Assim, com o comportamento das pessoas pautado no uso das redes sociais e de outras ferramentas, as estratégias digitais passam a ser ponto central no planejamento dos players do mercado imobiliário de todos os segmentos. Quase todos nós já tivemos o desejo de compra despertado por conteúdos que apareceram enquanto navegávamos em nosso feed de alguma plataforma.
O que pode ser utilizado
Com o
crescimento do mercado digital, a gama de possibilidades de abordagem do
público-alvo se expande. Por isso, é importante entender quais as principais
estratégias ligadas ao mercado e como elas podem ser úteis.
Nesse
contexto, podemos abordar os anúncios online, que facilitam o contato direto
com o lead que já tem interesse na oferta. Também, é válido focar em
estratégias construídas ao longo do tempo, como a indexação dos conteúdos
orgânicos da empresa por meio de práticas de SEO e marketing de conteúdo.
Tour
virtual e realidade aumentada
Outra
alternativa interessante é oferecer experiências de imersão aos possíveis
clientes. Aqui, entram os tours virtuais pelos condomínios, pelos apartamentos
decorados e stands de vendas, as mesas digitais, a realidade aumentada para
aproximar os usuários dos empreendimentos e a assinatura digital do contrato de
compra e venda da unidade escolhida, sem a necessidade de sair de casa!
A estratégia que funciona
Não há
resposta certa sobre qual a melhor estratégia para potencializar a presença
online no mercado imobiliário. São testes que, por meio de análises,
possibilitam aos profissionais entender o que funciona para cada negócio.
Afinal, enquanto para um empreendimento a abordagem pelo Facebook traz
resultados, para outro a parceria com influencers pode ser atraente.
Porém, em
meio a tantas opções, é fácil perder o foco e querer abraçar todas as
oportunidades que surgem. Então, quando as repercussões positivas aparecerem,
importa saber sua origem e como é possível potencializá-la. Para isso, use e
abuse dos relatórios que as ferramentas digitais oferecem, para que as próximas
decisões sejam tomadas.
O digital em todo o processo da construção
Quando
falamos em estratégias digitais, muita gente se prende aos times de marketing e
vendas. Porém, eles são apenas a ponta do iceberg do potencial digital no
mercado imobiliário.
Digital
serve a todas as áreas da empresa
As
transformações que o online traz afetam todas as áreas da construção, desde o
canteiro de obras até o escritório de contabilidade. Por exemplo, enquanto o
marketing é responsável por ações que propagam a imagem da construtora, áreas
como a de recrutamento podem encontrar talentos pelo mapeamento digital,
enquanto a equipe de relacionamento utiliza os canais para garantir uma
experiência de pós-venda.
Ainda, os
meios digitais possibilitam que os profissionais da companhia fortaleçam sua
reputação. Por meio de publicações e geração de conteúdo, é possível ampliar a
visibilidade pessoal e, consequentemente, atrair novos negócios.
O diferencial que você deve buscar
Por mais
que o mercado digital apresente ótimas oportunidades de crescimento, ele não é
para amadores. Isso porque em meio à tendência da digitalização, todas as
empresas estão de olho em como usar a tecnologia para alcançar mais pessoas.
Por isso, o
foco deve estar em promover estratégias diferentes, com maior impacto e menor
custo.
Na BRZ,
nosso olhar está constantemente voltado à exploração das ferramentas digitais
unidas com a análise de dados. Porém, sempre com foco no cliente. De nada
adianta ter todas as ferramentas em mãos se a experiência dos compradores não
for ajustada de acordo com as suas necessidades.
O segredo
está em utilizar tudo o que o meio digital nos proporciona, mas sempre fazendo
a ponte com a construção de uma cultura organizacional moderna e atenciosa com
os usuários.
Eduarda Tolentino - Presidente
do Conselho da BRZ Empreendimentos
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