Pesquisar no Blog

terça-feira, 19 de setembro de 2023

10 alimentos para a prevenção de linfomas e do câncer

 


Nutrólogo e nutricionista explicam a importância da boa alimentação como cuidado


No ultimo 15 de setembro, se comemorou o Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas, que busca trazer informação e foco para essa doença que vem crescendo exponencialmente nas últimas duas décadas.

 

A alimentação é um ponto importante na prevenção. De acordo com Thomáz Baêsso, médico cirurgião atuante em nutrologia do Instituto Nutrindo Ideais (@nutrindoideais), com atuação em emagrecimento, hipertrofia e saúde sexual, dietas que restringem o consumo de açúcares, farinha refinada, industrializados, frituras e carnes vermelhas, principalmente as mais bem passadas/torradas, levam a menor incidência de cânceres no geral e diminuem sua gravidade quando esses, ainda assim, aparecem.

 

Segundo ele, para evitar a doença não se deve falar em alimentos mágicos, mas em uma combinação de componentes para tal, como exercícios físicos diariamente, dieta rica em grãos integrais, gorduras de boa fonte, alimentos não processados, frutas, legumes, vegetais no geral. “Algo próximo do que ocorre, por exemplo, na dieta do mediterrâneo, que por si só é capaz de reduzir incidência de cânceres no geral e ainda está associada a maior sobrevida dos pacientes já diagnosticados pela doença, é o que nos mostra extensa revisão que contou com 117 estudos sobre o tema incluindo mais de 3 milhões de pacientes”, comenta Thomáz.

 

Pensando nisso, produzimos uma lista com os 10 melhores alimentos para a prevenção do câncer, com a ajuda de Daniela Zuin, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais (@NutrindoIdeais) e especialista em nutrição clínica e estética. Confira: 

 

1 – Água de Coco: possui várias propriedades benéficas para o corpo, pois, têm ação anti-inflamatória, antioxidante, ajuda no controle da glicemia e no controle da proliferação de células cancerígenas pois atua melhorando o sistema imunológico. A água de coco possui muitos minerais sendo considerada um excelente alimento natural, rica em potássio, sódio, magnésio e cálcio. Excelente detoxificante e protetor mitocondrial sendo portanto indispensável para quem busca saúde e bem estar. Além do mais, a água de coco tem o poder de alcalinizar o organismo. Apesar de muita gente não beber água de coco com medo dela subir o açúcar no sangue por conta de conter glicose e frutose. Saiba que esse aumento da glicemia é imediato e a longo prazo a água de coco tem a capacidade de controle celular ou seja, melhora a função celular para a captação do açúcar.

 

Importante: a água de coco como muitos pensam não deve ser usada como isotônico ou reidratante. Na prática de atividade física o organismo perde muita água sendo 40 a 60mg praticamente só de sódio. Portanto perde de ser muito mais sódio que potássio. A água de coco possui em 100 ml bastante magnésio (22 mg), pouco sódio (7mg) e muito potássio (220 mg). Por isso ela não é um reidratante natural.

 

2 – Acerola: riquíssima em vitamina C, perdendo somente para o Camu Camu fruta típica da região norte. Essa frutinha vermelha tem poderes incríveis para a saúde, ajuda no controle da glicemia, no controle de células cancerígenas, é antimicrobiana, ajuda na proteção do fígado, e no controle do colesterol, além de melhorar o sistema imunológico. A acerola é muito mais que uma frutinha rica em vitamina C, ela é uma das maiores fontes de polifenóis considerada uma das “berries brasileiras” Uma outra boa notícia dessa frutinha milagrosa é que ao congelar não há perda de antocianinas e flavonóides. As antocianinas são substâncias que ajudam a combater os radicais livres e os flavonóides são potentes antioxidantes contendo enzimas como SOD (superóxido dismutase) que é capaz de proteger as mitocôndrias que são organelas que queimam gorduras, geram energia para o organismo ter mais disposição e bem estar.

 

3 – Caqui: com sua coloração típica amarela avermelhada devido a ação dos carotenóides, que são pigmentos vermelhos, amarelos ou até mesmo alaranjados são ricos em vitamina A. Sendo fundamental para melhorar o sistema imunológico, ajuda no controle de células cancerígenas, na saúde dos olhos e fígado além de ser excelente para proteção da pele e cicatrização. O caqui é indicado para o tratamento de várias doenças devido a conter um nutriente que faz todo o diferencial que é o Tanino. O chá do extrato das folhas do Caqui são riquíssimas em Taninos auxiliando assim no sistema imunológico e consequentemente dando uma proteção extra contra a proliferação de células cancerígenas. 

 

Importante: uma fruta com teor de proteínas baixos é alta fonte de carboidratos, pessoas diabéticas precisam ter cautela ao consumi-las, nunca ingerir essa fruta sozinha. Sempre com uma fonte de proteínas ou gorduras.

 

4 – Graviola: fruta típica de regiões tropicais sua ação contra o câncer é bem conhecida com propriedades comprovadas por diversos estudos. A notícia boa é que todas as suas partes são aproveitadas, folhas, casca, polpa e sementes. Sendo indicado além de comer a fruta ingerir o suco. A folha da graviola é a parte que tem maior ação anticarcinogênica principalmente nos cânceres de melanoma, câncer de próstata, pâncreas e câncer de mama. O chá da graviola também é muito eficiente para o controle do açúcar no sangue e hoje sabemos que a célula tumoral se alimenta de açúcar, sendo uma forma eficaz de tratar o paciente com câncer é inibir a entrada de açúcar na célula é consumir o chá de graviola É a graviola faz isso com total maestria.

 

5 - Mamão: uma fruta espetacular para incluir todos os dias. Possui ação antiinflamatória, imunomoduladora, ajuda no controle do diabetes, colesterol, glicemia, hipertensão entre outros. Alguns compostos importantes fazem parte do mamão sendo a quercetina a mais importante um flavonóide natural que é um potente nutriente contra o câncer e não podemos esquecer que a quercetina é também um excelente antialergico. O mamão possui concentrações altas de licopeno que está associado à prevenção de cânceres de próstata, mama e proteção hepática. 

 

6 – Romã: a Romã aproveita tudo e em termos de saúde a fruta possui diversos benefícios principalmente em relação ao câncer. Têm alto poder alcalinizante devido a dois componentes a punicalagina e a punicalina além de conter vários componentes fenólicos como a antocianina que ajuda na proteção contra a proliferação de células cancerígenas. A romã é um potente e anti inflamatório devido a ação do ácido elágico e antioxidante.

 

7 - Própolis: o própolis é uma resina rica em diversas propriedades benéficas para a saúde além de ser fundamental contra o câncer. Possui ação quimiopreventiva e quimioterapeutica para o tratamento e prevenção. O própolis possui ação imunomoduladora sendo recomendado o seu uso durante o tratamento de quimioterapia. Mas é necessário evitar seu consumo 24 horas antes e 24 horas depois da administração dos quimioterápicos para que os medicamentos tenham ação desejada no combate ao câncer, pois como o própolis tem uma ação antioxidante muito forte ele pode inibir os efeitos dos medicamentos. Os principais tipos de tumores que o própolis tem sido estudado com efeitos positivos, são os câncer oral, de mama, melanoma, cânceres intestinais e câncer de próstata. 

 

8 - Geleia Real: a Geleia Real é uma mistura de pólen com secreções das abelhas operárias resultando em uma geleia leitosa sendo considerada o leite materno das larvas selecionadas para serem abelhas rainhas, além de ser uma alimento exclusivo da abelha rainha que consegue viver anos devido a composição nutricional que a geleia real possui ela é considerada um potente antioxidante e protetor celular. Na geleia real existe um composto de várias proteínas exclusivas “Royalactina” não sendo encontrada em nenhum outro alimento. Estudos comprovam sua eficácia no controle do cortisol elevado devido ao estresse crônico ou possíveis tumores. Manter os níveis de cortisol equilibrado é importante para o sistema imunológico e consequentemente prevenção de doenças como câncer.

 

9 - Tomate: o tomate é um fruto muito benéfico para alguns tipos de tumores principalmente o câncer de próstata e de mama devido ao poder da Alfa-solaninas inibirem o poder invasivo de células cancerígenas de fazerem metástases. Pois as solaninas têm ação defensiva. Além do tomate conter também doses consideradas de licopeno, nutriente responsável para prevenção principalmente de cânceres de próstata, porém para o tomate liberar o licopeno o fruto deve ser aquecido com uma fonte de gordura.

 

10 - Sementes de Linhaça e Chia: são duas sementes ricas em ômegas 3 e lignanas, que são estruturas fibrosas que tem poder de gelificar, ou seja de formar um gel que tem o papel principal de neutralizar o efeito excessivo do estrogênio no corpo , evitando assim que este hormônio prejudique as glândulas mamárias, sendo muito benéfico na terapia e prevenção do câncer de mama. Essas sementinhas têm o poder de estimular enzimas de fase 1 e fase 2, no processo de detoxificação do corpo para a prevenção de todos os tipos de cânceres. As sementes de linhaça e chia também possuem vários polifenóis em destaque para a isoflavona, compostos que têm ação hormonal, incluindo a daidzeína, glicitina, gliciteína, genisteína. Esses compostos também são muito encontrados na soja, é que possuem ação contra o câncer de mama. 

 

Daniela indica duas receitas que envolvam os alimentos listados. Veja o modo de preparo:

 

SHAKE DE ACEROLA, CHIA E MELANCIA

 

INGREDIENTES

 

2 xícaras (chá) de polpa de acerola;

4 xícaras (chá) de melancia cortada em cubos;

Suco de ½ limão;

1 colher (sopa) de semente de chia ou linhaça;

Folhas de hortelã e gelo a gosto.

 

MODO DE FAZER

 

No liquidificador, bata a polpa de acerola, a melancia e o suco de limão. Coe e misture o líquido à semente de chia ou linhaça.

Deixe hidratar por cerca de 15 minutos (as sementes engrossaram o shake). Coloque o hortelã no fundo do copo e acrescente o gelo e o shake.

 

Rende: 2 copos médios

Calorias: 130 por copo

Dificuldade: baixa

 

Dica: O suco de melancia com chia (ou linhaça hidratada tem efeitos detox, diurética, antioxidante e anti-inflamatório).

 


FROZEN DE MAMÃO, AÇAÍ COM ÁGUA DE COCO

 

INGREDIENTES

 

½ mamão papaya;

½ copo de água de coco;

Adoçante natural stevia a gosto;

1 colher polpa de açaí congelada;

1 colher (sopa) de Whey Protein sabor baunilha.

 

MODO DE FAZER

 

No liquidificador, bata todos o mamão, a água de coco, o adoçante até obter um creme. Acrescente o açaí e o whey. Volte a bater rapidamente, divida em duas taças e decore com semente de romã.

 

Rende: 2 taças

Calorias: 128 por taça

Dificuldade: baixa

 



FONTES:

Thomáz Baêsso - médico cirurgião atuante em nutrologia do Instituto Nutrindo Ideais (@nutrindoideais), com atuação em emagrecimento, hipertrofia e saúde sexual. CRM: 235249.

Daniela Zuin - nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais (@NutrindoIdeais) e especialista em nutrição clínica e estética. Com título de especialização em Nutrição Clínica pela Centro Universitário do Triângulo e especialista em fitoterapia pela VP, Master Coach em Emagrecimento, especialista em Nutrição Estética. CRN9 - 4434 E CRN4 - 06101655/S





REFERÊNCIAS:

1 - Morze J, Danielewicz A, Przybyłowicz K, Zeng H, Hoffmann G, Schwingshackl L. An updated systematic review and meta-analysis on adherence to mediterranean diet and risk of cancer. Eur J Nutr. 2021 Apr;60(3):1561-1586. doi: 10.1007/s00394-020-02346-6. Epub 2020 Aug 8. PMID: 32770356; PMCID: PMC7987633.

2 - Van Blarigan EL, Zhang S, Ou FS, Venlo A, Ng K, Atreya C, Van Loon K, Niedzwiecki D, Giovannucci E, Wolfe EG, Lenz HJ, Innocenti F, O'Neil BH, Shaw JE, Polite BN, Hochster HS, Atkins JN, Goldberg RM, Mayer RJ, Blanke CD, O'Reilly EM, Fuchs CS, Meyerhardt JA. Association of Diet Quality With Survival Among People With Metastatic Colorectal Cancer in the Cancer and Leukemia B and Southwest Oncology Group 80405 Trial. JAMA Netw Open. 2020 Oct 1;3(10):e2023500. doi: 10.1001/jamanetworkopen.2020.23500. PMID: 33125497; PMCID: PMC7599454.

3 - Kin C. Diet Quality at the Initiation of Treatment for Metastatic Colorectal Cancer. JAMA Netw Open. 2020 Oct 1;3(10):e2023718. doi: 10.1001/jamanetworkopen.2020.23718. PMID: 33125491.

4 - Chazelas E, Srour B, Desmetz E, Kesse-Guyot E, Julia C, Deschamps V, Druesne-Pecollo N, Galan P, Hercberg S, Latino-Martel P, Deschasaux M, Touvier M. Sugary drink consumption and risk of cancer: results from NutriNet-Santé prospective cohort. BMJ. 2019 Jul 10;366:l2408. doi: 10.1136/bmj.l2408. PMID: 31292122; PMCID: PMC6614796.

5 - Chlebowski RT, Aragaki AK, Anderson GL, Thomson CA, Manson JE, Simon MS, Howard BV, Rohan TE, Snetselar L, Lane D, Barrington W, Vitolins MZ, Womack C, Qi L, Hou L, Thomas F, Prentice RL. Low-Fat Dietary Pattern and Breast Cancer Mortality in the Women's Health Initiative Randomized Controlled Trial. J Clin Oncol. 2017 Sep 1;35(25):2919-2926. doi: 10.1200/JCO.2016.72.0326. Epub 2017 Jun 27. PMID: 28654363; PMCID: PMC5578391.

6 - Freire, Henrique. Alimentos funcionais & técnica dietética / Henrique Freire - Rio de Janeiro, Rj: Livros Ilimitados Editora e Assessoria, 2022. Primeira edição

7 - Simples e saudável: 250 receitas levinhas e funcionais de Boa Forma. / editado e organizado por Eliane Contreras. - São Paulo: Abril, 2016.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados