Pexels
Dados da Circana
apontam que o período representou 16% das vendas em 2022
Uma das datas mais importantes para o varejo
brasileiro, o Dia das Crianças movimenta o comércio desde 1924, sendo um
impulsionador direto para a indústria de brinquedos. Segundo dados da Circana -
empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo – em 2022
o mês de outubro representou 16% das vendas de todo o ano e registrou um
crescimento de 11% em comparação com o mesmo mês do ano anterior.
Segundo Ana Claudia Weber, Diretora de Client
Development, da Circana, o Brasil apresenta um comportamento social de comprar
presentes prestes às datas comemorativas e no Dia das Crianças não é diferente.
“Os dados da indústria de brinquedos nos mostram essa tendência. Em 2022 o
mercado registrou um crescimento de 8.3% nas duas primeiras semanas de outubro,
em relação ao mesmo período de 2021”, afirma.
O levantamento da Circana aponta que em 2022, as
figurinhas da Copa tiveram grande influência no crescimento da categoria de
brinquedos, já que foram lançadas em agosto. Além delas, bonecas, carrinhos e
brinquedos externos e esportivos (principalmente veículos grandes, operados a
bateria) foram as categorias que mais impulsionaram o crescimento do mercado.
Sem considerar as figurinhas, a categoria de brinquedos cresceu 8% no ano
passado e as propriedades que mais cresceram foram Hot Wheels, Jurassic Park, Marvel
Universe, Mercedes-Benz e Polly Pocket.
Ainda sem contar a venda das figurinhas, as lojas
especializadas em brinquedos não demonstraram grande crescimento nas vendas em
outubro de 2022, se comparado com 2021. O canal generalista, lojas que vendem
mais de uma categoria, foi o responsável por impulsionar o crescimento do
mercado no ano passado e o canal físico representou 82% do crescimento do
mercado. Os dados mostram ainda que o e-commerce vem ganhando relevância no mês
de outubro, registrando 11% das vendas nesse mês de 2022. Em 2019 esse canal
representava 4% das vendas.
Ainda de acordo com os dados da Circana, o mercado de produtos licenciados vem ganhando relevância no mês de outubro ano a ano. Ele registrou 28% das vendas de outubro de 2022, enquanto em 2019 era responsável por 23% das vendas. As categorias com melhor desempenho no e-commerce no mês das crianças no ano passado foram blocos de montar e brinquedos externos e esportivos.
Circana
www.circana.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário