Lojistas da região relatam redução no número de assaltos e aumento no fluxo de consumidores, e cobram mais divulgação das intervenções realizadas como forma de atrair cada vez mais pessoas para o centro da cidade
Pouco mais de quatro meses
desde que começaram as ações de revitalização da Praça da Sé pela Prefeitura de
São Paulo, os lojistas da região já começam a sentir os efeitos das melhorias
realizadas.
Aumento do policiamento,
retirada das barracas de moradores de rua e limpeza diária do lixo são algumas
das medidas adotadas para trazer de volta o público à região, cujo comércio andou
muito prejudicado nos últimos anos.
Para o presidente da Associação
Comercial de São Paulo (ACSP), Roberto Mateus Ordine, a Praça da Sé, o Marco
Zero da cidade, deve ter total atenção e cuidado, tanto como atração turística
como de comércio.
“Precisamos resgatar sua
importância como ponto de encontro da população. Lá tivemos espetáculos
memoráveis e manifestações históricas, como as Diretas Já e a conquista do
Mundial de 1958, além de tantos outros eventos marcantes na história de São
Paulo”, lembrou.
OTIMISMO
A proprietária da loja Nelson
das Bolsas, Maria Edila Gonçalves, comemora as recentes ações da Prefeitura e
acredita que, hoje, o ambiente está mais bonito, iluminado e acolhedor. Em sua
loja, a comerciante já sente uma melhora de retorno dos clientes em 25%.
“Vejo mais policiamento e a
limpeza melhorou muito. Isso tem feito o movimento aumentar, apesar de ainda
estar longe do que era antes”, afirmou.
A lojista, conhecida como dona
Edila, acredita que ainda há pouca divulgação das melhorias na Praça da Sé e
muita gente nem sabe das intervenções e acaba não indo à região por medo.
“Espero que, com maior
conhecimento da população, nós, lojistas, possamos começar a ter nossos
clientes de volta”, disse.
Inaugurada há 62 anos na região
da Sé, a loja viu seu movimento cair consideravelmente na pandemia. No entanto,
a situação ficou insustentável no início deste ano, lembrou dona Edila.
“Nunca vi uma queda tão brusca
de clientes e um cenário tão caótico na Sé. Vimos assaltos na rua várias vezes
por dia e isso afastava nossos clientes”, lamentou.
A Nelson das Bolsas tem duas
unidades na Rua Direita desde 1961, fundadas pelo casal Nelson, já falecido, e
Maria Edila.
MAIS
DIVULGAÇÃO
Outra loja da região que já
sente os efeitos das melhorias com o retorno dos consumidores é a Flor de Liz
Essências, na Rua Anita Garibaldi.
A gerente Maria Eduarda
Pinheiro conta que, há cerca de um mês, ela tem percebido mais movimento na
loja e na região como um todo.
Quando não tinha muito
policiamento e muitas pessoas dormiam nas calçadas, ela conta que via
constantemente clientes sendo assaltados por ladrões a pé, que agiam em grupos.
“Eram celulares, carteiras,
joias e relógios, basicamente, e muitas vezes, bolsas inteiras. Isso criou um
medo na população que não é tão fácil de reverter, mas temos esperança”, disse
Maria Eduarda.
Na opinião da gerente, se a
mídia e a Prefeitura intensificassem as ações de divulgação para a população,
seria mais fácil para a Praça da Sé voltar a ser um lugar movimentado e seguro
para o pedestre.
“Precisamos de ações constantes
para o público saber que está muito mais tranquilo fazer compras na região”,
concluiu.
O vendedor Clailton Rutter, que
trabalha na Ótica Knirps, que fica na Rua Quintino Bocaiúva há 25 anos, diz que
quase não vê mais roubos no entorno da Praça da Sé. De acordo com ele, o
movimento nas ruas tem melhorado a cada dia.
Mas o volume de clientes na
ótica, no entanto, ainda é tímido.
“A gente acredita que as
pessoas ainda desconhecem as melhorias e ainda têm medo da região. Dois meses
ainda é pouco para acabar com esse carma que a Praça da Sé contraiu. Espero
que, em breve, possamos ter o movimento de consumidores de antes”, disse Rutter.
REVITALIZAÇÃO
As equipes da Subprefeitura Sé
participam de uma operação conjunta com órgãos da Prefeitura e do governo do
Estado (Polícia Civil e Militar) para melhoria da zeladoria e segurança no
local com o apoio da Guarda Civil Metropolitana.
As ações são precedidas de
abordagens da área social, de saúde e demais procedimentos conforme decreto
municipal nº 59.246/2020.
Segundo a Prefeitura, os
investimentos na Praça da Sé têm sido feitos de forma permanente e integrada em
várias frentes, mas sem deixar de lado os cuidados com os mais vulneráveis.
Por meio de um trabalho
socioeducativo, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
(SMADS) envia frequentemente equipes de orientadores socioeducativos do Serviço
Especializado de Abordagem Social (SEAS) para atender pessoas em situação de
rua e oferecer atendimento nos seguintes equipamentos do Programa Redenção:
SIAT II, duas unidades de Atendimento Diário Emergencial (ATENDE) e os Centros
Temporários de Acolhimento (CTA).
Quanto à limpeza, diariamente,
é retirada aproximadamente 1,3 tonelada de lixo da Praça.
Além das habituais lavagens de
via, monumentos e escadarias que são executadas frequentemente, as grelhas e
bocas de lobo também passaram por inspeção e remoção de resíduos com a limpeza
de 140 bocas de leão; 8 poços de visitas; 43 metros de ramais e 12 metros de
galerias limpas.
Em maio, quando as ações
tiveram início, o subprefeito da Sé, Alvaro Camilo disse que estava otimista
com o resultado dessas ações na Praça da Sé.
“Sabemos que a população que
vive ou trabalha no Centro de São Paulo tem notado a diferença em transitar
pela região”, disse.
Parte dessas ações só puderam
ser realizadas devido ao cercamento provisório, com a instalação de gradis
móveis para proteger os jardins e os locais que estão recebendo as
intervenções.
#VEMPROCENTRO
A Associação Comercial de São
Paulo acredita no resgate do centro histórico para a autoestima e pertencimento
do paulistano.
Em junho deste ano, entidade
decidiu apoiar a campanha #VemProCentro com diversas ações.
Para marcar a revitalização da
Praça da Sé, será realizado um evento no local em 16 de setembro, das 9h às
17h.
Haverá apresentações de
percussão e ginástica pelos grupos Tayko, Taissô e Bunkyo, aula de dança para
idosos com o professor Ricardo Monteiro e shows com a cantora Chris Pires e a
Banda da Comebi.
A campanha #vemprocentro ainda
vai trazer uma série de vídeos feitos com empresários que apostaram nessa
região da capital paulista e que agora buscam inspirar outros empreendedores a
seguirem os mesmos passos.
Cibele Gandolpho
https://dcomercio.com.br/publicacao/s/comerciantes-ja-sentem-melhorias-com-revitalizacao-da-praca-da-se
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