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Novas tendências de compra está impulsionando a indústria de cosméticos a repensar suas práticas e produtos
Os consumidores estão cada vez mais exigentes,
buscando produtos naturais que respeitem sua saúde, o meio ambiente e os
animais. De acordo com um estudo da Neogrid em parceria com a Opinion Box, 70%
dos consumidores preferem itens orgânicos ou com menor concentração de
hormônios e aditivos. Além disso, a atenção aos rótulos tem crescido: 21% dos
entrevistados afirmam ler sempre, 29% com frequência e 32% às vezes, enquanto
apenas 3% nunca conferem as informações. Essa mudança de comportamento favorece
o mercado de cosméticos veganos, que, de acordo com a Allied Market Research,
deve ultrapassar US$36,3 bilhões até 2030.
“Em 2022, tornamos a empresa 100% vegana, o que
resultou em um aumento de mais de 22% nas vendas em pontos de venda físicos e
cerca de 120% no e-commerce, se comparado com 2021. Embora nunca tivéssemos
realizado testes em animais, utilizávamos insumos de origem animal em alguns
produtos. Diante dos impactos cada vez mais recorrentes devido às mudanças
climáticas, reconhecemos a necessidade de ajustar nossa estrutura e operações.
Além disso, a crescente demanda dos clientes por transparência sobre a
composição dos produtos reforçou nosso compromisso com a sustentabilidade”,
conta Cândido Espinheira, CEO da rede vegana Yes! Cosmetics que está presente
no mercado há mais de 20 anos.
A edição de 2025 do NRF Retail's Big Show, o maior
evento de varejo do mundo, apresentou dados que revelam uma mudança
significativa nas prioridades da geração Z. Essa faixa etária se preocupa com o
posicionamento das marcas e o que elas representam, buscando conexões e
experiências autênticas.
O futuro é vegano
De acordo com a MarketGlass, o mercado global de
cosméticos veganos deverá ultrapassar a marca de US$21 bilhões até 2027. O que
antes parecia um desafio — encontrar produtos naturais e livres de origem
animal — tornou-se mais rotineiro, e o melhor acessível, impulsionado pelo crescente
número de adeptos ao veganismo e à rejeição aos testes em animais. Uma pesquisa
da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), aponta que cerca de 30 milhões de
pessoas se identificam como vegetarianas no país, com estimativa de que ao
menos 7 milhões sejam veganas.
“Lidar com esse mercado é ter em mente que o que é
vendido é muito mais do que cosméticos e sim bem-estar, autoestima e respeito
pelo nosso planeta. Por isso, oferecemos maquiagens, perfumes e produtos de
cuidados faciais e corporais com preços competitivos, garantindo que mais
pessoas tenham acesso a produtos de qualidade que respeitam a natureza. Além
disso, contamos com ampla presença no Brasil, com lojas físicas, uma plataforma
online e vendas diretas”, explica o empresário.
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