É cada vez mais comum os meses do ano estarem vinculados a cores que representam campanhas voltadas à conscientização e à prevenção de doenças e problemas de saúde. Pelo fato de ainda não existir um calendário oficial, os meses acabam recebendo mais de uma cor específica. Porém, no caso de setembro, o destaque é o amarelo, que representa a campanha brasileira de prevenção ao suicídio
Por essa razão, durante setembro, discussões sobre saúde mental acabam se
tornando mais frequentes entre as pessoas de modo geral. No entanto, quando se
trata do ambiente de trabalho, percebo que os debates se restringem apenas por
um período determinado, como se tivessem prazo de validade, passando a não ter
tanta importância quando o mês acaba, o que não faz sentido algum.
Em 2022, a Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou como doença
ocupacional a Síndrome de Burnout, que acontece devido ao esgotamento físico,
emocional e mental causados pelo estresse do trabalho. E uma pesquisa realizada
pela International Stress Management Association (Isma) aponta
que o Brasil está em segundo lugar em número de casos diagnosticados, atrás
apenas do Japão.
Além do Burnout, outras doenças como depressão, ansiedade e distúrbios
emocionais também podem levar pessoas a serem afastadas de suas respectivas
funções no trabalho, o que já demonstra a importância de levar a sério temas
relacionados à saúde mental, pois quando esta é comprometida, gera um prejuízo
para o indivíduo como um todo, tanto na vida profissional quanto na pessoal.
A questão que coloco aqui é: quando um colaborador é acometido por alguma
doença que foi motivada pelo trabalho, é certo que algo não está funcionando da
melhor maneira: ambiente tóxico e não seguro, pouca ou falta de liberdade para
se expressar, falhas de comunicação com o gestor, entre outros motivos. O fato
é que não podemos terceirizar a culpa, a primeira responsabilidade é do
colaborador, e a segunda fica a cargo da gestão.
Neste contexto, os OKRs - Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados
Chaves) -, são uma ótima ferramenta para ajudar a melhorar a comunicação entre
líder e liderados, pois estimulam a valorização do time, fazendo com que cada
integrante seja visto e ouvido, o que facilita a criação de ambiente de
trabalho acolhedor, para que ocorra uma troca de ideias e opiniões entre todos
os envolvidos.
Aliado a isso, os OKRs preveem ajustes constantes, o que possibilita conversas
frequentes sobre as entregas e tarefas. Este processo torna mais fácil
identificar se algo não está dando certo e assim resolver os problemas. Em
momentos de fechamento de ciclo, isso faz muita diferença, gerando mais
aprendizados, o que tende a resultar em menos casos de insatisfação, que quando
acumulados, podem levar ao surgimento de alguma doença.
Assim, é importante que as empresas estejam atentas aos seus colaboradores,
para que seja possível evitar doenças causadas pelo trabalho, desenvolvendo um
ambiente saudável para que a equipe mantenha sua saúde mental em dia. Essa
mobilização vai fazer com que as pessoas tenham liberdade de relatar incômodos
ao seus superiores, quando surgirem, o que irá evitar sofrimento e problemas
maiores no futuro.
Pedro Signorelli - um dos maiores especialistas do Brasil em gestão, com ênfase em OKRs. Já movimentou com seus projetos mais de R$ 2 bi e é responsável, dentre outros, pelo case da Nextel, maior e mais rápida implementação da ferramenta nas Américas.
http://www.gestaopragmatica.com.br/
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