Pesquisa
do Instituto AAV destaca o que é preciso para ampliar vendas online de automóveis
Na hora de anunciar um veículo na Internet, surgem muitas dúvidas sobre
como fazer para encantar o comprador e vender seu carro mais rapidamente. E uma
coisa é certa para qualquer tipo de público, algumas pequenas mudanças na forma
de anunciar fazem a diferença entre vender mais e de forma mais rápida para
qualquer tipo de público.
É o que mostra a pesquisa do Instituto AAV que buscou responder quais
características de um anúncio que influenciam na venda. O levantamento abrangeu
3 milhões de anúncios de carros anunciados na plataforma AutoAvaliar.
Considerou só carros fabricados a partir de 1998 e estudou 30 características
para chegar a algumas dicas sobre como anunciar melhor o seu veículo. Confira!
1 – Seja detalhista
Evite ser sucinto na descrição do anúncio. O ideal é que ela tenha o
maior número de informações. Se for muito curta, saiba que você terá uma chance
34% menor de venda. Portanto, não deixe de colocar informações como o status da
documentação, a garantia, forma de pagamento, prazo de entrega, IPVA, situação
do manual, chave reserva e tudo o que possa impactar na decisão do comprador.
“Um ponto interessante é sempre acrescentar uma pequena história para tornar o
carro único. Algo como para que ele era usado, se era basicamente para ir ao
trabalho e pequenos percursos ou algo assim”, afirma. Nilson Caldeira,
consultor responsável pela pesquisa do Instituto AAV.
2 – Coloque o maior número de itens e opcionais
Quanto mais itens avaliados do veículo, como motor, câmbio, pneus,
lataria e pintura, para somente citar alguns, maiores as chances de sucesso.
Este tipo de detalhamento leva a uma taxa de conversão 8% maior.
3 – A quantidade de fotos faz a diferença
Não seja econômico nas imagens, pois a maior taxa de conversão é de
anúncios com entre 25 e 30 fotos. Se você colocar entre 10 e 25 fotos terá 6,7%
mais chances de venda quando comparado a anúncios com até 10. “Um bom número a
se ter em mente é 15”, recomenda Caldeira.
É claro, o carro tem que estar limpo para ser fotografado, afinal a
aparência é fundamental na venda.
4 – Use todos os recursos multimídia
Se a plataforma permitir anúncios com fotos 360º não deixe de publicar.
Este tipo de mídia vai aumentar a chance de conversão em 23%. Já os áudios
ampliam este percentual em 47%. “O comprador quer ouvir o carro funcionando, o
barulho do motor e isso é importante para seu convencimento”, lembra Caldeira.
O uso de áudio chega a até ser mais essencial que o vídeo, que aumenta a
probabilidade de venda em 14%.
Segundo o Estudo Performance de Veículos
Usados PVU, realizado pela MegaDealer com base nos dados da Auto Avaliar e
Instituto AAV, o tíquete médio das vendas de veículos usados ficou em R$
74.706,00 em julho, recuo de 8,6% em comparação ao mês anterior e atingiu o
menor patamar dos últimos 12 meses. “A redução de preços foi geral,
mas o segmento de veículos premium e sedans compactos foram aqueles que
sofreram a maior queda em julho, especialmente após o anúncio do programa do
governo de redução de impostos e preços dos veículos 0km. Este comportamento do
mercado aumenta a importância de se fazer um anúncio diferenciado para encantar
o cliente, valorizar o veículo e vender mais rapidamente”, ressalta Caldeira.
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