Endocrinologista explica
Nova medicação
atua diretamente nos mecanismos cerebrais responsáveis pelos fogachos e pode
beneficiar mulheres que não podem ou não desejam usar hormônios
A
aprovação pela Anvisa do fezolinetanto, comercializado como Veozah®, marca uma
nova etapa no tratamento dos sintomas vasomotores da menopausa, especialmente
os fogachos e suores noturnos. A medicação é a primeira terapia não hormonal
aprovada no Brasil com ação específica sobre os mecanismos cerebrais envolvidos
nesses sintomas, que afetam milhões de mulheres durante a transição menopausal
e na pós-menopausa.
Segundo
Dra. Tassiane Alvarenga Endocrinologista e metabologista da SBEM, a novidade
representa uma alternativa importante para pacientes que possuem
contraindicações ao uso de hormônios ou que optam por não realizar terapia
hormonal.
"Essa
aprovação abre uma nova possibilidade para mulheres que sofrem com fogachos e
não podem utilizar hormônios, como pacientes com histórico de infarto, AVC,
alto risco cardiovascular ou que já estão fora da chamada janela de
oportunidade para a terapia hormonal. Também beneficia mulheres que, por
escolha pessoal, não desejam utilizar hormônios", explica.
Os
fogachos estão entre os sintomas mais frequentes da menopausa e podem impactar
significativamente a qualidade de vida. Estima-se que até 80% das mulheres
apresentem ondas de calor e suores noturnos durante essa fase, sintomas que podem
persistir por mais de sete anos e comprometer sono, produtividade e bem-estar.
Diferentemente
das terapias hormonais, o fezolinetanto atua diretamente no sistema nervoso
central. O medicamento é um antagonista seletivo do receptor NK3, envolvido no
controle da temperatura corporal pelo hipotálamo. Com a queda dos níveis de estrogênio
na menopausa, ocorre um desequilíbrio nessa regulação, favorecendo o surgimento
das ondas de calor. Ao bloquear essa via, a medicação ajuda a restaurar o
equilíbrio térmico do organismo.
"O
fezolinetanto não é um hormônio. Ele age diretamente nos mecanismos cerebrais
que desencadeiam os fogachos. É uma abordagem inovadora porque trata a origem
do problema, regulando a termorregulação alterada pela queda do
estrogênio", destaca a endocrinologista.
A
aprovação da Anvisa foi baseada nos estudos internacionais SKYLIGHT 1, 2 e 4,
que envolveram mais de 3 mil mulheres. Os resultados mostraram redução
significativa tanto na frequência quanto na intensidade dos sintomas vasomotores.
Em um dos estudos, a dose de 45 mg reduziu em 64% a frequência dos episódios
após 12 semanas de tratamento, o equivalente ao controle de aproximadamente
dois em cada três fogachos. Os benefícios começaram a ser observados já nos
primeiros dias de uso.
"Quando
conseguimos controlar os fogachos, não estamos tratando apenas uma sensação de
calor. Estamos melhorando o sono, a disposição, a produtividade e a qualidade
de vida dessas mulheres. É uma ferramenta importante que passa a integrar nosso
arsenal terapêutico para individualizar ainda mais o tratamento da
menopausa", afirma Dra. Tassiane.
Além
da redução dos sintomas vasomotores, os estudos também demonstraram melhora na
qualidade do sono, no desempenho das atividades diárias e na produtividade no
trabalho, fatores frequentemente impactados durante a menopausa.
"Não existe uma menopausa igual para todas as mulheres. Existe a menopausa de cada mulher. Por isso, quanto mais opções seguras e eficazes tivermos disponíveis, maior será nossa capacidade de oferecer um tratamento personalizado e adequado para cada realidade", conclui.
Ainda
não há uma definição de preço nem data oficial de lançamento no mercado
brasileiro. O valor é definido pela Câmara de Regulação do Mercado de
Medicamentos (CMED) justamente após o processo de aprovação da Anvisa.
Dra. Tassiane Alvarenga – ENDOCRINOLOGISTA E METABOLOGISTA - Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU; Residência Médica em Clínica Médica pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP; Residência Médica em Endocrinologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FM USP); Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia- SBEM; Membro da Endocrine Society, SBEM e ABESO; Faz parte do Corpo Clínico da Santa Casa de Misericórdia de Passos. Sobrepeso e Obesidade. Compulsão Alimentar e Ansiedade; Obesidade Infantil; Diabetes Mellitus e Pré Diabetes: Controle da glicemia e prevenção de complicações como Retinopatia , Neuropatia , Nefropatia , Infarto do Miocárdio e Acidente Vascular Cerebral (AVC); Dislipidemias ( Colesterol); Doenças da tireoide ( Hipo e Hipertireoidismo, Nódulos na Tireóide); Osteopenia e Osteoporose;Seguimento pré e pós operatórios de cirurgia bariátrica; Check-up e Avaliação de rotina; Baixa Estatura; Distúrbios da Menstruação, Distúrbios da Puberdade, Crescimento e Desenvolvimento sexual; Síndrome dos Ovários Policísticos; Reposição hormonal na Menopausa e Andropausa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário