Qual a melhor estratégia para alavancar sua empresa
frente aos concorrentes? Muitos defendem, fielmente, as ações de branding,
para alinhar os valores da marca e fortalecer a relação com os clientes.
Outros, não renunciam as campanhas de performance, uma vez que costumam trazer
um retorno mais rápido e impulsionar voos altíssimos do negócio. Ambas são, de
fato, bastante positivas para o marketing de toda empresa – mas, é preciso
analisar alguns pontos importantes para identificar qual o melhor momento de
investir em cada delas.
Em uma definição mais objetiva, as campanhas de branding
são intangíveis e ajudam a fortalecer a marca com o tempo. São processos
contínuos que não podem ser pausados, capazes de fortalecer o posicionamento da
empresa frente a seus consumidores. Quando bem implementado, cria conexões
profundas com o público-alvo e desperta sensações conscientes e inconscientes
nele, de forma que busque sempre sua marca ao desejar comprar o produto ou
serviço ofertado.
Segundo pesquisa realizada pela Ana Couto Branding,
67% dos consumidores estão dispostos a comprar um produto de uma marca que se
conecte com eles a partir de um propósito comum, o que torna o branding
uma ação extremamente valiosa, mas, ao mesmo tempo, mais demorada para ser
construída e permeada no mercado.
Enquanto isso, aquelas que buscam resultados mais
rápidos, direcionam seus investimentos às campanhas de performance. O termo,
que ganhou destaque com o avanço da globalização, abrange ações de marketing
digital como Meta Ads e Google Ads, e está diretamente ligado à conquista de
resultados em um curto espaço de tempo.
Muitas empresas novas que estão iniciando sua
jornada de crescimento costumam priorizar esta segunda opção, como forma de
obterem um crescimento mais rápido e necessário para construir sua presença no
segmento. Por mais que seja realmente uma estratégia válida e importante
perante este objetivo, chegará um momento em que a campanha de performance
atingirá seu status quo, e demandará dos investimentos conjuntos em
branding para que a empresa mantenha este patamar de destaque.
Identificar este timing é completamente subjetivo,
e será diferente conforme cada negócio. Não há como estabelecer uma única regra
ou momento ideal, mas, em algum momento, todo negócio precisará encontrar um
ponto de equilíbrio entre essas estratégias – uma vez que ambos os conceitos
estão interligados como yin e yang, podendo contribuir
significativamente para um aumento de vendas do empreendimento.
Uma empresa que entende o panorama geral de
seu segmento e sabe a hora certa de apostar no branding e na performance
terá grandes retornos nesses investimentos. Porém, aquelas que não
compreenderem a importância destes conceitos, não priorizarem verbas adequadas para
ambas, não disporem de um departamento de marketing dedicado a essa tarefa e,
principalmente, falharem em disseminar essa essencialidade em sua cultura,
dificilmente conseguirão consagrar o nome da marca no mercado.
Obter sucesso na união dessas campanhas envolve
muita pesquisa de mercado e imersão para entendimento da marca e de seus
valores. E, em se tratando do branding, cada empresa terá seu próprio
modelo e custos variáveis a partir disso. Já o trabalho de performance, por sua
vez, pode ser mais difícil de ser implementado, principalmente pelas
informações em massa que muitos “especialistas” compartilham nas redes sociais.
Muitos deles ensinam que ganhar dinheiro aprendendo Meta Ads ou Google Ads é
fácil – o que não é o caso – e, consequentemente, saturaram o mercado com
profissionais ruins.
Pode parecer um cenário desestimulante, mas a
verdade é que é possível conquistar excelentes resultados com estas campanhas
se, acima de tudo, as empresas tiverem um entendimento claro do que cada uma
faz e como funcionam. Com isso, estes termos devem ser permeados na cultura da
empresa, para que as pessoas que trabalham nela estejam alinhados com o
marketing e os motivos pelos quais essas estratégias serão seguidas.
Tanto o branding quanto a performance são fundamentais
para alavancar os negócios em seus segmentos, e devem caminhar juntos nessa
trajetória de destaque. O momento certo de investir nelas irá variar conforme
cada objetivo e empresa, o que exigirá muito planejamento e organização para
que estas campanhas consigam complementar uma a outra e, dessa forma, destravar
o diferencial competitivo da empresa.
Renan Cardarello - CEO da iOBEE, ecossistema de soluções em marketing digital.
iOBEE
https://www.iobee.com.br/
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