Existem muitas lições que não estão nos livros. Há coisas que só aprendemos com
o tempo. A experiência de vida é, muitas vezes, o melhor de todos os mestres.
Quem já viveu bastante também já errou muitas vezes. O erro faz parte da
natureza humana. Entretanto, o que nos faz mais fortes e melhores é a
capacidade de aprender com os equívocos.
Acumular conhecimento não basta. É preciso saber aplicá-lo em nosso dia-a-dia
em busca de nossa felicidade. É necessário ser honesto em qualquer
circunstância, manter-se ético, cultuar a verdade e praticar a justiça, a
humildade e a solidariedade.
Ao longo da vida – e lá se vão algumas décadas – elaborei para minha própria
conduta profissional um rol de 12 mandamentos que muito me ajudaram e que me
permito compartilhar. São eles:
1 – Nunca perca a liquidez. Patrimônio perdido e
lucros escassos podem ser recuperados, mas a falta de liquidez tem efeito
devastador, inclusive sobre o patrimônio;
2 – Ninguém aprende pela boca. O aprendizado nos
chega pelos olhos e pelos ouvidos;
3 – Muito cuidado com o que se fala.
Anatomicamente, o homem não foi feito para falar em demasia. Na dúvida, ponha
em prática a teoria do espelho, pondo-se na frente de um. Ele vai
refletir dois olhos, duas narinas, dois ouvidos, duas pernas, dois braços e
apenas uma boca;
4 – Tenha o compromisso que quiser, menos um: com
seus erros. É preciso saber dizer: “errei”. Esconder ou defender os próprios
significa a certeza de repeti-los; reconhecê-los é o melhor caminho para
aprender com eles;
5 – Divida os méritos. Seja generoso nos elogios
dirigidos aos membros de sua equipe. Valorize o “nós” e, na medida do possível,
evite o “eu”. Ninguém conquista nada sozinho. Valorize quem está ao seu lado,
contribuindo para o sucesso;
6 – Seja extremamente cuidadoso e criterioso na
aceitação de convites para o comparecimento em palestras, conferências e
eventos do gênero. Sobretudo se houver a presença e/ou coordenação de notáveis
renomados porque eles dificilmente falarão o que realmente pensam, mas sim o
que querem que você faça e adote;
7 – Tenha cuidado redobrado com as expansões do seu
negócio. A euforia leva a endividamentos e provoca mais quebradeiras do que as
crises de demanda de mercado e de margens de lucro, estas sempre passageiras.
Otimismo não faz mal, porém deve vir sempre acompanhado de muito planejamento;
8 – Administrar ou comandar um negócio é,
sobretudo, se antecipar ou antever os prováveis eventos futuros, sejam eles
positivos ou negativos. Sempre é melhor prever do que prover. Prever:
antecipar, planejar, buscar alternativas. Prover:
necessidade de suprir, necessidade de se endividar; espécie de pronto-socorro
ou UTI, do qual nunca se sabe se conseguirá sair.
9 – Talento e genialidade são importantes, é claro.
Entretanto, não se pode contar indefinidamente e apenas com isso. A constância
e a disciplina prolongam a vida das empresas sem a dependência de lampejos. No
mundo dos negócios, austeridade traz resultados muito mais efetivos – e
duradouros - que oba-oba.
10 – Não classifique as pessoas pelo que elas têm
no bolso, e sim pela capacidade de seus cérebros. Por meio dos estudos, o Homem
adquire conhecimentos; por meio dos conhecimentos, adquire saber e, por meio do
saber, conquista o que há de mais nobre na humanidade: a liberdade;
11 – Reuniões muito longas tendem a ser pouco
produtivas. As reuniões devem ser bem planejadas, objetivas e propositivas. O
ideal é que, para elas, sejam convocados integrantes de dois níveis
hierárquicos, como superintendentes e diretores ou diretores e gerentes. Nessas
ocasiões, adote como regra pedir primeiramente a opinião da pessoa de nível
hierárquico inferior, para depois ouvir a de cargo imediatamente superior
(evita a inibição e reduz contribuição)
12 – A utilização de verbos no gerúndio é um veneno
que contamina o negócio ou a empresa. “Estudando”, “planejando”, “terminando” e
termos similares denotam que não se tem data para concluir qualquer tarefa ou
projeto. Evite-os. Ao contrário, quando se diz “Isso estará pronto em 7 dias
(ou 7 meses ou 7 anos)”, está se colocando um prazo para a conclusão. Não por
acaso, no termo “protelando” o verbo está no gerúndio.
Nota: Esse não é propriamente um código de conduta, mas um guia, elaborado com
base em muitos anos de experiência corporativa e que pode orientar ações e
provocar reflexões e mudanças de comportamento. Serve para os negócios e pode
ser útil também para a vida pessoal.
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