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Na campanha
Outubro Rosa, Sociedade Brasileira de Mastologia traz estudos validados pela
entidade para mostrar a realidade da doença no Brasil
Até o final deste ano são esperados 73.610 novos
casos de câncer de mama no Brasil, segundo estimativa do Instituto Nacional de
Câncer (Inca). No entanto, nem todas as mulheres receberão o diagnóstico, por
não realizarem exames de rotina ou não procurarem assistência médica ao sinal
de alterações nas mamas. A situação reflete a desigualdade no acesso aos
serviços de saúde e as deficiências de informação que impactam diretamente o
cenário, agravado principalmente pela falta de rastreamento mamográfico durante
a pandemia de Covid-19. Esta realidade mobiliza a Sociedade Brasileira de
Mastologia (SBM) pela campanha Juntos somos mais fortes #cancerdemamatemcura.
“Este Outubro Rosa, especialmente, demonstra um caráter abrangente e inclusivo,
com a preocupação de envolver profissionais de saúde, esferas governamentais,
empresas e principalmente as famílias brasileiras sobre a necessidade de
prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama”, afirma o mastologista
Tufi Hassan, presidente da SBM.Freepik
Da mesma forma que no Outubro Rosa, durante todo o
ano a Sociedade Brasileira de Mastologia contribui para respaldar políticas
públicas e iniciativas de prevenção à doença no Brasil. “Uma forma que
acreditamos ser bastante assertiva para atingir esses objetivos é a validação
sistemática de dados e análises produzidos por pesquisadores de universidades e
instituições renomadas no Brasil, assim como por especialistas da SBM”,
destaca. “São estudos em publicações como a Nature Cancer, uma das principais
revistas científicas do mundo, ratificados pela entidade.”
Covid-19
Uma das pesquisas, “Covid-19 e o câncer de mama no
Brasil”, é o primeiro estudo no País a avaliar individualmente todas as regiões
do território nacional, destacando as consequências da pandemia no diagnóstico
e tratamento da doença. O levantamento indica aumento de cerca de 26% nos casos
de câncer de mama nos estágios mais graves da doença em função da pandemia. A
constatação, segundo o mastologista, revela a necessidade de implementação de
um modelo de saúde pública totalmente renovado para o enfrentamento do câncer
no Brasil.
Desigualdade
Outro estudo, também relacionado à Covid-19,
comprova que a condição socieconômica das mulheres no País foi determinante no
diagnóstico do câncer de mama antes e depois da pandemia. A avaliação compara
pacientes atendidas pela saúde suplementar, que engloba serviços privados
prestados por planos de saúde, e pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para
espelhar uma situação de contrastes. Com a pandemia, os diagnósticos de
estágios avançados da doença entre as usuárias do SUS atingiram 52,04%, contra
36,4% no setor privado.
Mais velhas e mais jovens
Um levantamento, também validado pela Sociedade Brasileira
de Mastologia, revela aumento do número de casos graves da doença entre
mulheres com 70 anos de idade ou mais. Outro levantamento aponta uma situação
contrastante, e não menos preocupante com relação ao “rejuvenescimento” da
doença: a incidência do câncer de mama entre pacientes mais jovens. Segundo
dados analisados pela SBM, há crescimento de população abaixo de 49 anos com
diagnóstico de câncer de mama no Brasil.
No primeiro estudo, com mulheres acima de 70 anos,
a redução do rastreamento para câncer de mama no Sistema Único de Saúde (SUS) é
flagrante. No segundo, com pacientes jovens, o obstáculo no diagnóstico precisa
ser transposto com urgência, uma vez que a mamografia é recomendada apenas após
os 50 anos pelos serviços de saúde. Segundo a SBM, o grupo a partir de 40 anos
deveria ser estratégico para as políticas de saúde voltadas ao diagnóstico
precoce e tratamento mais eficaz.
Sobre o exame de mamografia, principal método de
rastreamento de câncer, a SBM vem encaminhando discussões na esfera federal a
respeito da necessidade de documentar em filme impresso e específico todos os
exames realizados no SUS e na saúde suplementar, o que infelizmente não
acontece em grande parte do Brasil, atrasando ainda mais os diagnósticos e
inícios de tratamentos de pacientes.
Leis dos 30 e 60 dias
A determinação que prevê o diagnóstico do câncer de
mama no prazo inferior a 30 dias (Lei nº 13.896/2019), e a que indica o início
do tratamento em centro especializado em prazo igual ou inferior a 60 dias (Lei
nº 12.732/2012), são acompanhadas com atenção pela SBM. O não cumprimento da
legislação, de acordo com levantamento inédito obtido pela entidade, realizado
no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (UFG), faz com que a
maioria das mulheres participantes do estudo leve mais de quatro semanas em
cada etapa de exame e igual período para iniciar o tratamento. O “medo”, para
mais de 80% das entrevistadas, é fator preponderante que dificulta a primeira
consulta médica, após a mulher perceber uma anormalidade na mama, a realização
da mamografia ou ultrassom e a biópsia mamária.
Causas hereditárias
Entre muitas ações importantes, e com a perspectiva
de assegurar em lei a realização de exames nos casos da doença associados a
causas hereditárias, a SBM propõe que os testes genéticos para prevenção,
diagnóstico e tratamento dos cânceres de mama e ovário no âmbito do SUS sejam
feitos em todo o País. Até agora, somente cinco Estados brasileiros dispõem de
legislações específicas para Detecção de Mutação Genética dos Genes BRCA1 e
BRCA2 custeada pelo SUS. O direito já assiste as mulheres no sistema
suplementar operado pelos planos de saúde desde 2014.
Navegação
A Sociedade Brasileira de Mastologia também destaca
a importância do Programa de Navegação de Pacientes para melhorar o acesso aos
cuidados em oncologia no País. Com a inclusão do navegador nas equipes de
saúde, o programa traz inúmeros benefícios. Os navegadores avaliam e
compreendem as necessidades físicas, emocionais, informativas e logísticas da
paciente e possibilitam aprimoramentos importantes para os sistemas de saúde
oferecidos no País, como a ampliação do rastreamento na atenção primária de
saúde, o diagnóstico precoce da doença, a celeridade para início do tratamento,
assim como a melhoria da qualidade dos procedimentos, que convergem para a
satisfação do paciente a partir da experiência na utilização dos serviços
médicos.
Na campanha Juntos somos mais fortes #cancerdemamatemcura,
o presidente da SBM enfatiza a importância do núcleo familiar no acompanhamento
da paciente e no apoio durante o tratamento. “Não há uma estatística sobre
abandono de pacientes diagnosticadas com câncer de mama, mas sabemos que é uma
realidade. Neste sentido, o Outubro Rosa chama à reflexão e à iniciativa no
momento em que as mulheres estão mais fragilizadas e necessitadas da presença
de suas famílias. A cura depende também de afeto”, finaliza Tufi Hassan.
Informações e pesquisas
O site da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM)
disponibiliza para consulta as principais pesquisas validadas pela entidade.
Acesse: www.sbmastologia.com.br
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