Concessionárias
armazenam itens esquecidos pelos passageiros nos trens e estações para
devolução
Entre os itens
mais inusitados, estão uma escada de dois metros, um carrinho de supermercado e
uma vara de pescar
A Central de Achados e Perdidos das Linhas
5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda apresentaram um aumento no número de objetos
que foram direcionados à Central de Achados e Perdidos.
A ViaMobilidade, concessionária responsável
pela operação e manutenção das linhas 5-Lilás de metrô, e a ViaMobilidade
Linhas 8 e 9, concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas
8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, armazenam itens esquecidos
pelos passageiros nos trens e estações para devolução.
No primeiro semestre de 2022, foram
encontrados 4.826 objetos nas estações e trens da Linha 5-Lilás. Já no mesmo
período de 2023, foram 5.290 itens, o que representa um aumento de 9%.
Por sua vez, nos seis primeiros meses do ano
passado, foram encontrados 6.930 objetos nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.
Já em 2023, foram 9.378, ou seja, um aumento de 35%.
Em geral, os itens mais esquecidos pelos
passageiros são cartões bancários, bilhetes de transporte e carteiras. Já os
inusitados incluem uma escada de dois metros, carrinho de supermercado, vara de
pescar, dentaduras, portas, carrinho de bebê, pia de banheiro e até mesmo
brinquedos eróticos.
“As centrais de Achados e Perdidos permitem
maior conforto aos passageiros, que não precisam sair das estações para reaver
um objeto. O atendimento é ágil e eficiente pois, visando a melhor experiência
aos passageiros, a equipe armazena e cataloga todos os itens encontrados”,
afirma Gabriel Oliveira Santos, Líder da Central de Achados e Perdidos da
ViaMobilidade.
“Além disso, a ViaMobilidade orienta que os
passageiros estejam sempre atentos e cuidem de seus pertences, para evitar que
sejam esquecidos nos trens e estações”, reforça Gabriel.
Como
funciona a Central de Achados e Perdidos?
Na Linha 5-Lilás, a Central de Achados e
Perdidos fica na Estação Adolfo Pinheiro (Avenida Adolfo Pinheiro, 301). Já os
passageiros que esqueceram seus pertences nos trens ou estações das Linhas
8-Diamante e 9-Esmeralda podem retirá-los na Estação Osasco. O acesso é pela
Praça Antônio Menck, s/nº (Centro) ou pela Rua Erasmo Braga, s/nº (bairro
Bonfim).
Em ambos os casos, o funcionamento é de
segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, exceto feriados. Os itens esquecidos
ficam armazenados por até 90 dias. Após este período, são encaminhados para
doação. Já os documentos são enviados aos órgãos emissores.
Os objetos podem ser entregues aos clientes
mediante a comprovação de propriedade do item e apresentação de documento de
identidade com foto. Passageiros com menos de 16 anos devem retirar os objetos
na companhia dos pais ou responsáveis.
Ao encontrar um item perdido no trem ou em uma estação, basta
procurar um funcionário da ViaMobilidade, que fará a entrega na Central de
Achados e Perdidos. Mais informações sobre o serviço podem ser obtidas pelo
telefone 0800-770-7106.
Nenhum comentário:
Postar um comentário