No
universo do marketing moderno, o Dia do Cliente, comemorado em 15 de setembro,
não é apenas uma data comemorativa: é uma oportunidade estratégica para marcas
estreitarem seus laços com seu público-alvo, e a Inteligência Artificial (IA)
tem um papel fundamental nesse processo.
No
contexto dessa busca pela fidelização do cliente, uma pesquisa recente
demonstra o impacto da IA na personalização da experiência do cliente. De
acordo com um estudo da Associação de Marketing, 85% das empresas que adotaram
a IA em suas estratégias de atendimento, experimentaram um aumento
significativo na satisfação do cliente.
Acredito
que a fidelização seja o maior objetivo das marcas hoje. Todos os dias são do
Cliente, mas a data específica é uma grande oportunidade de trazer o cliente
mais próximo da sua marca ou produto. Reforçar seus valores, missões e
posicionamento, e ir além do que mais uma ação promocional de calendário.
Nos
dias de hoje, a personalização da experiência do cliente tornou-se um fator
crucial para marcas em todos os setores, especialmente na internet. A
experiência de compra após o modelo online tornou-se o maior e mais importante
diferencial entre marcas, serviços ou produtos comercializados.
Além
disso, a experiência agrega valor percebido no ato da compra, no investimento
ao adquirir o produto e, principalmente, entrega ao pós-venda um produto
recheado de novas referências na jornada de compra do consumidor.
Contudo,
essa busca pela personalização não vem sem desafios. É necessário ressaltar a
importância de ser inovador em cada ação de personalização, sem comprometer a
experiência do cliente, sempre buscando novidades que impressionem o
consumidor.
AInteligência
Artificial (IA) está desempenhando um papel fundamental na melhoria da
personalização da experiência do cliente. Ela mudou a profundidade e velocidade
das análises das jornadas do consumidor.
Novas
associações de informações são possíveis, baseadas em um conhecimento e uma
atuação digital da IA na web como um todo, aliados a um poder analítico e
criativo do indivíduo.
Entretanto,
é importante lembrar que, assim como em qualquer área, a personalização via IA
pode falhar. O que evita tais falhas é a criação de modelos de testes e
simuladores de ambientes, de toda a cadeia da jornada do cliente.
Em
qualquer experiência nova, quanto maiores e mais completos forem seus testes e
mais controlado o ambiente, menores os riscos.
Leandro Rampazzo - CEO da Godiva Propaganda, agência full service/360º
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