No mês em que é celebrado o Dia do Jardineiro, a iniciativa Nutrientes Para a Vida (NPV) faz um convite para despertar o jardineiro que mora dentro de você
Se você jardina, já sabe que jardinagem é, entre outras coisas, uma atividade relaxante e que pode ser praticada desde a infância até a idade avançada. Além disso, está comprovado que se trata de uma forma de diminuir o estresse e esquecer dos problemas do dia a dia.
Jardinar envolve sim alguma atividade física, que também pode ajudar a melhorar o humor, liberando endorfina e aliviando a ansiedade. Na verdade, cultivar os seus próprios vegetais e frutas também permite comer de forma mais saudável. Nem sempre pensamos neste aspecto da jardinagem. No entanto, ver as suas plantas crescerem e colher os seus próprios vegetais pode lhe dar uma sensação de satisfação e autorrealização.
Em cada pequeno jardim ou em cada parte dos grandes jardins encontramos a poesia trazida pelo jardineiro que expressou ali toda a sua criatividade. Percebemos a energia do coração que ele implantou no local. O que encontramos no jardim é: apaziguamento, equilíbrio, bem-estar, calma, relaxamento, gentileza, paz, pureza, tranquilidade, segurança...
Se você já cultivou uma planta pequena conhece a alegria de ver crescer algo que você plantou. É absolutamente mágico! Seu dia se torna especial nas visitas às suas plantas. Você monitora seu crescimento. Uma gotinha de água, uma pequena limpeza em volta... alguns pequenos tratamentos que fazem bem tanto a você quanto à planta.
Além do jardim, cultivar alimentos frescos e saudáveis, ricos em nutrientes essenciais, pode ajudar a manter o equilíbrio hormonal e uma boa saúde mental. Além disso, consumir refeições de qualidade pode trazer sensação de satisfação e bem-estar. E, o melhor de tudo, se vierem do nosso próprio trabalho, então podem contribuir para uma atitude positiva e para uma melhor gestão do estresse.
Se a nossa própria horta puder fornecer nosso alimento, isso trará um grande orgulho, proporcionando um efeito benéfico sobre o moral e permitindo que você passe mais tempo ao ar livre, conectando-se com a natureza.
Como jardineiro, é possível trabalhar em contato próximo com o meio ambiente e cuidar da produção e do cuidado das plantas. Você trabalha o solo, cultiva canteiros, cultiva plantas, rega e as fertiliza. Além de cuidar do seu jardim, cultivar também significa cuidar do meio ambiente. Cuidando do nosso cantinho, damos a nossa contribuição ao planeta e cuidamos de nós e dos nossos entes queridos.
Quer
mais vantagens? Você também consegue melhorar os sintomas de depressão, e
estimula a exposição ao sol, elevando ainda os índices de vitamina D em seu
corpo.
Depois de descobrir tantas vantagens, o que falta para libertar o que jardineiro que mora dentro de você?
Valter Casarin - coordenador geral e científico da Nutrientes Para a Vida é graduado em Agronomia pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias/UNESP, Jaboticabal, em 1986 e em Engenharia Florestal pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"/USP, Piracicaba, em 1994. Concluiu o mestrado em Solos e Nutrição de Plantas, em 1994, na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz". Recebeu o título de Doutor em Ciência do Solo pela École Supérieure Agronomique de Montpellier, França, em 1999. Atualmente é professor do Programa SolloAgro, ESALQ/USP e Sócio-Diretor da Fertilità Consultoria Agronômica.
NPV - Nutrientes para a Vida
Nenhum comentário:
Postar um comentário