Com um aumento de 190% das matrículas no início do ano, a rede de idiomas inFlux reforça a importância de um método consistente e dinamismo no aprendizado para não abandonar os estudos
Para aqueles que dizem que o ano começa só depois do Carnaval, agora não têm mais para onde fugir. Chegou a hora de colocar em prática as resoluções de 2026 e milhões de brasileiros entram, efetivamente, no clima de recomeço. Melhorar a carreira, viajar mais e investir no desenvolvimento pessoal estão entre os objetivos mais citados, juntamente com o aprendizado de um novo idioma, que aparece recorrentemente como uma das principais metas. O desafio, no entanto, está em transformar a motivação inicial em resultado concreto: a fluência.
Impulsionada pelo clima de renovação típico dos primeiros meses do ano, a busca por cursos de idiomas cresce evidentemente nesse período. Porém, boa parte dos alunos acaba abandonando a meta ao longo do caminho e, entre os principais motivos, estão a falta de tempo, a sensação de estagnação, além de métodos excessivamente longos e exaustivos, que dificultam a percepção de progresso e comprometem o engajamento.
“O problema não é falta de interesse. É a falta de resultado. Muitos alunos passam anos estudando e não conseguem usar o idioma no dia a dia, o que gera frustração e desmotivação. Quando o aprendizado não faz sentido prático, a desistência vira consequência”, afirma Ricardo Leal, CEO da inFlux, uma das maiores redes de escolas de idiomas do país.
Levantamento interno da rede mostra que, entre dezembro de 2025 e janeiro de 2026, o número de matrículas cresceu mais de 190% nas mais de 150 escolas espalhadas pelo país e nas duas unidades em Portugal. Segundo Leal, o segredo para garantir a motivação e não abandonar os estudos é, primeiramente, escolher um método eficaz, que priorize a fluência e permita que o aluno perceba avanços reais no menor tempo possível.
Com mais de 50 mil alunos e atuação no ensino de inglês e espanhol, a inFlux estruturou sua metodologia justamente para enfrentar esses gargalos históricos do setor. O método próprio da rede combina as abordagens comunicativa e lexical, o que significa que o aluno aprende o idioma a partir de situações reais de uso, ao mesmo tempo em que desenvolve um repertório sólido de vocabulário e estruturas que aceleram a compreensão.
Por meio dos chamados “chunks”, blocos de palavras e expressões que aparecem com frequência na comunicação cotidiana, o método da rede permite ao aluno aprender combinações naturais da língua, exatamente como elas surgem em diálogos, filmes e letras de músicas, sem se restringir apenas a palavras soltas ou regras gramaticais.
“Esse formato contribui para oferecer um ensino de alto nível, além de reduzir significativamente o tempo necessário até a proficiência, tornando o processo mais objetivo para quem precisa conciliar os estudos com a rotina profissional e pessoal, por exemplo”, complementa.
A proposta é oferecer um caminho mais ágil, objetivo e mensurável de evolução, permitindo que o aluno acompanhe seu progresso e perceba resultados concretos ao longo da jornada. “A garantia de resultado é, inclusive, prevista em contrato, com a aplicação do teste TOEIC, reconhecido internacionalmente, que permite ao aluno comprovar o domínio no idioma”, ressalta o CEO.
Junto ao ensino formal, experiências como intercâmbios e atividades práticas dentro e fora da sala de aula também contribuem para que o aluno vivencie o uso real da língua e amplie seu repertório. Além do formato presencial das aulas, que favorece a socialização, a troca de experiências e até o networking entre pessoas com interesses semelhantes, a inFlux também atua com as modalidades online e híbrida, oferecendo maior conveniência para os alunos que precisam conciliar o estudos com atividades profissionais e pessoais.
“Quem quer aprender um novo idioma precisa, antes de tudo, escolher um caminho que faça sentido para a sua rotina e para seus objetivos. Mais do que quantidade de aulas, o que faz diferença é ter um método estruturado, que permita usar o idioma na prática desde o início”, destaca Leal.
Além do impacto profissional, uma vez que o domínio de uma língua estrangeira segue sendo um dos fatores mais decisivos em processos seletivos, promoções e acesso a vagas mais qualificadas, o aprendizado de um novo idioma também amplia a autonomia em viagens, o acesso a conteúdos globais e o repertório cultural.
“Aprender um idioma não é apenas cumprir uma meta de Ano Novo. É antecipar oportunidades, ampliar possibilidades e conquistar mais liberdade. Nosso propósito é encurtar esse caminho e torná-lo possível para mais pessoas”, completa o CEO.
inFlux
Site: www.influx.com.br
Telefone: (41) 3016-9898
Instagram: @influxbr

Nenhum comentário:
Postar um comentário