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sexta-feira, 13 de novembro de 2020

O poder feminino de mãos dadas com a liderança no pós-pandemia

Que tudo mudou já não é mais novidade. Sabemos que, com a chegada da tecnologia e das redes sociais e, principalmente, por estarmos na era da informação, passamos a viver na sociedade do conhecimento. Nela, organizações são ecossistemas em transformação, com decisões descentralizadas.

Com o cenário de pandemia, intensificou-se a necessidade de ampliar competências comportamentais de liderança. Gerenciar com compaixão é um novo formato que transcende o modelo convencional, porque o líder compassivo tem uma visão sistêmica e integrada. Por isso não conduz somente pela cabeça, razão, poder ou ego. Também envolve o coração, a alma, a intuição, a colaboração e a interdependência em sua gestão.

A liderança compassiva compreende que tudo faz parte do todo e que os resultados da sua equipe são parte do seu resultado. É um olhar mais humano e altruísta, compreendendo que o papel do líder é estar a serviço para que sua equipe seja psicologicamente segura e atinja resultados de alta performance.

É uma mudança de comportamento onde se lidera "de dentro para fora". Liderar a partir da atenção plena, da escuta, do diálogo e da colaboração para obter mais satisfação, confiança, alta performance e uma gestão mais humanizada.

O líder precisa flexibilizar-se para navegar entre as polaridades e acessar o seu poder feminino. Estou falando de equilíbrio de energias e não de disputa de gêneros. O futuro da gestão tem que ter força, mas tem que ter amor e cuidado .

Nilima Bhat, autora do livro Liderança Shakti, traz o olhar e a importância do equilíbrio das energias masculinas e femininas nos ambientes de trabalho. Segundo ela, Shakti, é o poder da criação, de amor que alimenta todas as criações e que dá vida à consciência. É você, independente do seu gênero, acessar o seu poder pessoal, a sua fonte infinita de criatividade e ser fiel a ela.

Pense em Hitler, tinha força e influência masculina que colocou em risco a humanidade. Pense em Gandhi, Mandela, Lincoln, Sheryl Sandberg e Paula Bellizia que conseguiram combinar a força com o amor e o cuidado. Para a liderança compassiva com o poder feminino, neste momento, precisa acionar Shakti, a sua fonte infinita de energia criativa e inteligência amorosa.

A nova gestão precisa ser alquimista corajosa para saber navegar nesse ambiente volátil, complexo, ambíguo e incerto. Além disso, deve transcender o ego (self), ser menos de si mesmo e adicionar aspectos da energia feminina.

Raj Sisódia, autor do livro Capitalismo Consciente, fala de um novo estilo de liderança que deixa de ser menos voltado ao indivíduo. Para isso é preciso ampliar força, entusiasmo, visão de longo prazo e flexibilidade para adicionarmos o amor e cuidado, inteligência emocional, sistemas inteligentes, inteligência espiritual. A chave está no equilíbrio.

A liderança compassiva é uma condução capaz de ativar as energias femininas e masculinas, integrando-as para navegar entre as polaridades para tomadas de decisões. Precisa utilizar-se e não ter medo de navegar entre as polaridades do poder feminino para co-criar com uma visão sistêmica impermanente com foco no desenvolvimento de sustentabilidade dos negócios. O futuro da liderança está na evolução do humano e nas relações baseadas em amor.

 



Ligia Costa - especialista em Liderança, Inteligência Emocional e Propósito. Fundadora do Thank God it’s Today, é graduada em Marketing pelo Mackenzie e pós-graduada em Gestão Organizacional e Relações Públicas pela ECA (USP). Certificada em Neurociência, Inteligência Emocional e Mindfulness pelo SIYLI (Search Inside Yourself Leadership Institute), metodologia para executivos que iniciou dentro do Google. Professora de Habilidades Socioemocionais na FGV | EESP; Certificada em Mindfulness pelo GNH (Gross National Happiness Center) no Butão; Master Coach formada pelo ICI e membro do ICF (Institute Coaching Federation). Ligia Costa foi executiva de multinacionais por 18 anos, estagiou no Vale do Silício na Lucas Arts e teve passagem por grandes empresas como: Ogilvy Mather, Neogama BBH e Brasil Telecom. Dirigiu o marketing do Yahoo! na América Latina, liderando equipes em mais de 8 países.

 

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