Pesquisar no Blog

sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Eleições: Petições cobram pautas urgentes de candidatos de São Paulo, Salvador e Porto Alegre

 Apontamento resultou de pesquisa feita pela plataforma Change.org com sua base de usuários nas três cidades; candidatos são pressionados em abaixo-assinados sobre os temas

 

Três abaixo-assinados pressionam os candidatos à Prefeitura de São Paulo, Salvador e Porto Alegre a apresentarem propostas detalhadas para pautas consideradas urgentes. Na capital paulista, 14 mil pessoas cobram o próximo prefeito(a) por mais atenção na área da saúde. Já nas outras duas cidades o tema que virou foco de petição destinada aos candidatos foi a educação básica, mobilizando 14 mil porto-alegrenses e 10 mil soteropolitanos. 

 

Os abaixo-assinados estão hospedados na plataforma Change.org. Os candidatos mais bem colocados nas últimas pesquisas de intenção de voto, feita por institutos, estão sendo pressionados pela organização a responderem as petições, explicando aos eleitores quais são seus planos de governo para as áreas apontadas. A candidata à Prefeitura de Salvador Major Denice Santiago (PT) respondeu a petição na manhã desta quinta-feira (12). 

 

A Change.org realizou uma pesquisa informal com cidadãos de sua base de usuários nos três municípios para saber quais demandas consideram mais urgentes para a gestão do próximo prefeito eleito. Foram entrevistadas 2.477 pessoas, que escolheram saúde como a pauta mais importante para a capital paulista e educação para os outros dois municípios. 

 

A pesquisa de opinião foi realizada entre os dias 15 e 16 de outubro, através de formulários enviados por e-mail aos usuários da plataforma. Cada entrevistado teve que escolher três entre nove áreas do executivo municipal como as consideradas mais urgentes em suas cidades. As opções eram: acessibilidade; atenção aos animais; direitos humanos; educação básica; habitação; infraestrutura; saúde; transparência; e transporte. 

 

O resultado da pesquisa levou um cidadão de cada um dos três municípios a lançar os abaixo-assinados questionando os futuros prefeitos ou prefeitas sobre o que pretendem fazer nas áreas apontadas como mais problemáticas, caso sejam eleitos ao mandato. 

 

Estão sendo questionados Bruno Covas (PSDB), Celso Russomanno (Republicanos) e Guilherme Boulos (PSOL) em São Paulo; Bruno Reis (DEM), Major Denice Santiago (PT), Pastor Sargento Isidório (Avante) e Olívia Santana (PCdoB) em Salvador; e Manuela D’Ávila (PCdoB), Nelson Marchezan (PSDB) e Sebastião Melo (MDB) na cidade de Porto Alegre. 

 


São Paulo

 

Um total de 1.545 cidadãos que moram na cidade de São Paulo responderam à pesquisa feita pela Change.org escolhendo três das principais preocupações do futuro prefeito ou prefeita. As pautas apontadas como mais urgentes foram em primeiro lugar saúde, com 1.082 votos; em segundo educação básica, com 1.051; e em terceiro habitação, com 670. 

 

Cada entrevistado votou três vezes em diferentes áreas cobertas pelo executivo municipal. Os três temas que receberam menos votos dos paulistanos foram direitos humanos (285 escolhas); infraestrutura (279 votos); e acessibilidade (242 escolhas). 

 

O resultado da pesquisa estimulou a usuária da Change.org, Adriana Matos Pereira, a lançar um abaixo-assinado para saber dos candidatos à Prefeitura de São Paulo o que eles pretendem fazer pela área da saúde, caso sejam eleitos. Adriana já atuou como coordenadora do Fórum de Saúde da Zona Sul de São Paulo - que reúne representantes de seis distritos da cidade -, na Comissão de Saúde da Mulher e em conselhos gestores de saúde. 

 

Na petição, que reúne mais de 14 mil apoiadores, a cidadã lembra que a desigualdade no acesso à saúde é uma realidade em São Paulo, escancarada e acentuada pela pandemia do novo coronavírus. A autora da petição ainda aponta problemas como a má distribuição de equipamentos hospitalares e leitos de UTI, quantidade insuficiente de UBSs e a extensa fila de paulistanos que aguardam por um exame, cirurgia ou para passar por consulta especializada. 


 

Salvador

 

Uma soma de 540 moradores de Salvador que são usuários da Change.org participaram da pesquisa feita pela plataforma e elegeram o tema da educação básica como o mais problemático da capital baiana. A pauta foi votada 357 vezes; enquanto o tema da saúde ficou em segundo lugar com 354 escolhas; e habitação em terceiro, com 237 votos. Cada cidadão votou três vezes em três diferentes temáticas abrangidas pelo executivo municipal.  

 

As três áreas que receberam menos votos dos soteropolitanos foram transparência (108 escolhas); infraestrutura (92 votos); e atenção aos animais (91 escolhas). 

 

A professora e atriz de teatro Vaíde Régia da Silva Reis, que mora em Salvador, abriu uma petição para cobrar dos candidatos à Prefeitura da cidade quais são seus planos para área da educação básica, caso sejam eleitos. Vaíde é professora há mais de 17 anos e coordena um coletivo que representa os arte-educadores da rede municipal de ensino. 

 

No abaixo-assinado, que engaja mais de 10 mil pessoas, a cidadã pergunta como será o plano de retomada e pós-pandemia para assegurar a saúde e segurança dos estudantes, bem como para combater um possível aumento da evasão escolar. Vaíde apresenta, ainda, outras questões problemática aos candidatos, como a necessidade de ampliação de vagas em creches e pré-escolas, manutenção e adequação das escolas e valorização dos professores.


 

Porto Alegre

 

Um quantidade de 392 moradores do município de Porto Alegre responderam à pesquisa. Os temas apontados como mais urgentes foram em primeiro lugar educação, com 286 votos; em segundo saúde, com 254; e em terceiro habitação, com 153 escolhas. Cada cidadão votou três vezes em três diferentes áreas de responsabilidade do executivo municipal.

 

As três temáticas que receberam menos votos dos porto-alegrense foram transparência (79 escolhas); atenção aos animais (61 escolhas); e acessibilidade (51). 

 

Em decorrência do resultado da pesquisa, Karen de Farias, usuária da Change.org e moradora de Porto Alegre, criou um abaixo-assinado para perguntar aos candidatos à Prefeitura da cidade o que eles pretendem fazer pela educação básica, caso sejam eleitos.

 

Na petição, que representa o apelo de mais de 14 mil cidadãos, Karen destaca que a rede municipal de Porto Alegre teve um dos piores resultados do país no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019. Diante disso, questiona quais serão as ações dos candidatos para o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e como utilizarão o recurso de mais de R$ 60 milhões do Fundeb, caso assumam a Prefeitura.


 

Eleições 2020

 

As eleições deste ano vão escolher os futuros vereadores e prefeitos das cidades do país. O pleito está marcado para o próximo domingo (15). Eventual 2º turno ocorrerá no dia 29.

 

Como maior plataforma de participação cidadã por meio de mobilização popular em torno de abaixo-assinados, a Change.org, que é 100% plural e independente, representa um espaço saudável e seguro para o exercício da democracia. A pesquisa feita pela plataforma possibilitou que seus usuários apresentassem as demandas que mais os preocupam nas três cidades, abrindo espaço para que os candidatos possam ouvi-los e respondê-los. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados