributação para o destino, promovendo a neutralidade da tributação quanto às escolhas empresariais, deixando, assim, a tributação menos relevante para o empreendedorismo, além de mitigar a guerra fiscal entre os Estados;
  • Os contribuintes passarão a ter reconhecidos os créditos tributários decorrentes de todas as aquisições de bens relacionadas com o negócio, sejam utilizados direta ou indiretamente na produção;
  • Tributação mais transparente (por fora), de tal modo que não haja impostos embutidos no preço.

Quer conhecer mais sobre o SIMPLIFICA JÁ e ajudar essa proposta a ganhar ainda mais visibilidade? Entre e entenda de forma mais rápida AQUI.

 

Shopping centers esperam aumento de vendas de 21% durante Black Friday

Pesquisa da Abrasce revela desconto médio de 40%, sendo que eletroeletrônicos, eletrodomésticos, artigos de telefonia e informática devem ser os itens mais vendidos


De acordo com pesquisa feita pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), 97% dos shoppings esperam aumento de vendas durante a Black Friday em relação às semanas anteriores. O aumento médio esperado é de 21%. Na comparação com a data promocional de 2019, a expectativa é de queda de 4% nas vendas. Mesmo com um provável resultado negativo na comparação ano contra ano, a expectativa dos shoppings confirma a recuperação gradual e contínua do setor. "Observamos que os shoppings estão otimistas em relação à Black Friday, uma vez que esta queda ocorre com base no ótimo desempenho da Black Friday de 2019", afirma Glauco Humai, presidente da Abrasce. Serão aplicados descontos entre 10% e 70%, sendo o desconto médio previsto de 40%, e o tíquete médio esperado para a Black Friday é cerca de R 300.

Tíquete médio esperado para a Black Friday de 2020. Fonte: Abrasce



Para 95% dos shoppings há expectativa de aumento no fluxo de visitantes durante a Black Friday - alta de 18% em média - em comparação com as semanas anteriores. Entre as categorias de produtos que apresentam maiores expectativas de aumento das vendas estão eletrônicos, eletrodomésticos, telefonia e acessórios e artigos de informática. Além das vendas presenciais, os shoppings manterão outros canais que ganharam popularidade desde o início da pandemia. Cerca de 68% dos empreendimentos continuarão vendas por delivery, 65% por drive-thru, 46% marketplace e vendas online, além de 13% de lockers. Somente 13% os shoppins contarão exclusivamente com vendas presenciais.

"Embora os canais de delivery e drive-thru ainda sejam muito utilizados, já é possível observar uma diminuição dessas modalidades em relação as datas comemorativas anteriores. Por outro lado, há uma expectativa de que canais como marketplace se mantenham e aumentem nos próximos meses", afirma Humai.

 

Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce)

 https://www.abrasce.com.br



 

Como se destacar no mercado?

Dicas essenciais para você progredir na sua vida profissional

 

Conseguir destaque no mercado é o sonho de muitos profissionais, mas é necessário a aplicação de alguns fatores na sua vida.

Para isso a empresária, gestora e coach Madalena Feliciano explicita esses fatores indispensáveis para seu sucesso e progressão profissional.

Para iniciarmos, é importante destacar que para qualquer sucesso ou destaque profissional que você procura é de suma importância que você tenha amor e uma sincera paixão por aquilo que faz, tudo vai partir desse lugar. “As empresas querem pessoas que façam coisas com amor e com paixão” diz a empresária. Se o seu ambiente de trabalho não está de acordo com seus objetivos profissionais é recomendável que se procure um emprego na sua área ou fazer com que aquele ambiente se torne adequado para o que você está procurando e sim isso é possível, pois muitas vezes você vai descobrindo coisas que nem imaginava mas se alinham com seu propósito. Então vamos aos fatores


Seja proativo:

Ser proativo é não esperar cobrança, mas se posicionar e agir nas situações desafiadoras. É essencial que você, não seja um profissional que fique apenas esperando os comandos, mas que se posicione, se mexa, que conteste (de forma respeitosa é claro) e que traga coisas novas.


Seja flexível:

Isso mostra um grande diferencial do profissional, podemos ver isso através do momento de isolamento que estamos vivendo, em que a flexibilidade se tornou indispensável  para se utilizar do home office mas continuar sendo produtivo e ativo em suas funções, buscando novas formas de ver o mercado nesse momento tão desafiador.


Desenvolvimento e uso da inteligência emocional:

Ter e /ou desenvolver inteligência emocional acima da média, a capacidade de lidar com os problemas quando se está com medo, nervoso ou receoso é indispensável pois isso afeta de forma direta as pessoas envolta de você no ambiente de trabalho. Estar motivado preparado e seguro. Conhecer suas emoções controlar suas reações diante de desafios, e também, compreender os sentimentos dos outros. Um dos aspectos mais importantes dentro do meio corporativo.


Saiba se comunicar:

A comunicação é necessária para que você seja bem compreendido e compreenda o outro. Assim você consegue se desenvolver dentro da empresa, tendo uma comunicação assertiva baseada no seu perfil, deste modo, será fácil transmitir suas ideias e seus talentos. Junto a esse fator, temos também o saber escutar e compreender o outro. Como em uma empresa normalmente se trabalha em grupo, você possuir a sensibilidade de compreender o perfil comunicativo de seus colegas, só potencializa as suas chances de destaque profissional. Estes fatores em conjunto são importantíssimos, visto que a maior parte de desligamentos ocorrem por uma falha comportamental, resultado de uma comunicação incompreendida, sendo necessário o desenvolvimento das soft skills.


Saber trabalhar em equipe:

A maior parte das empresas vão exigir de você, desenvolvimento de um bom trabalho em equipe, dispor-se como um todo, um desenvolvimento da empresa. Para isso é essencial possuir empatia, característica muito falada (mas raramente encontrada), Integração é a palavra-chave. O quanto você está disposto a se integrar, crescer e pensar como time?


Fazer seu marketing pessoal:

Marketing pessoal é se promover, compartilhar de seus méritos, falar de seus resultados e conquistas, obviamente evitando tom de arrogância. Faz total diferença para ser reconhecido. “Gênio sem marketing pessoal é gênio desconhecido” diz a coach. Mesmo se você for tímido, a falta de posicionamento com relação a seu marketing pessoal pode levar a um desligamento indesejado.


Ambição profissional e propósito:

Ter ambição, um profissional que está atrás dos seus objetivos, está sempre se reciclando, buscando ousar, inovar e trazer novas oportunidades para dentro da empresa. A Coach Madalena ressalta “O profissional que quer crescer, não fica apenas em sua zona de conforto, ele tem que ser um profissional que surpreende”. É importante dar mais que seu 100%, torna-se essencial que seu trabalho tenha metas maiores de 120%. Ir atrás de habilidades que façam você se destacar, como aprender um novo idioma. Ter motivação interna, sem depender dos outros para isso, não se martirizar. Se não tivermos um propósito a gente se perde.

Há alguns fatores adicionais a se destacar aqui, como: possuir autonomia, responsabilidade sobre suas ações para não ficar se martirizando, buscar constantemente se qualificar e ir atrás de habilidades que façam você se destacar, como aprender um novo idioma, e sempre trazendo coisas novas para sua empresa se mostrando necessário naquele local.

Tomando as atitudes certas, buscando autoconhecimento e a aplicação desses fatores será possível ter muito sucesso tanto na área profissional quanto na área pessoal de sua vida.

A Madalena é uma empresária, gestora e coach de SP, dona de duas empresas de treinamento vocacional e uma empresa que leva o seu nome, de coaching empresarial.




Madalena Feliciano - Gestora de Carreira e Hipnoterapeuta

https://madalenafeliciano.com.br/

https://www.instagram.com/madalenafeliciano/

https://www.facebook.com/madalena.feliciano1

https://www.linkedin.com/in/madalenafeliciano/

madalena@ipcoaching.com.br

www.ipcoaching.com.br

www.outlierscareers.com.br

Rua Engenheiro Ranulfo Pinheiro Lima, nº 118, Ipiranga/SP.

 

3 formas de reduzir o custo da sua empresa

Com as mudanças atuais no mercado de trabalho, como o home office, por exemplo, alguns serviços têm a opção de serem terceirizados gerando mais economia para as empresas

 

 

Que as empresas tiverem que mudar de um dia para a noite a forma que operam depois da chegada da pandemia não é mais novidade. Mas além disso, também foi preciso pensar em formas de diminuir os custos excessivos e investir em opções que surgiram no meio da crise seguindo a tendência de uma vida remota e prática. Como é o caso do secretário remoto, que com o avanço da tecnologia, pode trazer melhorias e praticidade para as empresas.

 

As tarefas de planejar viagens, compras de passagens aéreas, gerenciamento de agendas e compromissos, elaboração de propostas e relatórios, atendimento ao cliente, entre outras, geralmente realizadas por uma secretária in loco, já podem facilmente ser resolvidas de forma remota e virtual. “Não existe a necessidade de fazer uma pessoa se locomover todos os dias para um escritório e realizar atividades que podem ser concluídas em qualquer lugar. As empresas precisam enxergar a tecnologia como uma oportunidade, ainda mais agora no cenário que estamos enfrentando”, comenta a secretária remota especialista Anna Oliveira, que hoje é sócia-fundadora da Remottas.

Abaixo, ela lista algumas formas de reduzir custos na empresa por meio de um serviço de secretário remoto. Confira:

 

Menor custo com Infraestrutura: com o serviço remoto, a empresa não precisará de um profissional in loco. “Neste item, também podemos incluir a diminuição de custos com energia, transporte e alimentação”, complementa a executiva.

Economia com tributos: como a ideia é terceirizar os serviços, também existirá uma economia nas questões dos tributos, já que não será preciso contratar um colaborador em regime CLT. “É importante ressaltar que, uma empresa que contrata uma secretária remota não tem nenhum tipo de vínculo empregatício, a contratação é feita por meio de um contrato bilateral", comenta Anna.

Profissional mais eficiente: como se trata de uma empresa especializada unicamente nesses serviços (secretariado remoto), é possível encontrar profissionais mais eficientes, mais ágeis e treinados especialmente para entregar os melhores resultados para a organização. “Dessa forma, podemos encontrar uma melhoria nos processos internos da empresa, que afetam diretamente em diversos setores. Existem muitas ofertas de profissionais que estão atuando na área de secretariado remoto, por isso, é aconselhável solicitar referências antes de fechar um contrato”, finaliza Anna Oliveira.  

 



Anna Oliveira -Secretária Remota Especialista e sócia-fundadora da Remottas. Atua em segmentos empresariais ajudando profissionais liberais, empreendedores e empresários a gerir os seus negócios de forma descomplicada, organizada e com alta eficiência. Possui 15 anos de experiência nas áreas de gestão administrativa, financeira, comercial e de secretariado. Bacharela em Secretariado Executivo Trilíngue (UNINTER/PR), Especialista em Assessoria Executiva (UNINTER/PR), Graduada em Processos Gerenciais (FATEC). 

 

https://remottas.com.br/ 


Eleições: Petições cobram pautas urgentes de candidatos de São Paulo, Salvador e Porto Alegre

 Apontamento resultou de pesquisa feita pela plataforma Change.org com sua base de usuários nas três cidades; candidatos são pressionados em abaixo-assinados sobre os temas

 

Três abaixo-assinados pressionam os candidatos à Prefeitura de São Paulo, Salvador e Porto Alegre a apresentarem propostas detalhadas para pautas consideradas urgentes. Na capital paulista, 14 mil pessoas cobram o próximo prefeito(a) por mais atenção na área da saúde. Já nas outras duas cidades o tema que virou foco de petição destinada aos candidatos foi a educação básica, mobilizando 14 mil porto-alegrenses e 10 mil soteropolitanos. 

 

Os abaixo-assinados estão hospedados na plataforma Change.org. Os candidatos mais bem colocados nas últimas pesquisas de intenção de voto, feita por institutos, estão sendo pressionados pela organização a responderem as petições, explicando aos eleitores quais são seus planos de governo para as áreas apontadas. A candidata à Prefeitura de Salvador Major Denice Santiago (PT) respondeu a petição na manhã desta quinta-feira (12). 

 

A Change.org realizou uma pesquisa informal com cidadãos de sua base de usuários nos três municípios para saber quais demandas consideram mais urgentes para a gestão do próximo prefeito eleito. Foram entrevistadas 2.477 pessoas, que escolheram saúde como a pauta mais importante para a capital paulista e educação para os outros dois municípios. 

 

A pesquisa de opinião foi realizada entre os dias 15 e 16 de outubro, através de formulários enviados por e-mail aos usuários da plataforma. Cada entrevistado teve que escolher três entre nove áreas do executivo municipal como as consideradas mais urgentes em suas cidades. As opções eram: acessibilidade; atenção aos animais; direitos humanos; educação básica; habitação; infraestrutura; saúde; transparência; e transporte. 

 

O resultado da pesquisa levou um cidadão de cada um dos três municípios a lançar os abaixo-assinados questionando os futuros prefeitos ou prefeitas sobre o que pretendem fazer nas áreas apontadas como mais problemáticas, caso sejam eleitos ao mandato. 

 

Estão sendo questionados Bruno Covas (PSDB), Celso Russomanno (Republicanos) e Guilherme Boulos (PSOL) em São Paulo; Bruno Reis (DEM), Major Denice Santiago (PT), Pastor Sargento Isidório (Avante) e Olívia Santana (PCdoB) em Salvador; e Manuela D’Ávila (PCdoB), Nelson Marchezan (PSDB) e Sebastião Melo (MDB) na cidade de Porto Alegre. 

 


São Paulo

 

Um total de 1.545 cidadãos que moram na cidade de São Paulo responderam à pesquisa feita pela Change.org escolhendo três das principais preocupações do futuro prefeito ou prefeita. As pautas apontadas como mais urgentes foram em primeiro lugar saúde, com 1.082 votos; em segundo educação básica, com 1.051; e em terceiro habitação, com 670. 

 

Cada entrevistado votou três vezes em diferentes áreas cobertas pelo executivo municipal. Os três temas que receberam menos votos dos paulistanos foram direitos humanos (285 escolhas); infraestrutura (279 votos); e acessibilidade (242 escolhas). 

 

O resultado da pesquisa estimulou a usuária da Change.org, Adriana Matos Pereira, a lançar um abaixo-assinado para saber dos candidatos à Prefeitura de São Paulo o que eles pretendem fazer pela área da saúde, caso sejam eleitos. Adriana já atuou como coordenadora do Fórum de Saúde da Zona Sul de São Paulo - que reúne representantes de seis distritos da cidade -, na Comissão de Saúde da Mulher e em conselhos gestores de saúde. 

 

Na petição, que reúne mais de 14 mil apoiadores, a cidadã lembra que a desigualdade no acesso à saúde é uma realidade em São Paulo, escancarada e acentuada pela pandemia do novo coronavírus. A autora da petição ainda aponta problemas como a má distribuição de equipamentos hospitalares e leitos de UTI, quantidade insuficiente de UBSs e a extensa fila de paulistanos que aguardam por um exame, cirurgia ou para passar por consulta especializada. 


 

Salvador

 

Uma soma de 540 moradores de Salvador que são usuários da Change.org participaram da pesquisa feita pela plataforma e elegeram o tema da educação básica como o mais problemático da capital baiana. A pauta foi votada 357 vezes; enquanto o tema da saúde ficou em segundo lugar com 354 escolhas; e habitação em terceiro, com 237 votos. Cada cidadão votou três vezes em três diferentes temáticas abrangidas pelo executivo municipal.  

 

As três áreas que receberam menos votos dos soteropolitanos foram transparência (108 escolhas); infraestrutura (92 votos); e atenção aos animais (91 escolhas). 

 

A professora e atriz de teatro Vaíde Régia da Silva Reis, que mora em Salvador, abriu uma petição para cobrar dos candidatos à Prefeitura da cidade quais são seus planos para área da educação básica, caso sejam eleitos. Vaíde é professora há mais de 17 anos e coordena um coletivo que representa os arte-educadores da rede municipal de ensino. 

 

No abaixo-assinado, que engaja mais de 10 mil pessoas, a cidadã pergunta como será o plano de retomada e pós-pandemia para assegurar a saúde e segurança dos estudantes, bem como para combater um possível aumento da evasão escolar. Vaíde apresenta, ainda, outras questões problemática aos candidatos, como a necessidade de ampliação de vagas em creches e pré-escolas, manutenção e adequação das escolas e valorização dos professores.


 

Porto Alegre

 

Um quantidade de 392 moradores do município de Porto Alegre responderam à pesquisa. Os temas apontados como mais urgentes foram em primeiro lugar educação, com 286 votos; em segundo saúde, com 254; e em terceiro habitação, com 153 escolhas. Cada cidadão votou três vezes em três diferentes áreas de responsabilidade do executivo municipal.

 

As três temáticas que receberam menos votos dos porto-alegrense foram transparência (79 escolhas); atenção aos animais (61 escolhas); e acessibilidade (51). 

 

Em decorrência do resultado da pesquisa, Karen de Farias, usuária da Change.org e moradora de Porto Alegre, criou um abaixo-assinado para perguntar aos candidatos à Prefeitura da cidade o que eles pretendem fazer pela educação básica, caso sejam eleitos.

 

Na petição, que representa o apelo de mais de 14 mil cidadãos, Karen destaca que a rede municipal de Porto Alegre teve um dos piores resultados do país no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019. Diante disso, questiona quais serão as ações dos candidatos para o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e como utilizarão o recurso de mais de R$ 60 milhões do Fundeb, caso assumam a Prefeitura.


 

Eleições 2020

 

As eleições deste ano vão escolher os futuros vereadores e prefeitos das cidades do país. O pleito está marcado para o próximo domingo (15). Eventual 2º turno ocorrerá no dia 29.

 

Como maior plataforma de participação cidadã por meio de mobilização popular em torno de abaixo-assinados, a Change.org, que é 100% plural e independente, representa um espaço saudável e seguro para o exercício da democracia. A pesquisa feita pela plataforma possibilitou que seus usuários apresentassem as demandas que mais os preocupam nas três cidades, abrindo espaço para que os candidatos possam ouvi-los e respondê-los. 


Conciliação bancária será mais ágil com a entrada do PIX

Os softwares de integração da sua empresa já estão preparados para essa nova realidade?


Com certeza você já ouviu falar do PIX. Essas três letras que foram escolhidas pelo Banco Central (BC) para dar nome a uma nova modalidade de pagamento têm aparecido bastante nas últimas semanas e certamente quando você abriu o aplicativo do seu banco e um pedido de pré-cadastro também saltou na sua tela. O PIX é um serviço de pagamentos instantâneos que utilizará uma tecnologia desenvolvida pelo BC para permitir a realização de transações financeiras em poucos segundos, 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive em feriados. Poderão ser feitos pagamentos por QRCodes, chaves e dados como banco, agência e conta. Um dos grandes diferenciais é que até quem não tem cartão de crédito e débito poderá fazer compras e transferências com o PIX. 

De fato, o PIX tem potencial para revolucionar as transações eletrônicas no país. A velocidade e a praticidade que ele oferece para se fazer transferências de recursos entre contas em bancos e fintechs é imensa. Em uma análise mais profunda, já se especula se o PIX pode levar ao fim em longo prazo o TED e o DOC, uma vez que além da velocidade, ele também irá oferecer taxas muito mais competitivas sendo que a ideia do Banco Central é de que ele seja gratuito para o usuário final.      

A data para entrada no PIX no mercado já está marcada - 16 de novembro – e a pergunta que todos se fazem é o que eu preciso fazer para implementar o uso do PIX no meu negócio? Como ele impactará o meu negócio? No dia 16 de novembro eu tenho de ter ele disponível para meus clientes? A primeira resposta é que no dia 16 de novembro ele entra em operação em uma fase de adaptação e não, não precisa tê-lo já no dia 16, a menos que sua empresa seja uma instituição financeira com mais de 500 mil contas ativas.  

Neste cenário, o PIX vai acelerar ainda mais a conciliação já que a transferência é realizada quase que instantaneamente o que vai facilitar muitos trâmites no momento de aferição. No entanto, é bem verdade que no dia 16 de novembro pouquíssimas empresas estarão 100% preparadas.  A grande maioria dos ERPs, por exemplo, ainda não contam com campos específicos para o PIX. Por este motivo, veja com a empresa que faz a integração dos seus sistemas como está se preparando para fazer esta nova leitura.  

O PIX de fato vai facilitar e muito a vida, principalmente, da pessoa física. Vamos pensar que os clientes poderão fazer pagamentos em segundos utilizando apenas um QRCode ou uma chave para conta do recebedor e esse valor cairá em até 10 segundos, conforme estima o Banco Central. É quase como se ter dinheiro vivo, porém, de forma digital. Segmentos, como o logístico, que precisam de agilidade para pagar tributos que liberam a passagem de cargas irão se beneficiar muito com o ganho de tempo. As possibilidades de uso se abrem feito um leque, pois pode-se por exemplo pensar que será possível fazer saques em qualquer estabelecimento. O cliente faz um PIX para a conta do local, uma padaria por exemplo, e saca o dinheiro no caixa. Por que, não? 

Mas tudo ainda vai passar pelo filtro da cultura e costumes em se utilizar o PIX. Nem todo o sistema do próprio Banco Central está completo ainda para o PIX, uma série de funcionalidades ainda estão por vir, como o pagamento agendado por exemplo. Então, se pode estudar as possibilidades e ir se adaptando ao novo modelo de pagamento. Dadas as vantagens, o PIX tem tudo ser um sucesso de público e crítica, mas pode ser implementado com segurança e respeitando o tempo de adaptação e necessidade de cada negócio. 

 


Marcos Elias dos Santos  - Diretor de Inovação e Produtos na Accesstage  

https://site.accesstage.com.br/


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