A mudança de comportamento ou alteração aguda são os primeiros indicativos, mas existem outros para ficar de olho
Quando um animal de estimação não está se sentindo bem, a primeira reação do tutor é levá-lo imediatamente ao pronto socorro para ser examinado. Mas como saber se de fato o animal precisa passar por um atendimento médico?
No pronto socorro do Veros, sempre que houver tempo de espera, a equipe de apoio, (formada por auxiliares veterinários), já realiza uma avaliação inicial de parâmetros vitais, e com base nos resultados, faz a classificação de situação do paciente e já direciona para: emergência, urgência, não urgência, ou coletas de exames de sangue ou de imagem, quando necessário.
‘’Sempre que o pet doméstico (cão ou gato) estiver com alguma alteração comportamental ou apresente qualquer alteração aguda como diarreia, vômitos, prostração etc., ele precisa de um pronto atendimento. Já os animais silvestres podem receber um primeiro atendimento, mas precisam ser encaminhados para o especialista.’’, afirma a Dra Bruna Ferreira, do Veros Hospital Veterinário.
Os
atendimentos médicos são
realizados por prioridade médica. Por exemplo, se um paciente classificado na
triagem como não urgente estiver aguardando e chegar outro em emergência, este
passará na frente, exatamente como funciona em um atendimento de humanos. Por
esse motivo, existe o ambulatório de especialidades e clínica médica, que é o
centro que atende todas as alterações que não são as agudas e sim eletivas,
realizando o atendimento com hora marcada.
E qual
a diferença entre urgência e emergência em um pronto socorro?
O tempo que o paciente pode aguardar para atendimento. Os
casos de emergência são aqueles que o animal possui alterações sistêmicas que
colocam a vida dele em risco se não tiver atendimento médico imediato. Já a
urgência é quando o paciente precisa de atenção, mas consegue aguardar até 30
minutos para ser atendido.
De acordo com a Dra Bruna, todo caso de urgência pode se tornar
uma emergência, por isso que os casos classificados como urgência no PS ficam
separados, com a equipe de apoio acompanhando o paciente até o
médico-veterinário conseguir atendê-lo.’’
O Veros está 24h à disposição para receber todos
os pacientes e tratá-los da melhor maneira possível, garantindo exames e
atendimento de qualidade, com mais de 80 colaboradores (1/3 deles
médicos-veterinários) e capacidade para realizar cerca de 2 mil consultas e 700
cirurgias por mês.
Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4643, Jardim Paulista – São Paulo, SP.
Site: https://veros.vet/
Instagram: https://www.instagram.com/veros.vet/
Nenhum comentário:
Postar um comentário